TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  16/5/2022  •  Resenha  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

[Digite aqui]

                UNIFRAN

Nome do Polo / Campus

Porto Alegre

Nome do curso

Tecnólogo em Processos Gerenciais

Nome do aluno

Maitê Nunes Soares

RGM do aluno

16231767

Disciplina

Português

Nome da atividade

AP II

Nome do tutor

Leandro Peixoto

Questão 01: Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto de vista do autor a respeito desse tema? Retire do texto dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema. Depois, retire do texto também, dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.

Resposta: O tema abordado no editorial - Supremo blá-blá-blá trata da linguagem empolada e prolixa adepta do Poder Judiciário, mais precisamente tratando sobre o mensalão, e trata sobre a lentidão no julgamento. Segue trechos sobre o tema:  “ Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chagam ao apogeu”. Também:  “Não há dúvida de que a Justiça deve examinar cada aspecto com cuidado, nem de que muitos aspectos são alvo de controvérsia. Ainda assim, será necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo? ”.

O autor defende seu ponto de vista através dos argumentos abaixo, nos quais apresenta a consequência positiva, caso não houvesse os maus hábitos da linguagem. No segundo trecho, ele apresenta um fato que ilustra a consequência na prática processual, na estratégia de lentidão. Segue trechos:

 “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta”.

“Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro”.

Questão 2: Os trechos abaixo exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e do que ali aprendeu.

Trecho a. Lincol levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos”.

Resposta: O leitor necessita ter conhecimento prévio de tempo, “pouco mais de dois minutos”, precisa saber que oratória é falar em público. Ter conhecimento linguístico ao escrever corretamente e de forma coesa e por fim conhecimento de mundo, em saber que o Discurso de Gettysburg é o mais famoso discurso do presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com