TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP

FACULDADE SÃO BERNARDO - ANCHIETA

GESTÃO FINANCEIRA -1º SEMESTRE

PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

PROF

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 24 DE NOVEMBRO DE 2013

SUMARIO

Introdução..........................................................................................................3

Perguntas...........................................................................................................4

Projeto de Extensão Universitária.....................................................................9

Relatório Final.................................................................................................12

Referências Bibliográficas..............................................................................14

INTRODUÇÃO

        O objetivo desse trabalho é desenvolver os passos aplicados durante o curso, onde, para desenvolver o projeto de Extensão Universitária, devem ser usadas as ferramentas de planejamento e desenvolvimento.

        Para isso, foram utilizados os materiais de aula, livros PLT, artigos e fontes.

        O projeto visa implantar coleta seletiva de óleo na cidade de São Bernardo do Campo, onde a mesma é realizada pela SABESP, porém pouco divulgada, o que faz com que a população descarte o óleo de maneira incorreta, gerando riscos ao meio ambiente e a comunidade em si.

O QUE É PLANEJAMENTO?

O Planejamento é a etapa mais importante de uma tarefa, pois por ele, pode-se mensurar e determinar o desenvolvimento dessa tarefa.

        Pode ser projetado no longo prazo: pelo menos em termos de seus efeitos e consequências. Quase cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10,15 ou 20 anos, dependendo dos investimentos de longuíssimos prazos de empresas de capital intensivo.

Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: sujeito à incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais. .

Envolve a empresa como um todo: Significa que o planejamento estratégico não é a soma dos planos táticos e operacionais, pelo contrário os planos táticos e operacionais constituem desdobramentos do planejamento estratégico.

O efeito holístico e sinergético envolve toda a empresa como um todo. Sinergia é causa e holismo é consequência.

QUAIS OS TIPOS DE PLANEJAMENTO?

  • Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.

Enquanto a estratégia empresarial está voltada para o que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento estratégico especifica como fazer para alcançar tais objetivos. Para se obter o efeito holístico e sinergético da interação de todos esses aspectos  a  empresa toda dever estar envolvida em todos os seus níveis, recursos, potencialidades, e habilidades.

  • Planejamento tático

O planejamento tático refere-se ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócio a empresa. Ele é elaborado pelos gerentes ou executivos  no tocante ao programa de atividades de seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso.

É a tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental. (Articulação Interna).

  • Planejamento operacional

O planejamento operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e como o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas pode ser visualizado como um sistema: começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolve planos e procedimentos detalhados  e proporciona informação de retroação  no sentido de propiciar  meios e condições de otimizar  e maximizar os resultados.

CONTROLE ESTRATÉGICO

Controle é a parte do processo administrativo que mede e avalia o desempeno conforme os padrões e critérios esperados e toma as ações corretivas. São três as características do controle estratégico:

  • Nível de decisão: nível institucional da empresa
  • Dimensão de tempo: apenas para longo prazo
  • Abrangência: a empresa como um todo

As empresas visam controlar suas atividades para estarem dentro dos parâmetros esperados. O controle atende duas finalidades principais:

  • Correção das falhas
  • Prevenção de novas falhas

Os controles organizacionais servem para:

  • Padronizar o desempenho, a qualidade de produtos, proteger os bens organizacionais, limitar a autoridade exercida, avaliar o desempenho das pessoas e prevenir erros.
  • Os padrões de qualidade são estabelecidos conforme a necessidade da empresa, mas normalmente, são metas de desempenho.

O benchmarking mesmo não sendo uma ferramenta de controle, é utilizado por muitas empresas para comparação de padrões do mercado. O benchimarking analisa e estuda o que os concorrentes estão fazendo de melhor, para tentar assim ultrapassa-los e ser melhor que eles no mercado.

A avaliação do sistema organizacional pode ser feita:

  • Observação: acompanhamento cotidiano
  • Instrumentação: obtenção de dados pelo sistema de informação
  • Relatório escrito: por dados periódicos e relatórios
  • Resultado alcançado: realizado por comparação entre os resultados alcançados e as metas e objetivos

Em comparação do desempenho com o padrão, nem toda variação exige correções, apenas as que ultrapassam os limites e são denominadas erros ou desvios.

Taylor elaborou um sistema que trata apenas dos aspectos excepcionais, ou seja, fora dos padrões da normalidade, deixando de lado o que esta correndo bem e preocupando-se com o que este extremamente bom e extremamente ruim.

A comparação do desempenho organizacional busca erros ou desvios e é feita por meio de:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com