TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamento de Gerenciamento de Projeto

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa: Atividade Individual

Características do projeto 

Várias definições de projetos feitas pelo PMI (2013), Kerzner (2002:XX), Cleland, Ireland (2002:XX) são citadas por Valle (2014), contudo, a definição na qual acredito que mais apresenta, de forma mais clara, a definição de projeto destacando algumas de suas características fundamentais é feita pela ABNT:

Processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas de início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos (ABNT, 2002 apud VALLE, 2014, p. 16)

Conforme Valle (2014), projeto é um esfoço temporário para criar um produto, serviços ou resultado único a fim de criar um produto, serviço ou resultado.

Dessa maneira, essas definições mostram as caracteríscas fundamentais presentes em todos os projetos que são a temporabilidade, singularidade e executados de forma progressiva.

Nesse contexto, podemos observar que o evento da CCC de promover um grande evento musical em Porto Alegre é um projeto por ele atender a todoas a características necessárias apresentadas acima.

Temporabilidade: O projeto tem início, meio e fim. Inicio pode ser considerado no momento de apresentação dos objetivos e responsabilidades para DT Produções; meio, para as fases de plajamento e execução; e fim ao término de show e desmobilização dos recursos.

Singularidade: O show se apresentará de maneira única, com bandas, patrocinadores, recursos não realizados em outros shows.

Progressividade: Todas as fases do projeto serão realizadas por etapas, incrementadas de forma gradativa.

Muitos projetos são confundidos com trabalhos operacionais, convém aqui mostrar as diferenças existentes do Projeto da CCC com trabalhos operacionais. Segundo Valle (2014) as principais diferenças entre projetos e trabalhos operacionais é pelo falto de projetos serem únicos e temporários, enquanto, os operacionais são contínuos e repetitivos. Devido o show ocorrer apenas uma vez, mostra sua unicidade, e já exclui a possibilidade de ser definido como operacional.

Outra justificativa provém do próprio objetivo do Show: marketing cultural para fortalecimento da marca e obtenção de vantagem competitiva. Esse, portanto é objetivo estratégico, que mostra o intuito de criar algo, que nesse caso é “vantagem competitiva”. Esse termo “criar algo” é bem colocado na definção de projeto apresentado pro Cleland e Ireland (2002).

A CCC é uma empresa fabricantes de roupas de vestuário. Por isso, uma das ações da empresa foi contratar uma empresa com know-how para o gerenciamento do projeto. O gerenciamento do projeto, segundo o PMI (2013a:XX) citado por VALLE (2014), “é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividade do projeto a fim de atender os requisitos”. Valle (2014) também aborda os vários benefícios do gerenciamento de projetos, onde destaco alguns deles:

  • Permite melhores resultados;
  • Melhoria do processo decisório para alocação dos recursos
  • Controle gerencial das fases do projeto;
  • Aumenta possibilidade de conclusão do projeto

A empresa contratada para o gerenciamento do projeto é DT Produções, que na prática é um escritório de projetos, Project Management Office (PMO), que é um grupo de profissionais que dará suporte ao gerente de projeto (GP) para implementar o show. O PMBOK (PMI, 2013a) citado em Valle (2014), defini o PMO como “uma estrutura gerencial que padroniza os processos de governança das organizações que são relacionadas com projetos, a fim de facilitar o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas”.

O gerente de projetos é a figura principal entre todos os stakeholders do projeto. Valle (2014), discorre que o PMBOK aponta o trabalho do gerente de projetos é aplicação de processos, existem 49 ao todo, a fim de produzir resultadores específicos. Vale ressaltar que as habilidades do gerente de projetos também envolvem regulação das emoções, negociação, comunicação, liderança e gestão de conflitos.

Os processos podem ser divididos em áreas de conhecimento, que são 10: Stakeholders, escopo, tempo, custo, qualidade, riscos, comunicações, aquisições e R.H. O GP deverá executar os processos em cada área de conhecimento.

Portanto, cabe ao gerente de projetos planejar e controlar todas ações de cada área de conhecimento em todas as fases do projeto, a fim que o projeto consiga a obtenção do objetivo estratégico.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Conforme apresentado por Valle (2014) o projeto são dividos em fases por meio de conjunto de atividades visando a melhoria de performance das ações de execução e controle, de forma que seja realizada entregas compatíveis com o que foi planejado. Cada fase deverá ter uma entrega.

Essa decomposição do projeto em fases, vem da idéia de René Descartes de dividir as coisas em suas unidades mais simples.

O que iremos realizar a seguir é a decomposição dos projetos em fases, e posteriomente, determinar quais processos serão necessários em cada fase.

No caso do Projeto da CCC, o projeto será dividido em 4 fases: Desenho, Preparação e Mobilização, Evento, Desmobilização. Na tabela abaixo mostra os processos considerados para cada fase descrita acima:

FASE

ITEM

PROCESSO

GRUPO

DE PROCESSOS

(PMBOK)

Desenho

1

Elaboração do Termo de Abertura

Inicialização

2

Identificação da parte interessadas

Inicialização

3

Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projetos

Planejamento

4

Planejar o Gerenciamento do Escopo

Planejameto

5

Coletar os requisitos

Planejameto

6

Definir o escopo do projeto

Planejameto

7

Criação da EAP

Planejamento

8

Planejar o gerenciamento do cronograma

Planejamento

9

Planejar o gerenciamento dos custos

Planejamento

10

Estimar os recuros humanos e materiais para o projeto

Planejamento

11

Elaborar o orçamento inicial

Planejamento

12

Identificar e Planejar o gerenciamento dos riscos

Planejamento

13

Gerenciamento da comunicação

Planejamento

  1. Fomalização do projeto para CCC, define-se e apresenta os objetivos e escopo inicial para a DT Produções, esta nomeia um gerente de projetos. É autorizado a utilização dos recursos necessários (verba).
  2. Identificação das partes interessadas, Sponsor=CCC; PMO=DT Produções; Empresa de som; empresa de alimentação; bandas; Empresa de Segurança; Policia; Prefeitura; etc.
  3. Item de integração
  4. Definir as relações das partes interessadas com o projeto;
  5. Definição das quantidades de pessoas no show; verba necessária do sponsor, etc;
  6. Definir a duração do show; quantidades de bandas; quantidade espaços de alimentação; plano de segurança; entrada; valor de ingresso ou entrada franca; etc;
  7. Elaboração da EAP, seria quebrar o as fases em partes menores gerenciáveis, a partir das fases do projeto.
  8.  Determinar as ações que deverão ser tomadas no caso de atrasos ou antecipações no cronograma. Por exemplo: Contratar uma banda local, para o caso do cancelamento de ultima hora da banda principal.
  9. Definir as ações a serem executadas se no andamento do projeto os custos das atividades serem maiores que as definidas nos requisitos.
  10. Determinar a equipe necessária e os recursos materiais para cada atividade;
  11. Elaboração de orçamento.
  12. Identificar e Planejar os riscos do projeto não ser executado conforme o objetivo estratégico, por exemplo: prejuízo financeiro; chuva; incêndio; brigas;
  13. Definir quando e como será a comunicação entre o gerente de projetos x stakeholders, gerente de projeto x equipe, etc; (telefone, email, whatsapp, etc)

Preparação e Mobilização

1

Mobilizar a equipe de projetos

Execução

2

Gerenciamento das comunicações do Projeto

Execução

3

Conduzir aquisições

Execução

4

  1. Designação das responsabilidades de cada membro da equipe;
  2. Gerenciamento da comunicação, verificar se esta sendo realizado e produtiva;
  3. Contratações das empresas subcontratadas (alimentação, segurança, etc); bandas; empresa de iluminação; marketing; som, etc

Evento

1

Monitorar e controlar o trabalho do projeto

Monitoramento

2

Realizar o controle integrado de mudanças

Monitoramento

3

Controlar o escopo

Monitoramento

4

Controlar a qualidade

Monitoramento

  1. Monitorar e controlar as atividades desenvolvidas pela equipe de projetos e subcontratados;
  2. Gerenciar e solicitar as mudanças do escopo com o Sponsor do projeto (CCC), caso necessário.
  3. Controlar se as atividades de entrega estão sendo realizadas;
  4. Monitorar e registrar os resultados do projeto. número de pessoas que foram ao show foi de acordo com o que foi previsto da fase de planejamento; houve a divulgação adequada da CCC, o show agradou ao público, etc;

Encerramento

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Referências bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (347.8 Kb)   docx (822.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com