TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

                             ATIVIDADES EXTRACLASSE ORIENTADAS

 ATIVIDADE II

                                                  PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A empresa Ella atua no mercado de Ponte Nova - MG, no ramo de academias de musculação,ginástica e pilates, há mais de 20 anos.

Com uma estratégia voltada para os mercados A e B, a empresa sempre foi vista pelos seus clientes como uma fornecedora de serviços de qualidade, mesmo cobrando altos preços por eles.

A Ella sempre foi considerada pelos concorrentes, fornecedores e parceiros como uma empresa que preza por sua marca, sempre valorizando seus recursos humanos e tendo uma preocupação com a comunidade do bairro onde está localizada. Suas políticas sociais incluem desde pagamento de auxílio

creche para funcionários até programas de educação de jovens e adultos do bairro. Suas atitudes foram merecedoras de prêmios concedidos às empresas que se preocupam com o social.

Isso se deve também ao nível de exigência de seus consumidores. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa com os consumidores de seus produtos pertencentes à classe A e B, a maioria afirmou que valorizam mais a qualidade em detrimento ao preço. Outros pontos citados foram a valorização do local onde a academia esta localizada e um serviço de reclamação eficiente.

No início de 2016, os proprietários da empresa se reuniram para avaliar o ano de 2014, que não foi nada bom. A empresa sofreu um decréscimo de matriculas que comprometeu os lucros. Segundo dados da contabilidade, os prejuízos no exercício de 2015 foram de R$ 50 mil, para uma receita de R$500,000,00, ou seja, aproximadamente 10% de prejuízo em relação a receita. Esse prejuízo não foi causado pela margem

de lucro dos serviços prestados, que em média são da ordem de 40%, e sim pela diminuição da demanda (número de alunos).

Essa situação levou o sócio majoritário da empresa, o Sr. Rosemberg, a tomar medidas drásticas como substituir o pessoal da gerência e os educadores físicos.

No decorrer do segundo semestre, verificou-se que a situação não melhorara, o que levou a crer que o problema não estava nas pessoas. O Sr. Rosemberg trouxe de volta boa parte do pessoal demitido no início do ano.

Acredita-se as causas da diminuição das matrículas se devem a vários fatores. Para se ter uma idéia, o governo aumentou os impostos por considerar a atividade física um item supérfluo, que aliada às recentes crises financeiras que o país passou, fez com que o poder de compra dos consumidores caíssem vertiginosamente.

Sabe-se também, que os consumidores que antes frequentavam os espaços da Ella adquirem agora serviços mais em conta, como das concorrentes Academia Beleza e Academia Glamour, que apesar de não atuarem na faixa de mercado da empresa, vem absorvendo essas demandas.

Já com relação à sua concorrente direta, a Academia Charm, verficou-se que os impactos das variáveis colocadas acima não foram tão significativos.

A Charm, que tem serviços similares aos da Ella e atende ao mesmo público, adotou uma estratégia de crescimento para outras cidades (Jequeri, Rio Casca e Abre Campo) e vem conseguindo excelentes resultados. Apesar disso, a Ella ainda lidera o mercado, participando com 40% das vendas para a classe A e B (já foi 50%).

No entanto, nem tudo é desvantagem para a Ella. A empresa conta com um excelente

relacionamento com seus fornecedores de equipamentos, pois sua solidez financeira, aliado ao tempo de mercado, fazem com que a Ella compre novos aparelhos com preços e prazos melhores que seus concorrentes diretos e indiretos.

No que diz respeito às vendas, a empresa é considerada hoje um exemplo para as demais. Sua estratégia consiste em oferecer um mês de aulas grátis.

A empresa possui também um setor de avaliação física, onde um especialista percorre diversas residências orientando sobre a importância da atividade física. No que se refere aos clientes, a empresa mantém uma central de telemarketing que tira dúvidas, além de ouvir sugestões e reclamações. Esse sistema vem permitindo à empresa a adoção de estratégias de relacionamentos que nenhuma outra concorrente dispõe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com