TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Planejamento Estratratégico

Por:   •  18/9/2018  •  Monografia  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

NITERÓI

2018


 joyce aquino de alencar guerreiro[pic 6]

a importância do planejamento estratégico nas organizações

Projeto apresentado ao Curso de Administração de Empresas da Instituição Anhanguera.

Orientador: Suelen Aguilera


Niterói

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5 METODOLOGIA        9

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        10

REFERÊNCIAS        11


1 INTRODUÇÃO

No presente estudo iremos descrever, estudar e demostrar o planejamento estratégico nas organizações. Veremos que para uma empresa se destacar em meio as outras é importante que a ela conheça seu mercado de atuação, buscando melhorar continuamente, identificando oportunidades e se antecipando a possíveis ameaças, formulando assim estratégias que se adequem a diferentes cenários. Também veremos como um bom planejamento auxilia no alcance dos objetivos com assertividade, clareza e segurança.

Muitas pessoas acreditam que o principal motivo para o fechamento dessas empresas é a crise econômica, falta de incentivo por parte do governo, etc. Com toda certeza, são motivos muito relevantes, mas não é o principal. Sendo assim, podemos nos aprofundar nos conhecimentos no Planejamento Estratégico para identificar falhas que um planejamento inadequado ou como falta dele em uma organização pode trazer resultados negativos e como isso pode influenciar no fechamento precoce de uma empresa.

É importante destacar que o planejamento estratégico não elimina os riscos, mas que é uma ferramenta que auxilia muito identificar e se antecipar aos problemas organizacionais, diminuindo os impactos que eles podem causar ou até mesmo evita-los. Baseando-se nesses pontos este estudo irá nos ajudar a compreender, através de fontes bibliográficas, a importância, a implantação e como o planejamento estratégico pode ser um diferencial, impulsionando o crescimento de uma organização.

1.1 O PROBLEMA

Quais são os desafios e as vantagens na implantação do Planejamento Estratégico dentro das organizações? 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Compreender e demonstrar a importância da implantação do Planejamento Estratégico nas organizações.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Descrever o objetivo e a implantação do planejamento estratégico dentro de uma organização.

  • Estudar como a falta de planejamento pode causar problemas e até o fechamento precoce das empresas.
  • Demonstrar como o planejamento feito de forma correta pode impulsionar o crescimento das organizações.

3 JUSTIFICATIVA

Abrir uma empresa no Brasil, apesar da burocracia enfrentada, é fácil. Mantê-la e impulsionar o seu crescimento constante no mercado é o que vem se tornando casa vez mais difícil. O estudo do planejamento estratégico é importante pois ele tem o objetivo de prever possíveis variáveis na sua empresa e no seu mercado de atuação.

O planejamento estratégico é o que pode se tornar o diferencial em uma empresa em meio a um mercado tão competitivo, onde as pequenas empresas estão começando a se preparar e as grandes empresas não pretendem dar espaço suficiente para uma empresa de pequeno porte entrar. Mediante a esse cenário hostil, o efeito de uma atitude não planejada, pode ser fatal

Portanto, escrever sobre esse assunto agrega valor, conhecimento e também nos respalda a possíveis situações no mercado de trabalho, seja na abertura de uma empresa ou na realização de uma proposta da implantação do planejamento estratégico em uma empresa que já esteja em atividade, evidenciado os efeitos da falta do planejamento.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O objetivo e a implantação do Planejamento Estratégico

Kotler (2000) define muito bem o planejamento estratégico, como um processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos, as habilidades e os recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em constante mudança. Sendo seu objetivo dar forma os negócios e produtos da empresa, possibilitando os lucros e crescimento almejados. Kotler (1993, p. 168) afirma que o planejamento estratégico: Encoraja a empresa a pensar sistematicamente no futuro e a melhorar as interações entre os executivos da empresa; obriga a empresa a definir melhor seus objetivos e políticas; proporciona uma melhor coordenação dos esforços da empresa e proporciona padrões de desempenho mais fáceis de controlar. Ainda Kotler (1998, p. 62), O planejamento estratégico é um processo gerencial de desenvolver e manter uma direção estratégica, alinhando as metas e os recursos da organização. Preparando-a, para as mutantes oportunidades de mercado.

Diante das citações acima, podemos seguir com o estudo de um dos objetivos específicos do trabalho, que é descrever o objetivo e a implantação do planejamento estratégico em uma empresa. Pois nos diz exatamente por que planejar estrategicamente e porque realizar a implantação desse planejamento dentro de uma organização.

No mercado competitivo de hoje, para sobreviver no mundo empresarial, faz-se necessário descrever e analisar as principais tendências do mercado, a curto e longo prazo. Precisamos entender que a forma que estamos posicionados hoje pode ser boa, mas amanhã precisaremos muda-la, se só seremos assertivos diante dessas mudanças se tivermos planejamento. E o mais importante de tudo é manter-se firme, saber reconhecer seus pontos forte e fraquezas antes dos seus concorrentes, Sun Tzu (2001) “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (253.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com