TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]




sumário

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Identificação e características da organização......................................................4

2.2 Cargos e responsabilidades atribuídas..................................................................4

2.3 Programa de Integração........................................................................................4

3 GRAFICOS................................................................................................................7

3.1 Pesquisa.................................................................................................................7

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

APÊNDICES...............................................................................................................10

ANEXOS....................................................................................................................11

Parte da estrutura da organização.............................................................................11


1INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa mostrar como é fundamental formular um planejamento estratégico nas rotinas das organizações, uma vez que os indicadores de processo necessitam ser monitorados no dia- a-dia.

O ambiente organizacional e os objetivos dessa atividade se refletem muito com a cultura da organização.

Cada organização tem sua cultura composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, que implicam no ambiente organizacional e essa ferramenta permite que a empresa tenha uma visão geral de como está o ambiente organizacional. Por meio da percepção dos colaboradores, é possível identificar os pontos positivos e os negativos, e, com isso, buscar o aperfeiçoamento para se manter um bom nível de produtividade.

O Planejamento Estratégico é um processo gerencial de grande importância dentro das empresas de todos os portes e setores. Um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.

O planejamento é um meio amplo e sistemático de preparar ações relativas à escolha de mercados e produtos adequados, tendo em vista uma situação saudável, em longo prazo, para a empresa. (Scramim e Batalha (1997) citado por Terence (2002).


2DESENVOLVIMENTO

O planejamento estratégico se volta para o alcance de resultados, através de um processo contínuo e sistêmico de antecipar mudanças futuras, tirando vantagens de oportunidades que surgem, examinando os pontos fortes e fracos da organização (VASCONCELOS FILHO, 1982, p. 25).

                             Desenvolveu-se um estudo de caso na Clinica de Medicina Ocupacional que está no mercado desde 2009, sendo altamente equipada para realizar exames ocupacionais e complementares, em realização de documentação como PCMSO (PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL) e PCA (PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA).

A Clínica de Medicina Ocupacional atualmente encontra-se com um quadro de funcionários pequeno, pois houve um período em que havia, na organização, 12 colaborares. Atualmente o quadro de colaboradores é 07, recepcionista, assistente administrativo, psicóloga e médica e gestora.

 

Entre as sete colaboradoras, três exercem a função de auxiliar administrativo, porém uma delas exerce a função de recepcionista e as outras realizam exames e fica no setor de documentação (guardar exames e prontuários em arquivos, em realizar PCMSO, dentre outras funções); e realizam trabalho externo.

Ambas trabalham no horário de 07 ás 17 horas, com 1 hora e meia de almoço. Já as prestadoras de serviço trabalham somente no período da manhã, a médica, de 07 às 11 horas, a psicóloga de 09 às 11 h e a fonoaudióloga de 08 às 10h 30minutos.

A última é a gestora, que realiza o faturamento, juntamente com o auxilio das demais. A gestora fica com a parte de Recursos Humanos.

 De acordo com as colaboradoras, muitas das vezes, há somente a apresentação entre elas.  Os demais não são realizados, como integração e/ou informações sobre

a cultura, os valores, as crenças, hábitos, entre outros fatores.

É Importante definir que o planejamento estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando (CHIAVENATO e SAPIRO 2003).

Os autores ainda ressaltam a importância de se realizar um planejamento estratégico visando também os objetivos táticos e operacionais (curto prazo) além da tomada de decisões que impactam no futuro da empresa (médio e longo prazo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com