TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  28/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.388 Palavras (18 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 18

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

(AULA 09/08/2019)

Qual é o papel do planejamento na sua vida?

        Todo e qualquer planejamento se baseia na elaboração de estratégias.

O que é estratégia?

        A estratégia é a síntese de uma ideia, que surge da criatividade, sendo qualquer um capaz de estabelecê-la para alcançar objetivos ou viabilizar algo.

A evolução do conceito de estratégia

“Mas o que é mesmo estratégia? É a forma como pretendemos atingir nossos objetivos”.

Ou

“Os objetivos representam os fins que se quer alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar os fins.”

O objetivo é aquilo que você deseja e a estratégia vai te ajudar a encontrar meios de alcançar os objetivos. Mas a estratégia trata, basicamente, de duas coisas: decidir para onde você quer que a sua empresa vá, e, então, como você quer conduzi-la até lá.

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa planométodomanobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.

Na sua origem, a palavra estratégia estava relacionada com a arte de fazer guerra de um líder militar, como um general, por exemplo. Mais tarde, passou a ser mais abrangente e utilizada pelas empresas a partir do início do século XX.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA

  1. Economia industrial – utiliza o modelo de 5 forças competitivas de Michael Porter que destina-se a análise da competição entre as empresas. Ele considera as forças competitivas como 5 fatores que devem ser considerados para que as empresas criem suas estratégias.

O objetivo principal das 5 forças de Porter é analisar o ambiente competitivo no qual a empresa está inserida e determinar as melhores ações que a empresa deve tomar para se posicionar melhor diante de seus concorrentes.

  1. Baseada em recursos - Utiliza o modelo de visão baseada em recursos (VBR), ou seja, este modelo parte da análise interna da empresa (as forças e fraquezas da matriz SWOT/ matriz BCG), para verificar suas vantagens competitivas.

  1. Capital humano e intelectual – Utiliza o modelo de capital humano e intelectual, onde o foco é alcançar vantagem competitiva através das pessoas e nos conhecimentos produzidos por elas.

NÍVEIS ESTRATÉGICOS NA ORGANIZAÇÃO

Estratégia corporativa – vai focar em novos negócios, ou seja, a diversificação de novos produtos.

Ex: uma empresa que produz e oferta vários tipos de produtos.

Estratégia da unidade de negócio ou competitiva – Empresa que faz a opção por ofertar apenas um produto ou manter um único negócio.

Ex.: Fast food – Burger King

Estratégia funcional -  Voltada para os próprios departamentos da empresa, para que ela tenha uma estratégia interna, por precisarem atuar com alto nível de desenvolvimento.

Ex.: Appel

Através desses níveis, as empresas utilizam dessas estratégias para ganhar mercado e criar valor para o Stakeholders. Ou seja, a empresa consegue atingir as necessidade e superar as expectativas do stakeholders.

NÍVEL DE ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Só existe uma forma de uma empresa crescer: vendendo mais. Para isso, é preciso conquistar novos clientes, ou fazer com que os clientes atuais comprem mais vezes e gastem um valor maior em cada compra.

Existem várias estratégias de crescimento que podem ser adotadas por uma organização, mas o crescimento dela pode se dar de duas formas:

  1. Por meio de sua ampliação na atuação no mesmo negócio já existente, das seguintes formas:
  • Pode-se aumentar o número de usuários que utilizam o produto investindo em variedades, Marketing, etc
  • Aumentar a utilização do produto que já existe, criando promoções e inovando no produto para que a empresa possa ser mais vista pelos clientes.
  • Aumentado a frequência de uso do produto, estimulando o consumo.

  1. Ou entrando em novos negócios através de:
  • Integração vertical – quando a empresa adquire outras empresas da mesma cadeia de valor. Ex.. Comprar uma empresa que fornece embalagens ou matéria prima.
  • Integração horizontal – cresce adquirindo empresas concorrentes mas que atuam no mesmo setor.

Ex.: Natura comprou a Avon

  • Diversificação – quando a empresa cresce comprando diferentes tipos de empresa.
  • Fusões – Quando uma empresa compra outra empresa para formar uma empresa completamente nova.

Ex. Sadia + Perdigão criou-se a BRF

  • Joint venture  - é uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro.

Ex.: Sony Ericsson

PROCESSOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Nós planejamos, organizamos nosso tempo e vida, reunimos recursos e desenhamos um plano a ser seguido. Para uma empresa, as etapas do processo de planejamento estratégico não são tão diferentes.

[pic 1]

O planejamento estratégico serve como um mapa, um roteiro para ajudar a organização a descobrir como ir aonde precisa. O processo inclui a análise de pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, além do planejamento das operações futuras de uma maneira priorizada e realista.

Planejamento estratégico é um processo cíclico que tem início, meio e fim, composto por 5 etapas:

1ª  etapa -  Análise do ambiente externo e interno : Precisa saber os que está acontecendo tanto fora (oportunidades e ameaças) quanto dentro da empresa (pontos fortes e fracos)

2ª  etapa – Estabelecimento de diretriz organizacional: Definir objetivos, Missão, visão, valores da empresa. Pode-se usar a Matriz Swot/ Matriz BCG

3ª  etapa – Formulação das estratégias: competitivas, de inovação e baseadas no conhecimento. Pensadas para ajudar a atingir os objetivos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (322.1 Kb)   docx (766.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com