TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Por:   •  13/4/2015  •  Dissertação  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Leitura e/ou pesquisa sobre o planejamento governamental e as políticas públicas brasileiras objetivando expressar a importância para o País e para a população.

Ao longo dos anos, o governo brasileiro vem estabelecendo a ideia de planejamento a planos e controles com o intuito de desenvolver de forma eficiente e eficaz os recursos econômicos existentes no país, partindo da evolução de cada estado. Por isso que atualmente o planejamento governamental engloba esforços e articulações para a construção de um projeto coletivo suficiente e competente para efetuar as transformações necessárias para se atingir os objetivos comuns em relação ao desenvolvimento da nação juntamente com os agentes e líderes políticos, para assim garantir a sustentabilidade da administração pública.  Mas para tal é imprescindível que as políticas públicas assumam a responsabilidade do Estado quanto à implementação e manutenção diante de um processo de tomada de decisão, no qual envolve órgãos públicos, diferentes organismos e agentes da sociedade concernentes com a política realizada.

O planejamento governamental é formado pelos níveis estratégico, tático e operacional com a finalidade de desenvolver atividades de longo, médio e curto prazo. Onde o de maior importância que serve de suporte para os demais é o estratégico por ser um instrumento de gestão para as organizações e órgãos que compõe os governos, objetivando fornecer aos gestores e suas equipes o utensilio que os direcione as informações para que as prováveis decisões sejam adotadas. Dessa forma, o Estado poderá se concentrar na preservação da qualidade de vida para todos, na inovação para o desenvolvimento, junto a uma administração participativa, descentralizada, que valorize e respeite os seus colaboradores. Pois a permanência da população no processo de discussão dos rumos do crescimento econômico, do combate à pobreza e à miséria, das disparidades regionais, promoverá a inclusão social e a expansão do país.

As políticas públicas têm como funcionalidade instituir direitos sociais e manifestar a ação planejadora do Estado por meio de políticas econômicas, na qual objetivará a democracia econômica anunciada através de preferências, onde os valores mais importantes nortearam o desenvolvimento para que este consiga ser o melhor para cada sociedade. No entanto, em situações limites como a que passa o Brasil, a interferência do judiciário, ainda que exorbitando em relação as suas atribuições, se faz necessária como forma de fazer cumprir o disposto na Constituição evitando que os dispositivos acerca dos direitos sociais, econômicos e culturais sejam somente teoria. Pois assim contribuirá para a distribuição equilibrada de recursos e riquezas, evitando as desigualdades sociais.

Mediante os fatos expostos pode-se concluir que tanto o planejamento governamental como as políticas públicas seguem diretrizes apontadas pelo governo a serem cumpridas em prol da população. Pois é justamente o que acontece no Brasil, prega-se a inclusão social nas discursões políticas, mas que na realidade só se propagam depois que os programas já estão implantados em cada região. Por isso, que deve existir uma maior participação da sociedade nessas questões, de forma a impor a opinião da democracia diante do progresso da nação e o cumprimento destas por parte dos governantes de acordo com o que for decido entre todos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com