TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Por:   •  4/12/2015  •  Monografia  •  25.564 Palavras (103 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 103

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido na área de administração geral, sobre o assunto planejamento estratégico, estudando especificamente o tema: planejamento estratégico de uma escola municipal de educação básica. A instituição em que foi desenvolvido o estágio situa-se no município de Osasco, São Paulo, na área da educação.

Tem-se como objetivo principal para este projeto, apresentar o estudo sobre o planejamento estratégico contido na administração de uma escola pública de ensino infantil. Procurou-se como objetivos específicos identificar quais são as causas para as falhas no planejamento e assim analisando o funcionamento e andamento do respectivo planejamento.

A situação problemática ocorreu após observar durante 12 meses a situação da Escola Municipal Fortunata Pereira de Jesus Santos, onde se notou a falta para a organização das atividades administrativas e pedagógicas da mesma. Tem-se como problema de pesquisa: Qual a importância do planejamento estratégico dentro de uma escola de educação de ensino infantil?

“Administração escolar é o complexo de processos, cientificamente determináveis, que, atendendo a certa filosofia e a certa política de educação, desenvolve-se antes, durante e depois das atividades escolares para garanti-lhes unidade e economia”

(BARROS 2001, p. 21).

“O que torna a educação possível é o fato da “modificabilidade humana” (RIBEIRO, 1971, p. 11)”.

Este estudo foi estruturado em quatro seções, desenvolvidas da seguinte forma:

Abordou-se na primeira seção a metodologia aplicada na pesquisa, relatando e explicitando os procedimentos metodológicos adotados.

Na segunda seção, abordou-se o referencial teórico utilizado para realização deste projeto, ressaltando o conceito, definição, princípios e implementação de planejamento estratégico.

Na terceira seção buscou - se analisar a educação infantil no Brasil, a sua organização, seu sistema, sua gestão e as leis que a regem.

Abordou-se na quarta seção, o estudo de caso da empresa observada e ainda procurou-se identificar as características e a importância do planejamento estratégico dentro uma Escola Municipal de ensino básico e sua implementação organizacional apontadas pela teoria. Além de descrever as causas da falha de planejamento estratégico que afetam a organização desta escola e em seguida o resumo das conclusões obtidas através deste estudo.

SEÇÃO 1 MÉTODOS DE PESQUISA

Esta seção apresenta a metodologia utilizada, e a descrição dos passos seguidos na pesquisa. Para Magda Alves (2003) trata-se do momento em que o pesquisador específico o método que irá adotar para alcançar seus objetivos, optando por um tipo de pesquisa. Teve como referência a opinião de diversos autores e buscou-se apontar os alvos comuns de suas opiniões.

1.1 Pesquisa bibliográfica

O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, que segundo Medeiros (2005, p. 51) constitui-se em fonte auxiliar, que busca o levantamento de dados em livros e revistas de acentuado interesse para a pesquisa que será realizada, e que de acordo com Gil (2002) é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

A pesquisa bibliográfica é o passo decisivo em qualquer pesquisa científica, uma vez eliminada a possibilidade de se trabalhar em vão, de se despender tempo com o que já foi solucionado.

A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. E pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental constitui parte da pesquisa descritiva ou experimental, quando é feita com o intuito de recolher informações e reconhecimento prévios acerca de um problema para o qual se procura resposta ou acerca de uma hipótese que se quer experimentar. (CERVO E BERVIAN, 1996, p. 48)

E ainda través da pesquisa bibliográfica é possível encontrar todo tipo de documento que melhor se adapte ao tema desejado. A pesquisa bibliográfica depende de fatores como a natureza do problema, o nível de conhecimento que o pesquisador dispõe sobre o assunto, o grau de precisão que se pretende conferir à pesquisa, etc. Qualquer tentativa de apresentar um modelo para desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica deverá ser entendida como arbitrária, os modelos apresentados pelos autores que tratam desse assunto diferem significativamente entre si.

A pesquisa bibliográfica pode ser entendida como um processo que envolve etapas,

Cervo e Bervian (1996) as consistuem em:

 Do tema – é um importante passo na elaboração de uma pesquisa bibliográfica. A escolha de um tema que de fato possibilite a realização de uma pesquisa bibliográfica, requer bastante energia e habilidade do pesquisador, para isso, a escolha do tema deve estar relacionada tanto quanto for possível com o interesse do estudante, é necessário ter refletido sobre diferentes temas para se chegar ao tema que melhor se enquadrem na monografia, algumas perguntas são importantes para auxiliar na escolha do tema: Quais os campos de sua especialidade que mais lhe interessam? Quais os temas que mais o instigam? De tudo o que você tem estudado o que lhe dá mais vontade de se aprofundar e pesquisar?

 Levantamento bibliográfico preliminar – facilita a formulação do problema, pode ser entendido como um estudo exploratório, pois tem a finalidade de proporcionar a familiaridade do aluno com a área de estudo no qual está interessado, bem como sua delimitação, essencial para que o problema seja formulado de maneira clara e precisa. O levantamento bibliográfico preliminar é que irá possibilitar que a área de estudo seja delimitada e que o problema seja definido, porém para que ocorra de forma correta depende de muitos fatores, tais como a complexidade do assunto e o nível de conhecimento que o estudante já dispõe a respeito.

 Formulação do problema – para avaliar em que medida o problema proposto está em condições de ser investigado é necessário saber se o tema é de interesse do pesquisador, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (174.5 Kb)   pdf (260.9 Kb)   docx (96.2 Kb)  
Continuar por mais 102 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com