TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

Centro de Educação a Distância

ATPS – Processos Gerenciais

Cibele Regina de Paula – RA: 792.970.395-6

Cláudio Pereira da Silva – RA: 753.360.729-7

Murilo José Bethiol – RA: 770.463.343-3

Rosana Corrêa de Campos Sobrinho – RA: 790.367.033-2

Vanessa Mota da Silva Rocha – RA: 758.161.514-1

INDAIATUBA / SP

2013


Cibele Regina de Paula – RA: 792.970.395-6

Claudio Pereira da Silva – RA: 753.360.729-7

Murilo José Bethiol – RA: 770.463.343-3

Rosana Corrêa de Campos Sobrinho – RA: 790.367.033-2

Vanessa Mota da Silva Rocha – RA: 758.161.514-1

Professor tutor presencial: Ricardo Moller

Professor tutor a distância: Ricardo Moller

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Processos Gerencias para a obtenção de nota, sob orientação da Prof. Tutor EAD Ricardo Moller.

INDAIATUBA / SP

2013


SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................4

Conceitos de Planejamento.........................................................................................4

Veja o futuro antes dos outros – Roberto Shinyashiki.................................................4

O desafio do administrador do futuro – Paulo Barreto dos Santos..............................4

Definição de Planejamento.........................................................................................5

Tipos de Planejamento: estratégico, tático e operacional.............................................5

Processos Administrativos: Organização....................................................................5

Processos Administrativos: Direção...........................................................................6

A função administrativa do Controle.........................................................................6

Ética do Controle......................................................................................................8

Conclusão................................................................................................................10

Referências Bibliográficas.................................................................................................11

Introdução:

O objetivo desse trabalho é apresentar os conceitos da administração, abordando organização, estratégia, direção, entre outros e, para a empresa alcançar o sucesso que almeja, deve segui-los corretamente.

Conceitos de Planejamento:

De acordo com Margarida Kunsch (2003), o “planejamento possui dimensões e características próprias, implica em filosofia e políticas definidas e é direcionado por princípios gerais e específicos”. Está sempre ligado a situações e ao cotidiano das pessoas, grupos e de várias organizações e instituições pública e privada, estando implícito nas mais simples ações. Quando um objetivo tem que ser alcançado o que se espera é o sucesso. Com o planejamento, cada etapa até a concretização do projeto fica mais detalhada, possibilitando se precaver de eventuais desvios no percurso.

De acordo com Djalma Oliveira (2002) “o propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz”. O Planejamento, na hora da tomada de decisões, reduz a maioria das dúvidas que possam vir a surgir, utilizando a estratégia correta e os recursos disponíveis.

De acordo com Idalberto Chiovenato (2007), “tudo é planejado com antecedência, após a determinação do objetivo a ser alcançado, é traçado os planos e estratégias para atingi-lo da melhor forma possível.”

Veja o futuro antes dos outros (Roberto Shinyashiki)

Site: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/visao.htm

“Quando as pessoas não enxergam adiante, pagam pela falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisa que só valorizam depois que perde”.

Segundo o autor, o bom empreendedor deve saber encontrar oportunidades mesmo em um ambiente caótico e administrar pensando no hoje, mas já analisando o futuro para não perder as oportunidades que surgirem não relaxar porque no presente está dando tudo certo pois existe as incertezas do futuro, para as quais ele deve estar preparado.

O desafio do administrador do futuro (Paulo Barreto dos Santos)

O sucesso da administração depende da visão do futuro, aproveitando as novas tecnologias. Ele precisa estudar sempre, procurar se aperfeiçoar, pois hoje a maioria dos administradores tem conhecimentos adquiridos numa época ultrapassada. Isto posto, espera-se dos novos administradores criatividade, não ter horas improdutivas, autoridade por mérito, realização profissional. O administrador de hoje deve pensar e utilizar idéias do futuro, ter seguidores, transmitir segurança, dar o exemplo, não ser infalível e não comandar pelo medo e sim pelo respeito. O administrador do futuro sempre arrisca, pois errar é melhor do que não ter tentado.

Definição de Planejamento:

O Planejamento é uma ferramenta administrativa que viabiliza entender a realidade, apurar um diagnóstico da situação, obter um parâmetro do futuro, estruturar o desenvolvimento organizacional e revisar de tempos em tempos todo o processo que o Planejamento almeja; tudo isso através de estudos, apurações, decisões tomadas, definições de objetivos e estratégias, enfim, elementos que estão desde o início da ação até a sua concretização.

Tipos de Planejamento:

Planejamento Estratégico: Organiza as ações para que o planejamento possa ser executado, ele ocupa a posição mais importante do Planejamento, pois gerencia as ações para que no futuro elas sejam as mais eficazes possíveis na obtenção dos resultados almejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (202.1 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com