TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - EAD

PÓLO SANTOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Louis Piero Sanches

RA 12345789

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

PROFESSOR TUTOR EAD: Marlon Brandon Terra

SANTOS / 2015

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................. 02

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL .............................................................. 03

2. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE GESTORES ..... 03  

3. PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E MOTIVAÇÃO A NÍVEL OPERACIONAL .......................................................................................................................... 05

4. OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES ..................................................... 06

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................ 07

INTRODUÇÃO

Esta atividade visa elaborar um plano de capacitação e desenvolvimento para todos os gestores e funcionários do Hipermercado Hoterdan, afim de melhorar o desempenho, num todo, da empresa, bem como alcançar um melhor espaço mercadológico, tornando-se, como objetivo, uma rede de supermercados reconhecida e de referência em âmbito regional.

Desta forma, visando aumentar a participação do Hipermercado Hoterdan no mercado varejista de sua atuação, realizamos algumas alterações contundentes na estrutura organizacional da empresa, buscando provocar e motivar uma maior eficiência nos resultados através de uma maior eficiência no aproveitamento dos rescursos disponíveis no desenvolvimento humano e organizacional da empresa. Com esta medida, afim de  que obtivesse maior êxito, tivemos que aumentar o quadro funcional, além de efetuarmos alguns remanejamentos internos para uma melhor performance de todos os funcionários do Hoterdan.

A primeira etapa de melhorias, como premissa para alcançarmos o desejado e merecido espaço mercadológio, foi focar na capacitação e desenvolvimento dos gestores da empresa, compreendendo os cargos de liderança executiva, como gerentes e diretores; para este grupo de profissionais pontuamos os perfis e as fragilidades da competência buscando treinamentos e cursos pontuais que visassem o desenvolvimento das habilidades.

A segunda etapa contemplou a atuação de uma forma mais efetiva quanto a alterações nas áreas operacionais, através da ministração de cursos de capacitação e reciclagem, além de promoções internas promovendo uma motivação entre os profissionais deste escalão.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

[pic 1] 

2. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE GESTORES

Como primeira etapa para as melhorias que propusemos ao Hipermercado Hoterdan, foi o plano de capacitação e desenvolvimento para os gestores executivos que implicaram em mudanças na estrutura organizacional, além da contratação de novos funcionários, e a implantação de cursos para melhorar a performance gestora destes profissionais. Com este objetivo, criamos uma nova diretoria para aprimorar e melhorar o aproveitamento dos recursos do DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) e com isto tornar os remanejamentos internos de funcionários, as promoções e o “caça talentos” uma ferramenta poderosa de aperfeiçoamento de todos os profissionais lotados nos varios departamentos.

Com relação as mudanças na estrutura organizacional, efetuamos alterações nas posições da diretoria, obecendo alguns critérios assertivos e produtivos; desta forma, o Hoterdan, na sua nova fase administrativa, terá uma diretoria responsável concomitantemente pelas áreas comercial, financeira e compras/suprimentos, por esta razão aumentamos o efetivo de funcionários na área administrativa com intento desta nova diretoria obter um maior suporte profissional.

Também criamos uma diretoria voltada especificamente para tratar o comportamento pessoal e humano em várias esferas, a qual nomeamos diretoria de desenvolvimento humano e organizacional (DHO); esta diretoria terá o objetivo de administrar a burocrácia inerente as atividades de contratação e demissão, além de promover treinamentos e desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários; desta forma, o Hoterdan trabalhará com um “time” de profissionais qualificados e altamente comprometidos em buscar desenvolvimento aos mais variados estilos de funcionários que ali trabalham, sejam os novatos ou até mesmo os mais experientes e com tempo de empresa.

Os profissionais lotados no DHO também serão responsáveis pela implantação e contração de cursos para capacitação de gestores, focando rotineiramente no desenvolvimento das competências pessoal e interpessoal de cada um dos profissionais. Com isto a empresa terá um Plano Estratégico de Gestão de Pessoas.

Nos departamentos de Hortifrutícultura e Padaria que anteriormente possuíam individualmente um gestão, resolvemos unir estes dois departamentos sob a gestão de apena um profissional. Por uma questão estratégica eliminamos o cargo de gerente de segurança e substituímos pelo cargo de supervisor de segurança patrimonial e limpeza, este sob o comando do diretor de DHO.

Uma outra questão também avaliada com muito critério, e tendo bastante ousadia de nossa parte, enquanto consultores, foi o fato de constatarmos que alguns gestores, gerentes de departamentos, estavam com excessos de responsabilidades em situações que não implicavam necessariamente a suas respectivas competências profissionais.  Desta forma, que mereceu nosso “radicalismo consciente”, decidimos elaborar um processo de seleção interno, visando a descoberta de “novos talentos”, estes que já possuiam boa experiência e reputação dentro do Hoterdan, além de apresentarem ótimos conhecimentos técnicos acerca de atividades que os gestores não obtinham muita expertise ou não possuiam relevância nas suas respectivas competências. Com esta medida conseguimos proporcionar aos gestores um supervisor que os auxiliará nos assuntos mais técnicos, promovendo um melhor aproveitamento de tempo dos gestores para que estes utilizem o tempo com mais inteligência profissional, fazendo de suas funções, o que é de utilidade produtiva para empresa, como o planejamento de estratégias, a organização dos departamentos de sua responsabilidade, e o gerenciamento de forma eficaz.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com