TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  15/10/2019  •  Resenha  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo:

Tarefa: Atividade Individual - Case CCC

Características do projeto 

PoO show é um projeto pois possui as seguintes características:

  • - É um produto único, que acontecerá em apenas um dia;
  • - Ele tem começo, meio e fim;
  • - É faseado e progressivo;
  • - Conta com recursos finitos;
  • - Tem elaboração progressiva;
  • - É realizado por pessoas;
  • - E necessita de práticas adaptadas a partir do guia PMBOK para ser realizado com sucesso.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

O ciclo de vida do projeto é um dos conceitos-chave de projetos descrito no guia PMBOK. De acordo com o guia, tal conceito refere-se a série de etapas pelas quais um projeto passa, desde seu início até a sua conclusão. Ou seja, ciclo de vida do projeto são as suas fases. Na tabela abaixo, explico, usando os fundamentos apresentados na disciplina Fundamento de Projetos, as fases necessárias para a realização do show promovido pela CCC.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Definimos projeto como uma atividade multidisciplinar, que engloba tipos de conhecimento diferentes para que seja executado com sucesso. A CCC é especialista no ramo de vestuário e decidiu comprar a DT Produções de modo a fortalecer sua marca em eventos culturais, ou seja, montou um plano de marketing correto e eficiente.

Para uma melhor execução, ao projeto do show deve ser aplicada a estrutura matricial, mais ágil e que dá ao gerente de projetos mais autonomia nas decisões.

A CCC é a patrocinadora do projeto, ou seja, é a empresa que vai investir dinheiro na promoção do show e terá de arcar com os eventuais riscos de perda monetária. O investimento acontece pois a CCC, uma grande empresa do ramo de vestuário, quer aumentar e melhorar a visibilidade de sua marca. Já a DT Produções é uma empresa especialista em eventos recém-adquirida pelo grupo CCC, que decidiu dedicar parte da sua verba de marketing para alcançar maior exposição em manifestações culturais.

Após a aquisição, a DT ficou responsável por conduzir projetos relacionados a eventos, mas, para ser bem-sucedida e satisfazer as expectativas da CCC, deve adequar as práticas de gerenciamento de projetos na realização de seus eventos, ajustando-se ao PMBOK.


Depois de definir o planejamento e o orçamento, o gerente de projetos e a DT Produções começam a tocar o projeto conjuntamente, definindo as lideranças e estruturando o projeto.

Referências bibliográficas

Ebook - “Gestão de projetos”, de Carlos Augusto Freitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (205.3 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com