TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  21/7/2020  •  Artigo  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


Bruna Kimberly Possamai

Lindoneza de Castro

Renan Teixeira

Ricardo Schulze

Tutor Externo - Diego Felipe Fernandes

  • FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Planejar é, antes de agir, colocar no papel quais passos devem ser tomados para atingir o objetivo final. Pode-se dizer também que o planejamento responde algumas questões como: O que precisamos fazer agora? Quais meios vamos utilizar para chegar no objetivo? Dentro da grande área do planejamento organizacional temos o planejamento estratégico. Este em questão é o responsável pelo sucesso da empresa. Essa responsabilidade cabe aos níveis hierárquicos mais elevados da empresa. Segundo Djalma de Pinho Rebouças Oliveira “É de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação – estratégias – a serem seguidos para sua consolidação, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada”

O objetivo do planejamento estratégico seria é estabelecer um objetivo e ficar monitorando no decorrer do percurso. Segundo Chiavenato e Sapiro (2019) Alfred Chandler identificou que o crescimento organizacional dava-se por utilização inteligente de recursos existentes. Alfred admitiu que com um planejamento estratégico de longo prazo traria à organização suas estruturas, direção e foco.

Planejamento estratégico é um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes (competência) e fracos (incompetência ou possibilidades de melhoria) da organização, e das oportunidades e ameaças do ambiente externos, com o objetivo de formular (formar) estratégias e ações estratégias com o intuito de aumentar a competitividade e seu grau de resolutividade.  PEREIRA (2010, p. 47)

  • MATERIAIS E MÉTODOS

Chiavenato e Sapiro relatam que em 1957, Selznick apresentou a concepção de cruzar os fatores internos como pontos fortes e fracos da organização com os fatores ambientais o que levou à criação da Matriz SWOT. A ferramenta pode ser aplicada a empresa de portes variados devido sua facilidade e praticidade.

[pic 1]

Fonte: Disponivel em https://www.significados.com.br/swot/ Acesso em 05/06/2019 21:49

  • RESULTADOS E DISCUSSÕES

A análise SWOT é utilizada para fazer uma análise ambiental, sendo assim base para a gestão do planejamento estratégico. A análise SWOT consiste em cruzar informações para obter uma moldura que permita delinear estratégias para o futuro da empresa seguindo uma regra de fácil aplicação, cujos conceitos são:

Ambiente interno (Forças e Fraquezas): Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal.

Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças): Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.

Para a aplicação de uma análise SWOT na empresa no planejamento estratégico de uma empresa, precisamos cruzar alguns dados:

  1. Pontos fortes x Oportunidades;
  2. Pontos fortes x Ameaças;
  3. Pontos fracos x Oportunidade;
  4. Pontos fracos x Ameaças.

  • REFERÊNCIAS

Becker, Keitty Aline Wille; Giovanela, Adriana; Furtado, Leonardo. Planejamento Estratégico. Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com