TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais

Por:   •  31/8/2015  •  Dissertação  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE GOIÂNIA

Anhanguera Educacional

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PROCESSOS GERENCIAIS

RESUMO CAPÍTULOS 4 AO 9

Goiânia,

2014

Alunas:

Ludimila Alves - Ra:

Nathalia Martins – Ra: 9897524001

Nilva M. da Silva – Ra: 9911173007

Valdyvanya Dutra – Ra: 8073854132

Professor: Orcivaldo Costa

Disciplina:

Processos Gerenciais

Sala: 301     Serie: 1º e 2º

Goiânia,

2014

Capitulo 4

O AMBIENTE DAS EMPRESAS.

Os objetivos deste capítulo é proporcionar uma visão do ambiente geral e do ambiente de tarefa das empresas, bem como de sua dinâmica e comportamento, também analisar o meio ambiente onde as empresas vivem discutir o “imperativo ambiental” e verificar como as empresas fazem a análise ambiental.

Para conhecer uma empresa, é preciso compreender também o contexto no qual ela está inserida. O ambiente representa todo o universo que envolve externamente a empresa; e tudo aquilo situado fora dela. O ambiente é a própria sociedade que, por sua vez, é constituída de outras empresas e organizações, clientes, fornecedores, concorrentes, agencias, reguladoras etc.

As empresas constituem organizações inventadas pelo homem para se adaptarem continuamente ás mutável circunstancias ambiente e, assim, alcançarem objetivos.

Quais são as características das empresas bem-sucedidas?

  • Elas são lucrativas, isto é geram riqueza.
  • Alcançam longevidade, ou seja, duram muito tempo.
  • São saudáveis, pois não tem conflitos duradores.
  • São inovadoras: Tem criatividade.
  • São flexíveis: Tem elevada flexibilidade e capacidade de ajustamento.
  • São os melhores lugares para se trabalhar.
  • Produzem retornos para todos.
  • Tem identidade própria.
  • São admiradas.

Mapeamento Ambiental

O mapeamento ambiental esbarra em três dificuldades: Seleção ambiental, percepção ambiental e limites da empresa. O ambiente e um contexto externo que apresenta uma enorme e complexa variedade de condições extremamente variáveis, dinâmicas e multáveis difíceis de serem abordadas no seu conjunto ou analisadas com clareza e objetividade.

Quem percebe e seleciona?

Quando se fala em percepção e seleção ambiental estamos querendo dizer o seguinte: Não são as empresas em si que selecionam e percebem seus ambientes, mas as pessoas cujas funções dentro das empresas, e interligar as atividades empresariais e o contexto ambiental. Essas pessoas – geralmente dirigentes ou altos executivos – não atuam a vontade e com total liberdade de comportamento, mas precisam se ajustar dentro dos padrões da empresa que variam de uma para outra.

Ambiente Geral

O ambiente geral e constituído de um conjunto amplo e complexo de condições e fatores externos que envolvem e influencia difusamente todas as empresas. Não e uma entidade concreta com a qual a empresa possa interagir diretamente, mas não e uma entidade concreta com a qual a empresa possa interagir diretamente, mas um conjunto difuso de condições genéricas e externas ás empresas.

Conjunto de Variáveis

Variáveis Tecnológicas: A tecnológica representa um dos aspectos ambientais mais críticos devido á profunda influencia e ao forte impacto que exerce sobre as empresas, sua administração e principalmente sobre suas operações.

Variáveis Políticas: Decorrentes das políticas e dos critérios de decisão adotados pelo governo federal, estadual, e municipal, bem como pelos governos estrangeiros quando as decisões destes exercem influencia relevante sobre as atividades da empresa.

Variáveis Econômicas: Decorrentes do contexto econômico geral. Em nível nacional, as variáveis econômicas podem ser permanentes ou temporárias.

Variáveis Legais: Referem-se ao contexto de leis e normas legais que regulam, controlam, incentivam, ou restringem determinados tipos de comportamento empresarial.

Variáveis Sociais: Como a empresa é ao mesmo tempo uma organização social e uma unidade econômica, ela está sujeita a pressões sociais e a influencias do meio social e cultural onde está situada.

Variáveis demográficas: Referem-se ás características da população, raça, religião, distribuição geográfica, distribuição por sexo e idade, etc.

Variáveis Ecológicas: Referem-se ao quadro físico e natural que rodeia externamente a empresa. Como tipo de terreno, condições do clima, vegetação, etc.

Capítulo 5

A TECNOLOGIA E SUA ADMINISTRAÇÃO

Objetivos deste capítulo são proporcionar uma conceituação de tecnologia e sua influencia nas empresas, discutir como se administra a enorme variedade de tecnologias, discutir os vários tipo de tecnologias e suas implicações, explicar o chamado determinismo tecnológico.

As empresas precisam utilizar uma certa tecnologia para executar suas operações e realizar sua tarefa. A tecnologia pode ser rudimentar ou sofisticada. Toda via uma coisa e certa: Todas as empresas dependem de algum tipo de tecnologia para funcionar e alcançar seus objetivos seja ele (como a limpeza com a vassoura ou escovão, ou o processamento de dados em computadores).

A tecnologia e algo que se desenvolve predominantemente nas empresas por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvimentos sobre tarefas e pelas manifestações físicas decorrentes – como máquinas, equipamentos, instalações -.

No intimo de cada empresa existe a tarefa que ela desempenha e a tecnologia utilizada, a qual estabelece o fluxo de trabalho, os métodos e processos operacionais.

Tipologias de Tecnologias

Do ponto de vista da administração, a tecnologia pode ser abordada e analisada de vários ângulos, tal a sua complexibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (252.3 Kb)   docx (326.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com