TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais

Por:   •  27/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara D’Oeste

Atividades Práticas Supervisionadas

2º Semestre – Processos Gerenciais

Etapa 1

De acordo com o que foi pesquisado pelo grupo através do PLT e discutido entre os integrantes da atividade, podemos dizer que para se tornar um gestor de sucesso uma pessoa precisa desenvolver certas habilidades provenientes das competências que todo gestor precisa ter como: conhecimento, habilidades, julgamento e atitude para que alcance os resultados esperados. São as habilidades necessárias do administrador:

Habilidades técnicas: Utilizar os conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para que consiga realizar as tarefas específicas baseando-se no seu conhecimento e experiências profissionais adquiridas. Ter a habilidade de realizar coisas concretas e práticas, por exemplo, compor um cronograma, elaborar um programa de produção e etc.

Habilidades humanas: Consiste na capacidade para trabalhar com pessoas, ou seja, saber se comunidades, compreender as necessidades dos outros e entender suas atitudes e o que os motiva para assim desenvolver uma liderança eficaz. Um administrador que consiga ter a habilidade de educar, ensinar, orientar, liderar e motivar seus funcionários continuamente perceberá que isso faz com que seu negócio se torne cada vez mais rentável, pois um ambiente harmonioso e com pessoas gostando do que estão fazendo torna tudo mais lucrativo.

Habilidades conceituais: É a capacidade do administrador de lidar com ideias e conceitos abstratos, ou seja, permite que o administrador faça abstrações e desenvolva filosofias, valores e princípios de ação. Essa habilidade conceitual proporciona valores e princípios que permitem ao administrador saber aonde chegar, sabendo definir as ações futuras necessárias, além da capacidade de diagnóstico e de visão futura e antecipatória (gerar novas ideias e inovação).

Foram pesquisados também alguns conceitos essenciais para o entendimento do universo empresarial, são eles:

Empresa - As empresas representam um tipo de organização em que o foco principal é o lucro, onde elas constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade humana construiu. Empresas de hoje são diferentes de antigamente, e as do futuro provavelmente serão mais distintas ainda. Uma empresa é uma unidade econômica social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços.

Gestor – O gestor é uma pessoa a qual foi definido funções no interior de uma organização e sua função é interpretar os objetivos propostos e atuar, através do planejamento de sua organização, para atingir os objetivos esperados e fazer assim com que se obtenha sucesso em todos os meios organizacionais da empresa.

Empresário – Um empresário é uma pessoa que exerce profissionalmente uma atividade econômica para a produção ou circulação de bens ou serviços, ou seja, é a pessoa que não vai apenas circular as mercadorias, mas também circula os serviços. Isso o torna uma pessoa extremamente importante para a empresa, pois sem eles as funções que são definidas a todos ficariam faltando algumas peças, e o empresário é esta peça, que faz com que tudo esteja em ordem e busca resultados melhores para maior sucesso em seu negócio.

As empresas como sistemas abertos

Uma empresa se constitui de um sistema. Um sistema que pode ser definido como um conjunto de elementos dinâmicos inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos. Os elementos que compõem um sistema dentro de uma organização são: o conjunto de elementos, os elementos ou subsistemas dinamicamente relacionados, o desenvolvimento de uma atividade ou função e por fim o objetivo de atingir um ou mais objetivos propostos.

Missão, Visão e Valores

Missão: A missão de uma empresa nada mais é do que a razão de ser do próprio negócio, isto é, porque ele foi criado e para que ele exista, qual sua função na sociedade como um todo. Portanto, a missão da empresa está voltada para a definição do negócio e dos clientes criados a fim de saber exatamente o que fazer como fazer e para quem fazer.

Valores: Os valores de uma organização são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual que cada um deve ter dentro da empresa. Esses valores podem variar entre pessoas e empresas. Várias organizações procuram manter certo padrão ético nas suas atividades do cotidiano com introdução de códigos formais de ética, cursos internos, desenvolvimento de cultura ética com apoio total da alta direção.

Muitas vezes, os valores podem ter diferentes interpretações sobre se um comportamento é ético ou não, e faz com que as pessoas tentem racionalizar o comportamento não ético, convencendo a si próprias ou as demais de que o seu modo de agir não é ilegal e que ninguém será prejudicado.

Visão: Da forma como a missão é a filosofia básica de uma organização, a visão serve para definir o futuro que se deseja alcançar. A visão nada mais é do que a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende ser daqui a algum tempo, como ela pretende ser vista no mundo. A maioria das empresas colocam na visão os objetivos que desejam alcançar em torno de cinco anos, para que assim todos na empresa possam traçar a meta e ir atrás do objetivo principal da organização e tornar tudo em realidade.

Etapa 2

Hoje em dia com o mercado e a economia mudando constantemente, as empresas tem que seguir e adaptar se rapidamente ao setor, e quebrar paradigmas a todo o momento para continuar no mercado. É muito importante que as empresas procurem a todo o momento novos caminhos, abram novos clientes, atualizem ou desenvolvam novos produtos pensando sempre como atender melhor seus clientes e resolver seus problemas do melhor jeito possível.

No caso da prestação serviços, há uma saturação neste mercado nos dias de hoje em vários segmentos, e o melhor a se fazer não é simplesmente ser mais um, mas ser o melhor, em atendimento, rapidez, eficiência, agregar valor ao seu serviço buscando novos conhecimentos tecnológicos ou atualização através de cursos, treinamento de pessoal e funcionários (um funcionário ruim faz a empresa perder cliente), isso fará que a empresa se desloque para um patamar acima dos seus concorrentes. Tomo um exemplo Sr. Marco Antonio que desenvolveu uma técnica de plantio de mudas de café no interior de SP, Eng. Agrônomo formado, estudou o café desde a semente até a muda com seus frutos, após 15 anos de tentativas e erros, além dos seus milhares de concorrentes com preços mais baratos no mercado, ele focou na qualidade do produto, e hoje é capaz de produzir mais de 15.000 mudas/mês com a qualidade do mais alto padrão de grão de café. O foco está na qualidade e não o preço ele agregou valor no seu produto, estudou a fundo e está num patamar acima dos seus concorrentes e ganha mercado a cada dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com