TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.982 Palavras (12 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS

Processos Gerenciais

                                         

                                    Marileide Fernanda Marques –– Sup. Em Tec. de RH

SOROCABA / SP

2015

                                                 Marileide Fernanda Marques

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Professor EAD: Lincon Lopes

Professor Tutor Presencial: Lucimara Vergilio

Professor Tutor a Distância: André Aparecido Policeno Junior

Trabalho apresentado ao Curso de Superior em Tecnologia de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina de Processos Gerenciais.

Sorocaba / SP

2015

SUMÁRIO

Introdução4

1 - PLANEJAMENTO 5

1.1 - Planejamento Estratégico 6

1.2 – Planejamento Tático 7

1.3 – Planejamento Operacional 7

2 – ORGANIZAÇÃO 7

2.1 - Estrutura Organizacional 7

2.1.1 - Teoria organicista: 7

2.1.2 - Teoria comportamentista  8

3 – DIREÇÃO 8

4 – CONTROLE9

4.1 - As implicações éticas do controle 9

5. PLANO ESTRATÉGICO PARA AÇÕES SOCIAIS EM ASILOS DE SOROCABa 9

5.1 – Planejamento 9

5.1.1 - Objetivo 9

5.2 - Organização 10

5.2.1 - Alcance do Projeto  10

5.2.2 – O que pode dar errado 10

5.3 – Direção  10

5.4 – Controle 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

BIBLIOGRAFIA 12


INTRODUÇÃO

Um piloto de aeronave faz seu plano de vôo tendo como base seu ponto de partida, para que obtenha sucesso deve fazer o seu planejamento, se direcionarmos o assunto para uma empresa então temos três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional. Os quais detalharemos em nosso trabalho como requisito da disciplina de Processos Gerenciais, além disso analisaremos fatores internos e externos à própria organização e sua estrutura, abordaremos conceitos de gestão pela qual se baseiam as organizações nas empresas, a análise desses elementos de articulação nos possibilitará entender as especificidades e as complexidades que se formam entre diversos modelos de gestão empresariais.

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: AS FUNÇÕES  ADMINISTRATIVAS - TEORIA E PRÁTICA

1 - PLANEJAMENTO

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. Segundo Bonney (2000), a função Planejamento e Controle da Produção e seus sistemas associados tem o objetivo de planejar e controlar a produção de forma que a empresa atinja os requisitos de produção do modo mais eficiente possível. Para Slack et al. (2002) o PCP tem o propósito de garantir que a produção ocorra eficaz e eficientemente e produza produtos e serviços conforme requeridos pelos consumidores. Isto requer que os recursos produtivos estejam disponíveis: na quantidade adequada; no momento adequado; e no nível de qualidade adequado. De acordo com Correa et al. (2001) o planejamento e controle da produção envolve uma série de decisões com o objetivo de definir o que, quanto e quando produzir e comprar, além dos recursos a serem utilizados. Algumas de nossas ações necessitam de planejamento, mas muitas não. Em nossas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações, mesmo que não estejamos completamente cientes dessa antecipação. Mas agimos com muito mais freqüência do que planejamos, explicitamente, nossas ações: poucas vezes temos consciência de estarmos executando um processo de deliberação antes da ação. Assim que tomamos conhecimento de uma ação, ou quando executamos comportamentos bem treinados para os quais possuímos planos previamente armazenados, ou quando o curso de uma ação pode ser livremente adaptado enquanto ela estiver sendo executada, então, geralmente agimos e adaptamos nossas ações sem planejá-las explicitamente. Segundo artigo publicado no sitio do Sebrae É muito importante ter uma visão de futuro consensual e compartilhada, pois é ela que vai orientar o Fórum, a despeito das diferenças políticas, sociais, econômicas, religiosas ou de outra natureza, que jamais vão deixar de existir. Baseados na mensagem dos Professores Roberto Shinyanhiki e Paulo Barreto percebemos que a relação entre a visão futura, o saber enxergar antes dos outros e a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional, mantendo como foco a função do planejamento, lança o paradigma atual de todo líder de sucesso que é o desafio do administrador do futuro.

O novo perfil do líder é ser um agente de mudanças, acreditar nas pessoas, serem orientados por valores e visionários. A evolução do conceito de liderança tem se transformado assim como as mudanças ocorridas no comportamento do ser humano. O Planejamento não está ligado a uma série de regras que devem ser seguidas para que após alguns dias se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas características da empresa que busca em última instância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa. Recorre-se a vários especialistas: homens de negócios, headhunters, psicólogos, acadêmicos. Em seguida, navegamos o mar de estereótipos que já se produziu sobre o assunto: pesquisas de mercado, artigos, livros e reportagens. O jovem executivo se preocupa com qualidade de vida, pratica esportes, é consumista, preza viagens internacionais e a maior preocupação dos executivos atuais quer e precisa de tudo ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (320.5 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com