TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Por:   •  31/12/2015  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

1. Após a leitura acerca dos elementos da cultura brasileira e de uma breve pesquisa na internet, explique a que se referem os seguintes traços culturais:

a) Personalismo

R- Refere-se à de poder direcionado a um indivíduo, que colocar suas necessidades ou ideias baseadas nas suas relações pessoais, infringindo assim, o princípio da impessoalidade e imparcialidade, ou seja, é dirigente que se considera único e exclusivo detentor das capacidades intelectuais para o desempenho de determinadas funções, causando-se na desigualdade social e se desenvolve pelas práticas de exclusão e pelo cultivo do elitismo, ou seja, a crença de que algumas pessoas são naturalmente mais capazes do que outras.

b) Patrimonialismo

R- Refere-se ao fenômeno em que gestor não consegue diferenciar a coisa pública de seu patrimônio pessoal, assim, utilizando o aparelho do estatal em seu benefício ou de outrem. Logo, por causa de suas atribuições a máquina estatal é utilizada para obtenção de vantagens pessoais, corrupção, nepotismo, desvios pecuniários e corrupção.

e) Aventura

R- Indivíduos mais sonhadores do que disciplinados que tem tendência à aversão ao trabalho manual ou metódico assim, porque não podem ignorar seus sonhos, sua visão, e são propensos a assumir riscos para obter ganhos financeiros. Muitas vezes, eles são tomados de surpresa por reduções de pessoal que se frustram com as limitadas oportunidades de crescimento profissional existentes nas organizações.

2. Pesquise na internet um caso de atuação na gestão pública (municipal, estadual ou federal) que evidencie ao menos uma destas características culturais.

R- Patrimonialismo é fenômeno em que gestor não consegue diferenciar a coisa pública de seu patrimônio pessoal, assim, utilizando o aparelho do estatal em seu benefício ou de outrem. Logo, por causa de suas atribuições a máquina estatal é utilizada para obtenção de vantagens pessoais, corrupção, nepotismo, desvios pecuniários e corrupção. Pode ser citado como caso : O Ministério Público de Mogi das Cruzes apura denúncia de suposto caso de nepotismo na Prefeitura de Mogi das Cruzes. O inquérito civil foi aberto no dia 8 de junho e investiga a contratação de 18 funcionários da administração municipal que, segundo a denúncia, são parentes de vereadores da cidade e familiares do próprio prefeito. O MP notificou o Executivo e o Legislativo, e aguarda esclarecimentos para dar andamento a investigação, segundo informou o promotor Renato Kim Barbosa. Segundo a denúncia, os parentes ocupam cargos comissionados ou funções de confiança.

3. Na sua opinião, quais as consequências de tais características para a administração pública?

R- Na minha opinião, uma das principais consequências é a desvinculação da administração pública em realizar seus objetivos principais, que é prestar uns melhores serviços públicos população. Logo, provocar gastos desnecessário com projetos inviáveis e com pessoas não qualificadas ao cargo, gerando danos para economia e para desenvolvimento social, portanto, concedendo espaço para a corrupção, dilapidação do patrimônio público e nepotismo, formação grupos e interesses pessoais, tendo como reflexo principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com