TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.814 Palavras (16 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Planejamento Estratégico

Rio de Janeiro

2015

Alexandre Duarte Romão

Natura – um olhar estratégico e sustentável

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

Rio de Janeiro

10/09/2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO……………………………………………………………………..04

  1. DESENVOLVIMENTO……………………………………………………………..05
  1. MISSÃO, VISÃO E VALORES…………………………………………………….05
  1. ESTRATÉGIA GENÉRICA…………………………………………………………07
  1. ANÁLISE DO AMBIENTE SETORIAL…………………………………………….08
  1. AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS…………………...11
  1. AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS……………………………..12
  1. DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA……………………..13
  1. CONCLUSÃO………………………………………………………………………..15

5    REFERÊNCIAS……………………………………………………………………...16

1.INTRODUÇÃO

        

Empresa 100% brasileira com origem na paixão pela cosmética e pelas relações. Pensamento baseado e fundamentado no interesse por um mundo melhor e mais harmonioso com a natureza. Num mundo em que o consumismo é a palavra, a Natura mostra sua força justamente fazendo o oposto, respeitando a origem da vida, a Natureza e a sustentabilidade. Sem a qual não há vida de qualidade. Exemplo desta participação ativa nos assuntos e circunstâncias desta relevância de responsabilidade ecológica é o fato de a Natura ter criado o Programa Amazônia, plano instituído pela empresa em 2010, que busca incentivar a criação de cadeias sustentáveis e de novos negócios a partir da ciência, da inovação e do empreendedorismo, além de lançar mão dos patrimônios natural e cultural da região amazônica. Com isto, a Natura compõe o Programa de Certificação de Ativos, instrumento que promove manejo florestal por meio da certificação de áreas de plantações e de florestas nativas, cobrindo critérios ambientais, sociais e econômicos do Conselho de Manejo Florestal (instituição internacional, sem fins lucrativos, voltada para a promoção do manejo e da certificação florestal).

        Este trabalho visa justamente apresentar valores, missão e visão daquilo que a empresa não somente traz em sua essência como também opera para que este modelo seja uma via oposta ao que se observa há muito tempo no planeta, consumo sem precedentes contra nossa própria natureza, contra nós mesmos. Priorizando a sustentabilidade e apoiando seu planejamento estratégico nessa diferenciação e produtos com grande identificação nacional.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 - MISSÃO, VISÃO E VALORES

MISSÃO:

        Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.

bem-estar
é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.

Estar bem
é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.

        Quando a Natura dispõe que sua missão é “Bem-Estar-Bem” e explica o porquê, ainda que não houvesse esta necessidade, ela mostra que sua escolha se coaduna com as recomendações técnicas e ainda afirma: “nossos produtos são a maior expressão de nossa essência.” Dessa sorte, sua missão atende às recomendações previstas e definidas para o Planejamento Estratégico.


VISÃO:

        “A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.”

        

        Nesse caso verifica-se que a visão incorpora a ideologia central da organização, aonde ela quer chegar. A visão identifica as aspirações da organização, criando um clima de envolvimento e comprometimento com o seu futuro. A definição de onde se pretende chegar permite entender com clareza o que é preciso mudar na organização ou como ela precisa mudar para que a visão seja concretizada. Uma organização sem visão é uma organização sem direção. Porém, em sua visão de mercado, faltou à empresa definir um prazo para esta conquista.


VALORES:

        “A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações. A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.


        O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações.
Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.
A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável”

        Valores organizacionais são ideias fundamentais em torno das quais se constrói a organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e a coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência. Portanto, em seus valores encontram-se os instrumentos básicos para orientação do planejamento estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com