TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATEÉGICO

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A pesquisa realizada pelo grupo tem o objetivo de agregar conhecimento ao que se refere à teoria da administração, ressaltando os principais pontos que influencia as propostas administrativas, ou seja, mostrar seu início, suas principais escolas de administração e a revolução industrial através dos tempos, com esse trabalho podemos explicar como vem sendo aplicada até hoje.

A administração faz parte do nosso cotidiano de tal forma que muitas vezes não percebemos que através de uma boa administração podemos colher bons resultados, diante desta pesquisa podemos mostrar que as descobertas das teorias durante todos esses anos, entretanto ainda é utilizada por várias organizações com o intuito de obter seus resultados.

ETAPA 1 (PASSO 1)

ADMINISTRAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS

Administração ou gestão é a ciência que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar, é uma área de conhecimento fundamenta em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção.

Possui um grande impacto sobre o desempenho das organizações, ou seja, precisam ser administradas adequadamente para alcançar seus objetivos com maior eficiência, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços.

Destacando-se no ponto de vista da interação e da interdependência as principais variáveis da administração: ênfase nas tarefas, estrutura, pessoas, meio ambiente e tecnologia.

Tendo inicio sob a ênfase nas tarefas, na administração cientifica de Taylor (base homem maquina), a seguir passou para ênfase nas estruturas com a teoria clássica de Fayol (introdução das necessidades do homem), e com outros princípios de Henry Ford e a teoria burocrática de Max Weber (burocracia para melhor processo), e pouco depois a teoria estruturalista.

A reação humanista surgiu com ênfase nas pessoas por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a teoria do sistema sendo completada pela teoria da contingência desenvolvendo a ênfase na tecnologia.

AS ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO

Era Clássica

1900- 1950 -Inicio da industrialização

-Estabilidade

-Pouca mudança

-Previsibilidade

- Regularidade e certeza

-Administração cientifica

- Teoria Clássica

- Relações Humanas

- Teoria da Burocracia

Taylor

Henry Ford

Henri Fayol

Max Weber

Era Neoclássica

1950- 1990

-Desenvolvimento Industrial

-Aumento da mudança

-Fim da previsibilidade

-Necessidade de inovação -Teoria Neoclássica

- Teoria Estruturalista

-Teoria Comportamental

-Teoria de Sistemas

-Teoria da Contingência Pierre Du Pont

Alfredo Sloan

Fonte: Chiavenato, I. 2.000:657

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Revolução Industrial iniciou-se no final do século XVIII chegando ao inicio do século XX, trazendo mudanças econômicas, sociais e políticas, na Inglaterra no ano de 1776 James Watt provocou um enorme surto de industrialização com a criação da máquina a vapor.

Antes da Revolução Industrial a atividade produtiva era artesanal e manual, os trabalhadores conheciam integralmente todas as etapas do processo de produção de um determinado produto, mas com o surgimento de algumas máquinas simples, a revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades.

Os trabalhadores passaram por um processo de especialização de sua mão de obra, só tinham responsabilidade e domínio sob uma única parte do processo industrial, ou seja, não tinham mais noção do valor da riqueza que produzia, passou a receber um salário pelo qual era pago para exercer uma determinada função que nem sempre correspondia ao valor daquilo que era capaz de produzir.

A Revolução Industrial pode ser dividida em duas épocas distintas: 1780 a 1860 a revolução do carvão e do ferro, nesta primeira fase as máquinas eram caríssimas. Por conta disso, a expansão capitalista ficou circunscrita a um pequeno grupo de empresários, onde a grande maioria deles nem atendia ao consumidor individual, mas tinham contratos com grandes Estados.

Ja em 1860 a 1914 a segunda Revolução Industrial foi com a revolução da eletrecidade e do petroleo, os maquinarios são desenvolvidos com motor a explosão e motor elétrico.

Ja no inicio do seculo XX surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, apresentando os princípios da Administração Cientifica, acreditando que há sempre um método mais fácil e rápido de executar uma tarefa, por meio de observação e analise dos companheiros era possível mais produção pelos operários. De acordo com CHIAVENATO, 2011, essa Era ficou conhecida como Organização Racional do Trabalho, que iria substituir métodos de trabalhos empíricos em métodos científicos.

Na administração cientifica de Taylor, a organização é comparada como uma maquina, ou seja, a qualificação dos operários passa a ser supérflua em conseqüência da divisão de tarefas que são executadas de maneira repetitiva e monótona, enfim fazendo presente apenas os interesses da empresa.

A revolução industrial foi responsável por inúmeras mudanças que podem ser avaliadas tanto por suas características negativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com