TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E ESTRATEGICO

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.011 Palavras (25 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        TÍTULO NÍVEL 2 – Estratégias de Recrutamento e Seleção        

2.1.1        Título Nível 3 – Descrição e Análise de Cargos        

2.1.1.1        Título nível 4 – Recrutamento interno e externo        

2.2        TÍTULO NÍVEL 5 – Legislação e Praticas Trabalhistas        

2.3        TÍTULO NÍVEL 6 – Auditoria nos Processos de Recursos        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Fazemos parte de um mundo repleto de mudanças que nos desafia a sempre sermos ágeis e criativos. Atualmente as empresas estão descobrindo que o maior potencial para o seu desenvolvimento no mercado reside nas perspectivas humanas. Com o grande desenvolvimento tecnológico e o grande fluxo de informações, surge a necessidade de pessoas qualificadas e capazes para compor a organização e dar vida as diversas empresas e enfrentar desafios, e isso só é possível através de um processo de recrutamento e seleção bem aplicado. Além do processo de recrutamento bem aplicado, as empresas precisam oferecer condições para que estas pessoas se desenvolvam e contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais, uma forma é o treinamento de desenvolvimento de pessoas para que conheçam e desempenhem na prática bem sua função. Para manter estas pessoas motivadas é necessário o monitoramento destas técnicas de treinamento e oferecimento por parte da empresa de benefícios que satisfaça as necessidades básicas e os façam sentir seguros a permanecerem nesta.                                                                  

Neste trabalho será abordada uma empresa fictícia que abrira um escritório no interior de são Paulo e precisará recrutar e selecionar um Auxiliar Administrativo e dois Representantes Comerciais para seu quadro de pessoal. O artigo tem como objetivo geral avaliar o processo de recrutamento e seleção em uma indústria de cosméticos naturais situada na região de Londrina. Já os objetivos específicos são: 1) Estratégias de Recrutamento e Seleção 2) Legislação e Práticas Trabalhistas 3) Auditoria dos Processos de Gestão de Pessoas.


  1. DESENVOLVIMENTO

As organizações continuam a competir por profissionais talentosos que irão trazer potencial para empresa a tornando mais forte, e mais ágil nos seus processos. Deste modo o setor de Recursos Humanos vendo sendo importante para crescimento e controle da empresa.

  1. TÍTULO NÍVEL 2 – ESTRATÉGIAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Assim, é importante definir... Para recrutar e selecionar pessoas é importante definir o que é recrutamento e o que é seleção, pois são duas coisas diferentes e que, normalmente são vistas como a mesma coisa, e de certa forma, não é tão simples assim, sendo importante enfatizar que a “aparente” simples ação, de recrutar e selecionar pessoas tem tudo a ver com talentos, empreendedores, planejamento estratégico, pois é justamente neste processo que os processos se diferenciam.

  1. Título Nível 3 – Descrição e Análise de Cargos

 Nem sempre é o gerente de linha ou o profissional de RH quem desenha os cargos. Muitas vezes, outros órgãos são os responsáveis pelo desenho. Assim, muitas vezes o gerente de linha ou o especialista em RH precisam saber como os cargos foram desenhados e estruturados.

1. DESCRIÇÃO DE CARGOS

                           Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz.

A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Muitas vezes, inclui também as relações de comunicação do cargo com outros cargos. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo. Feita a descrição, vem a análise de cargos.

2. ANÁLISE DE CARGOS

                         Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais os requisitos o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.

Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo.

Diferenças entre análise e a descrição de cargo:

  • Enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz)
  • A análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.

MODELO DE FORMULÁRIO PARA DESCRIÇÃO DE CARGOS

Data: 04/05/2016

Título / Identificação do cargo: Auxiliar Administrativo

Departamento: Setor Administrativo

Resumo/Sumário/Descrição geral do Cargo:

Anotar recados, organizar arquivos, encaminhar e receber correspondência interna e externa.

    Atribuições do Cargo / Atividades Específicas

(o que faz, quando faz, como faz, onde faz, por que faz)

Executar serviços administrativos que envolvam apoio às diversas áreas da organização, como por exemplo, atender fornecedores e clientes, efetuar cadastro, fornecer e receber informações sobre os produtos e serviços, cuidar de documentos específicos e auxiliar em questões financeiras. A jornada de trabalho de segunda a sábado com carga horaria de 40 semanais, o serviço deve ser realizado no escritório do interior São Paulo com intuito de promover o crescimento da organização e estabelecer parcerias com outras empresas para divulgação dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com