TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO

Por:   •  29/3/2021  •  Abstract  •  7.952 Palavras (32 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 32

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO

  1. PLANEJAMENTO

Durante as histórias da humanidade, as questões do planejamento agregado aos valores e soluções de problemas ocorridos acarretaram na modernização na busca de saídas apropriadas que auxiliassem para com os problemas. Ao longo dos tempos, o conceito de planejamento foi bastante utilizado de forma sistemática e centralizado, no qual garantiu um papel fundamental na construção de metas e diretrizes para formação de um plano adequado.

A razão de um bom plano requer conhecimento para visar as necessidades e demandas do mercado e sociedade, ou seja, definindo seus objetivos, valores composto por ações operacionais que fazem parte da estratégia para promoção de crescimento e êxito do negócio, sendo bem utilizado na área de processos decisórios do cotidiano de uma vista organizacional ou do conjunto de responsabilidades.

  1. ASPECTOS BÁSICOS DE UM PLANEJAMENTO

a) planejamento dos fins: missão, propósitos, objetivos, objetivos setoriais, desafios e metas;

b) planejamento de meios: proposição de caminhos para a empresa chegar ao futuro almejado, ou seja, com o uso de macro estratégias, macro políticas, estratégias, políticas, procedimentos e práticas;

c) planejamento organizacional: esquemas organizacionais para realização do que foi proposto pela empresa.

d) planejamento de recursos: determinação dos recursos materiais, humanos e financeiros que se apliquem aos projetos e planos de ação necessária para alcance do futuro desejado;

e) planejamento de implantação e controle: planejar a atividade de gerenciar implantações do empreendimento no meio interno e externo.

  1. TIPOS DE PLANEJAMENTO

Existem três tipos de planejamentos:

  1. Planejamento estratégico: É o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. Formulando da seguinte forma a elaboração do planejamento:

- formulação da missão e dos objetivos;

- identificação das metas e estratégias atuais;

- análise ambiental e de recursos;

- identificação de oportunidades e ameaças;

- determinação do grau de mudança estratégica necessária;

- tomada de decisão estratégica;

- implementação e controle da estratégia.

b) Planejamento tático: Tem por objetivo aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo, trabalhando com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

c) Planejamento operacional: Considerado como a formalização, mediante de documentos escritos, metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas.

  1. PLANEJAMENTO, PRODUÇÃO E MERCADO

Planejamento e produção fazem um binômio indissolúvel considerando que o primeiro representa a síntese das diretrizes de ação e o segundo promove a execução da ação adiante do ciclo operacional que, juntando-se ao controle, realimenta o primeiro, provocando revisões e ajustes, que servirão de base para a continuidade da ação e da atuação do sistema de controle.

Qualquer dos atributos que a empresa pretenda desenvolver para diferenciá-la dentro do seu setor econômico, especialmente aqueles vinculados à aplicação de técnicas mais avançadas, só faz diferença na competição para alcançar o sucesso, se vier ter reflexo no binômio preço x qualidade, figurado no planejamento estratégico.

  1. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: ASPECTOS CONCEITUAIS

É a função de planejar e programar a produção e as operações da empresa, além de controla-las adequadamente, com o objetivo de aumentar a eficiência e a eficácia mediante administração da produção. Ele é responsável pela coordenação e aplicação de recursos produtivos, buscando atender os planos estabelecidos, da melhor forma, seja em nível estratégico, tático ou operacional.

No nível estratégico, o PCP define as políticas estratégicas de longo prazo para a organização, onde formula um plano de produção. O nível tático são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, onde é desenvolvido o planejamento-mestre da produção. Já o operacional são preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos, no qual prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciando, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, ao mesmo tempo em que executa o acompanhamento e controle da produção, gerenciando o que vai ser produzido, quanto vai ser produzido, quem irá produzir, como vai ser produzido, onde vai ser produzido e quando vai ser produzido.

O PCP também segue algumas fases importantes dentro dos seus aspectos, são eles:

a) Programação: É a fase que determina os tipos e as quantidades de produtos que serão fabricados, baseados nos pedidos recebidos dos clientes, nas previsões de vendas, ou em ambos, além de detalhar o plano para que possa ser executado integralmente e coordenadamente pelos diversos órgãos produtos e demais órgãos de assessoria.

b) Roteiro: Determina quem fará as operações, onde elas serão feitas e os tempos unitários de fabricação do produto para cada uma das atividades ingressadas. Tem como função determinar o melhor método para a produção de peças, dos subconjuntos e da montagem dos vários produtos produzidos pela fábrica, bem como determina o tempo-padrão de preparação e de operação das máquinas.

c) Aprazamento: Determina quando será iniciada a produção, quando terminará e, por diferença, quanto tempo levará.

d) Liberação: Consiste na mobilização de recursos, antes do momento em que a produção deverá ser iniciada, de acordo com os prazos determinados na fase anterior.

e) Controle: É a fase que acompanha a produção em todos os seus aspectos, para que os planos sejam executados, ou devidamente modificados, quando surjam imprevistos que impossibilitem sua realização. Ou seja, planeja, dirigi e controla o suprimento de materiais e atividades de processo de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (249.3 Kb)   docx (577.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com