TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O objetivo proposto corresponde a um planejamento estratégico para a empresa B.O.N.I.T.A., a fim que a empresa possa se estabelecer no mercado de maneira competitiva.

Com isso, nos proporcionando conhecer os fundamentos da administração, conhecendo seus conceitos, e visualizando perspectivas futuras da empresa. Conhecer as empresas como organizações sociais e entende-las como sistema aberto, e também nos mostrar os alinhamentos por meio da missão, visão, valores, estratégias e habilidades técnicas. Também que entendamos como as empresas planejam suas estratégias por meio de suas potencialidades e vulnerabilidade.

Por isso este trabalho consiste em aplicarmos os conceitos aprendidos em sala de aula em um caso prático.

Etapa 1

Os fundamentos da administração: O que é administração de empresas, As empresas; O administrador; O contexto em que as empresas operam.

(Passo 1 )

  1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

As principais habilidades para um bom gestor de sucesso é ter a capacidade de se adaptar a mudanças, manter sua equipe sempre motivada, traçar metas e saber resolver as mais diferentes situações, sabendo também solucionar crises e conflitos, ter uma visão ampla de diversas áreas dentro da organização, podendo trabalhar a frente delas, ter a capacidade de trabalhar em qualquer tipo e empresa desde pequena a uma multinacional, saber lidar com situações complexas e que exigem importantes decisões que podem mudar o rumo da companhia e até das pessoas evolvidas e também de si próprio, e por fim, o gestor precisa conhecer sua equipe tendo um bom relacionamento sendo isso um grande diferencial no cotidiano da empresa, sabendo assim a capacidade e as habilidades de cada profissional e as aproveitando ao máximo, tendo também uma boa convivência produzindo respeito e admiração por parte dos colaboradores, tornando-os flexíveis em aceitar as decisões tomadas pelo seu gestor.

Também consiste em três conceitos básicos:

  • Habilidades Técnicas

Profissional que domina uma determinada função, sabe como faz, a maneira que faz e conhece aquilo que está sendo oferecido. Ex: Um vendedor necessita de habilidades técnicas para que possam vender os produtos, conhecer a fundo para que possa convencer o cliente.

  • Habilidades Humanas

Mão de obra especializada em relacionamento interpessoal e grupal. Profissional comunicativo, capaz de solucionar conflitos pessoais e generalizados.

  • Habilidades Conceituais

Profissional extremamente habilidoso, capaz de visualizar mecanismos e meios quase que imperceptíveis dentro de uma corporação.

  1. O conceito de empresa, de gestor e empresário.

Empresa: É um órgão econômico social integrado por colaboradores, materiais e técnicos que tem um único objetivo; o lucro. Porém a empresa é um sistema aberto, pois sofre influencias no meio em que esta inserida (influências externas).

         Gestor: É a pessoa responsável pelo planejamento da empresa, dirigindo e controlando o uso de competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia e que saiba tomar decisões com flexibilidade para reorganizar e atender suas solicitações tanto externas como externas.

Empresário: É toda pessoa física que faz a abertura de uma empresa e esta possui um CNPJ.

  1. Por que as empresas são consideradas sistema aberto.

Porque ela sofre influencia no meio que está inserido, quando o grau de abertura dos sistemas pode ser aberto ou fechado, sofrendo permeabilidade e previsibilidade.

Permeabilidade: Refere-se à abertura de duas fronteiras ou seus limites e relação ao ambiente que o cercam.

Previsibilidade: Refere-se à expectativa de comportamentos dos sistemas, ou seja, como o sistema irá funcionar em relação ao ambiente que o cercam.

O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudanças, adaptação ao ambiente e até auto reprodução.

  1. O que é missão, visão e valores organizacionais.

        Missão: É a razão pela qual a empresa existe, está ligada diretamente aos seus objetivos.

Visão: A onde a empresa quer chegar, o que se quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência.

Valores: É o que a empresa tem de bom para oferecer para os clientes, representando os princípios éticos de orientar todas as suas ações.

(Passo 3)

Aplicar no desafio proposto alguns dos conceitos levantados no Passo1, ou seja, definir a missão, visão e valores da empresa B.O.N.I.T.A Ltda. Reservar esse material para entrega do material final.

Definimos a missão, visão e valores da empresa.

Missão: Interagir com a beleza natural que cada um de nós já possuímos, para que sua autoestima e alegria possa bilhar mais e mais, realçando a pessoa bonita que você é. Sermos os melhores profissionais do mercado buscando estar sempre conectados ao mundo da beleza e as novidades.

Visão: Sermos reconhecido como um excelente salão de beleza, onde a nossa busca por conhecimento e atualização seja constante. Para que possamos nos superar cada vez mais e oferecer aos nossos clientes um serviço inda melhor.

Valores: Buscamos continuamente uma boa relação com nossos clientes e colaboradores. Respeito a saúde quando lidamos com produtos tais como tinturas, relaxamentos, escovas progressivas entre outros. Prezamos por um ambiente, produtos e equipamentos limpos e higienizados. Nós nos orgulhamos quando sabemos que estamos buscando algo que fará diferença.

 

ETAPA 2

Planejamento e Organização da ação empresarial.

(Passo 1 )

Uma reflexão do ponto de vista da equipe, sobre como a busca de novos conhecimentos pode ser a resposta ao processo de sobrevivência das empresas no mundo organizacional.  Base do vídeo FREIRE, Alexandre. Decisões Rápidas x Decisões Apressadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com