TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  2/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 6

Aluno: Daniel Menendes de Souza

Turma: 01

Tarefa: Analisar o evento da CCC sob a ótica da gestão de projetos

Características do projeto 

CCC, empresa de imigrantes italianos, atua, no Brasil, no comercio de roupas por atacado, com forte rede de representantes pelo pais, deseja associar sua marca a eventos culturais, assim, adquiriu a DT Produções, com o intuito de usá-la como incubadora e executora de eventos, obtendo inumeres vantagens competitivas, como experiência no planejamento, controle e excuções de tarefas para projetos desse segmento. Desta forma, promoverá um grande evento musical em Porto Alegre (RS). Os recursos do evento serão fornecidos, principalmente, pela própria CCC, contudo, empresas foram convidadas a apoiar o evento, em especial, as do ramo de fast-food, servindo à praça de alimentação, próxima ao palco. O evento será um grande show de rock dos anos 80, no Centro de Eventos FIERGS (Local conta com infraestrutura de iluminação, internet, segurança e facilidades, em geral. Teremos diversas atividades realizadas, sequencialmente, para atingir o objetivo da CCC e para isso, usaremos o guia PMBOK® 6ª edição, 2017, mantido pelo PMI (Project Management Institute) que se trata de uma trilha de melhores práticas de gerenciamento de projetos que podem ser aplicadas a segmentos de projetos de qualquer natureza. O guia contém 49 processos, divididos em 5 grupos de processos, ligados à 10 áreas de conhecimento. Essa estrutura facilita a entrega, pois temos alguns ciclos dentro das fases que permitem ajustes e maior controle no decorrer do projeto. Vamos aos conceitos iniciais: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.”. PMBOK® Guide 6ª Edição (PMI, 2017, pg. 4). Assim, Teremos um evento (PROJETO), com data de início e fim (prazo), um custo, realizado por pessoas, para entregar um objetivo único (nosso escopo – O evento). Teremos 3 fases: Pré-Evento, Evento, Pós-Evento, desenvolvidos de forma progressiva, onde em cada fase aplicaremos algumas das áreas de conhciemento, grupos e processos do guia PMBOK® 6ª edição, conforme a natureza e conveniência do projeto. Segundo Valeriano (2005, pg. 09) "Uma definição sintética de projeto é: "um empreendimento temporário realizado para criar um produto singular". " ou Conforme Maximiano (2002, p.26), a definição de projeto é “um empreendimento temporário de atividade com início, meio e fim programados”.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

OBS.: Ao final, teremos uma tabela (planilha) que resume a ideia geral dos processos aplicados, em cada grupo de processos e a devida conexão às áreas de conhecimentos. Agora, aplicaremos os processos que entendemos convenientes/adequados do guia PMBOK® 6ª edição, às fases deste projeto.

FASE 1 – PRÉ-EVENTO:

- Ressalto, novamente, que às áreas do conhecimento serão mostradas na tabela de resumo, ao final.

GRUPOS DE PROCESSOS:

INICIAÇÃO: Viabilidade econômico-estratégica e técnica, estimativas, autorizações, definições das equipes, recursos e escopo, apresentação dos patrocinadores, outros stakeholders importantes e determinar quem será o gerente de projetos, parceiros terceirizados, mostrar a direção, de forma geral do projeto e para isso, teremos:

   - PROCESSOS:

  1. Desenvolver do Termo de Abertura (TAP)
  • (Adcionar o Project Model Canvas)
  1. Identificar StakeHolders

PLANEJAMENTO: Processos que definem o que e como será feito. Um guia da execução do evento, onde teremos a documentação do que foi decidido, os requisitos, como realizaremos a comunicação e integração entre as equipes e a baseline para controle do projeto. Aqui defineremos as bandas que se apresentaram, as empresas de fast-food, terceirizados, as ações de marketing e propaganda, quantidade de pagantes, os detalhes de todo escopo (Para Vargas (2007, p. 28), o processo definição do escopo envolve o desenvolvimento de uma declaração de escopo detalhada do projeto como a base para futuras decisões do 32 projeto. Neste processo a declaração do escopo é detalhada considerando-se as principais entregas, premissas e restrições, já documentadas durante a iniciação do projeto), pessoas, área vip, convidados, aquisições, recursos locais, riscos e suas análises qualitativas e quantitativas, como sua mitigação, o modus operandi que envolve o projeto, de forma geral e para isso, teremos:

   - PROCESSOS:

  1. Desenvolver Plano de gerenciamento de Projetos
  2. Criar EAP
  3. Sequenciar as atividades
  4. Determinar o orçamento
  5. Planejar o Gerenciamento da Qualidade
  6. Estimar Recursos
  7. Planejar o Gerenciamento das Comunicações
  8. Planejar o Gerenciamento dos Riscos
  9. Planejar Respostas aos Riscos
  10. Planejar Aquisições
  11. Planejar o Engajamento dos Stakehlders

FASE 2 – EVENTO:

• EXECUÇÃO: Vamos, de fato, realizar as tarefas. Agora fechamos os contratos, realizamos aquisições e contratamos as Bandas. Executamos as tarefas de marketing e divulgação, intergramos as equipes, respondesmos aos riscos e estabelecemos a comunicação entre todos os stakeholders.

  - PROCESSOS:

  1. Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto
  2. Gerenciar a Qualidade
  3. Adiquirir Recursos
  4. Gerenciar as Comunicações
  5. Implementar respostas aos riscos
  6. Conduzir aquisições
  7. Gerenciar o Engajamento dos Stakeholders

• MONITORAMENTO E CONTROLE: Conforme guia PMBOK® (2017, pg. 613), " O Grupo de Processos de Monitoramento e Controle consiste dos processos necessários para acompanhar, analisar e ajustar o progresso e o desempenho do projeto". Verificaremos como está o andamento do projeto e compararemos resultados parciais com as expectativas para o momento, em questão. Durante o projeto vamos, ciclicamente, avaliar a performance da equipe, velocidade de execução, custos, as aquisições, a qualidade, como estamos usando os recursos e como controlamos o desperdício.

    - PROCESSOS:

  1. Monitorar e controlar o trabalho do Projeto
  2. Validar o Escopo
  3. Controlar o Cronograma
  4. Controlar os Custos
  5. Controlar a Qualidade
  6. Controlar Recursos
  7. Monitorar as Comunicações
  8. Monitorar os Riscos
  9. Controlar as Aquisições
  10.  Monitorar o Engajamento dos Stakeholders

FASE 3 – PÓS-EVENTO:

• ENCERRAMENTO: Encerraremos grupos de processos, atividades, contratos, desmobilizaremos as equipes, daremos o aceite dos resultados, verificaremos as lições aprendidas para próximos projetos e damos o evento, formalmente, como encerrado.

    - PROCESSOS:

  1. Encerrar o Projeto ou Fase

• Planilha de Resumo, com os processo do PMBOK® 6ª edição utilizados neste projeto e suas respectivas áreas de conhecimento, conforme mesionado no início da seção:

[pic 3]

(Planilha adaptada do site: https://dicaspmp.pmtech.com.br/tag/processos/ - Mauro Sotille)

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

A CCC é uma empresa familiar, hierarquizada, com filiais pelo Brasil. Criou um programa para patrocinar eventos culturais com objeto de elevar a marca da empresa. Como parte do programa adquiriu a DT Produções para gerenciar seus projetos de eventos. Assim, entendo que sua estrutura é mudou para Matricial, já que a DT Produções funciona como PMO para projetos de eventos.

Do Valle, 2014, pg. 77, explica:

“Nas organizações matriciais, os projetos são gerenciados utilizando recursos das unidades organizacionais que possam oferecer apoio para sua condução.”

Por outro lado, DT Produções é, exclusivamente, movida a projetos de eventos, assim, é classificada como de estrutura projetizada, pois sua atividade fim, são projetos.

Valeriano (2005), defende: “Os empreendimentos dependem cada vez mais de projetos, pelo fato de estes serem os vetores de mudanças que se tornam mais impositivas e prementes”.

Referências bibliográficas

 - PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE - Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK 6ª Edição), 2017.

 - DO VALLE, André Bittencourt… [et al]. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos – 3ª ed. – Rio de Janeiro, RJ: FGV IDE, 2014.

- VALERIANO, D. Moderno gerenciamento de projetos. 1ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005

- VARGAS, Ricardo Viana. Manual Prático do Plano de Projeto. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.

- MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração de Projetos: como transformar idéias em resultados. 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

- Site: https://dicaspmp.pmtech.com.br/tag/processos/ - Mauro Sotille

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (470.5 Kb)   docx (833.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com