TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS GERENCIAIS e ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO – PROCESSOS GERENCIAIS e ADMINISTRAÇÃO

Caro tutor,

A atividade presencial para os alunos do curso de Processos Gerenciais e de Administração terá como proposta:

  • O vídeo “Intraempreendedorismo (Programa Conta Corrente 14.10)”. Esse vídeo pode ser acessado através do Ilink a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=xGDQkm5lVZI

  • O texto “Intra-Empreendedorismo”. Esse texto pode ser acessado através do Ilink a seguir:

Apresentamos a seguir uma proposta de exploração desse material, junto aos alunos, lembrando que essa atividade pode ser ricamente analisada, a partir dos estudos das disciplinas estudadas pelos alunos do curso. Portanto, é importante que você considere outras possibilidades de análise e articulação teórica, além das aqui propostas, a fim de enriquecê-las e, consequentemente, contribuir para um maior aproveitamento da atividade pelos alunos.

Professora Viviane Di Gesu Macedo.

APLICAÇÃO DA ATIVIDADE

  1. MATERIAL – Vídeo - Intraempreendedorismo (Programa Conta Corrente 14.10)

Apresente o vídeo para os alunos, (estimule a atenção e a reflexão sobre o mesmo):

  1. MATERIAL – TEXTO - Intra-Empreendedorismo

Apresente o texto para os alunos, (estimule a atenção e a reflexão sobre o mesmo).

Intra-Empreendedorismo

 

O primeiro autor a utilizar a palavra intra-empeendedorismo foi Giffort Pinchot, em 1978, a qual constitui uma tradução do original em inglês: intrapreneur. Ele define o intra-empreendedor como sendo “qualquer pessoa dentro da organização que utiliza seu talento para criar e conduzir projetos de caráter empreendedor na organização.” (Hashimoto, 2006, p. 22). Em outras palavras, o intra-empreendedor seria aquele que pensa e implementa ações empreendedoras no âmbito de uma organização, potencializando a capacidade para inovar efetivamente.

 

Para Pinchot e Pellmann (2004, p. 34) “intra-empreendedores são pessoas capazes de transformar idéias em realidade, de arregaçar as mangas e fazer o que tem que ser feito, estas pessoas são os sonhadores que agem.” Esta definição, mesmo ressaltando um caráter prático, não deixa de incluir um certo caráter subjetivo e individualista, já que chama os intra-empreededores de “sonhadores” e não há uma alusão ao trabalho em equipe, primordial nos dias atuais.

 

Filion (1999, p. 19) afirma que “o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”, sendo, portanto, esta definição coerente com a definição de Pinchot para o intra-empreendedor (Pinchot e Pinchot, 1994). Já Dornellas (2003, p. 38) define intra-empreendedorismo como “processo pelo qual um indivíduo ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existente, criam uma nova organização ou instigam a renovação ou inovação dentro da organização existente.”

 

Vários são os autores que conceituam o intra-empreendedorismo, mas dentre eles pode-se destacar Pruoy e Shays (apud Hashimoto, 2006, p. 22), que entendem como sendo uma situação favorável ao fomento de idéias inovadoras por parte daqueles que compõem a empresa. Centrando-se mais no pessoal do que no ambiente, Wunderer (apud Hashimoto, 2006, p. 21) considera o intra-empreendedor como sendo um colaborador que inova.

 

O desenvolvimento do intra-empreendedorismo nas organizações também pode ser visto como uma forma de retenção de talentos e ao mesmo tempo de lidar com as ameaças do mercado concorrente (Andreassi; Chieh, 2007). Vale ressaltar que a atual pesquisa adota o conceito de Hashimoto (2006) e seus colaboradores para designar o intra-empreendedorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com