TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é tornar claro e destacar o conhecimento adquirido em sala de aula, onde discorreremos como foco o planejamento como uma das principais funções do Administrador dentro do Processo Administrativo e veremos seus tipos e conceitos nos quais foram adquiridos através de pesquisas via internet e livros disponíveis na biblioteca, que cada membro do grupo colaborou para obtenção destes dados e também conscientizamos segundo cada autor sobre as idéias de planejamento e suas funções dentro de uma empresa, de uma escola, de uma casa ou onde estamos desenvolvendo um trabalho.

1 – DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO.

Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito). (ROBBINS, 2000, p.116).

Conceituado como um processo, o planejamento pode ser considerado os aspectos abordados nas dimensões apresentadas no parágrafo anterior, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. (OLIVEIRA, 2010, p.4).

O planejamento é a base para se alcançar um objetivo, economizando tempo, dinheiro, obtendo controle maior sobre a direção a ser tomada e dos obstáculos que virão pela frente.

Para se ter um bom planejamento parte-se de um ponto inicial indo ao encontro de um ponto final, que é o objetivo. Com a experiência da equipe se define uma rota para alcançar esse objetivo no melhor tempo possível e com menor custo igualmente.

Faz-se mister para esse processo um líder para ter o controle e a certeza de que tudo esta sendo feito conforme os planos, não só porque se tem um planejamento, isto é, um objetivo a ser alcançado e desta maneira conseguir superar os obstáculos que por acaso venham a surgir. Esse líder, inclusive, precisa conhecer e aplicar os vários tipos de planejamento, sobre os quais falaremos a seguir.

1.1 – TIPOS DE PLANEJAMENTO

Planejamento estratégico refere-se a um plano em longo prazo, com amplitude. São elaborados por níveis mais altos na empresa, diretores, vice-presidente e presidente. Tem como objetivo em longo prazo, pensando-se onde a empresa quer estar daqui a 10 anos, como serão os passos para alcançar esses objetivos, por meio de políticas internas, da seleção de funcionários proativos e dispostos a colaborar para o alcance dos objetivos, conhecedores dos reflexos positivos para o indivíduo e para o coletivo.

Já planejamento tático, realizado em médio prazo, é elaborado por níveis de gerenciais, ou seja, gerentes e supervisores, numa metáfora, podemos dizer que é como que se pegasse o planejamento estratégico, o fatiasse e fosse desenvolvido outro planejamento nessas fatias, que são as áreas da empresa. Fase muito importante para o alcance dos objetivos.

O planejamento operacional tem curto prazo, sendo desenvolvido por colaboradores. Aplica-se no dia a dia, observando-se as tarefas do dia seguinte. Esse planejamento é executado por funcionários de nível operacional, produção, auxiliares. Ressalta-se que é vital para que todas as etapas sejam alcançadas, e inclusive, para que os níveis mais altos saibam se o direcionamento tomado é o correto.

Constatamos então a importância do planejamento e seus tipos, sabendo que este deve ser usado para alcance dos objetivos da empresa, de maneira estruturada, de forma a cortar custos, cumprir prazos, assim evitando a perda de clientes. É o principio da administração, exige organização, direção e controle. Por meio do planejamento, será possível prever os recursos necessários para alcançar os objetivos traçados e se preparar para problemas que possam aparecer.

2 – PLANO ESTRATÉGICO PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO

Escolhemos o tema do projeto a ser elaborado e direcionaram-se as atividades que serão empregadas, bem como distribuídos entre os integrantes do grupo funções e responsabilidades a serem alcançadas de acordo com o perfil de cada componente da equipe. Nesta etapa apresentaremos o detalhamento do que será a organização de um evento que aborda a Responsabilidade Ambiental por meio de filmes, orientações e plantio de árvores.

Esperamos assim abordar os tipos de planejamento e a levar a uma maior consciência crítica do meio ambiente para os alunos participantes do projeto. Apresentamos nosso estudo acerca da importância do planejamento, bem como de seus tipos em uma ação pensada para uma administração municipal.

Informações econômicas facilitam a realização do diagnóstico municipal, orientando os investimentos públicos e evitando desperdícios, ainda que o diagnóstico municipal permita definir quais são as vocações do município de forma a evitar investimentos em áreas não prioritárias ou fora de sua especialização. Também identificam seus pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades para o desenvolvimento.

OBJETIVO GERAL: Despertar indivíduos para a criticidade ambiental por meio do planejamento estratégico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ampliar conceitos do meio ambiente, seguindo o planejamento tático e questionar informações pré-adquiridas embasando-se no planejamento operacional.

METODOLOGIA - Será agendada uma Reunião na Secretaria Municipal de Educação de Bauru para se abordar nosso Projeto e solicitar autorização e indicação de uma Unidade Escolar que fique próxima a uma grande área degradada com lixo acumulado irregularmente em terrenos baldios. Nosso público serão alunos de 5º ano por serem estes observados realizando coleta de recicláveis junto a seus pais e ou responsáveis.

Lembrando que abordagem deverá ser de forma clara e objetiva apontando os pontos essenciais para o trabalho com o tema e o resultado previsto.

Após nos apresentaremos na Unidade Escolar indicada e seguiremos á sequência prevista abaixo:

COLETA SELETIVA - Nos primeiros vinte minutos passaremos filmes educativos sobre a importância da reciclagem. Nos vinte minutos seguintes ensinaremos acerca da divisão de lixos nos latões, separados em um latão lixo seco e em outro lixo orgânico.

Na parte prática, com um tempo aproximado de 40 minutos, incentivaremos os estudantes a separar o lixo previamente escolhido (garrafas pets, alumínio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com