TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Por:   •  4/6/2018  •  Bibliografia  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade do Vale do Itapecuru-FAI

Bacharelado em Administração

Planejamento estratégico de uma micro empresa de Caxias-MA

Tayná Amaral Borges

Caxias

2017

Tayná Amaral Borges

Planejamento estratégico de uma micro empresa de Caxias-MA

  1. Projeto de pesquisa apresentado a Dra.Francigelda como requisito da displina TCC I.

Caxias-MA

2017

1 JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa tem como objetivo estudar o planejamento estratégico de uma micro empresa em Caxias-MA do ramo de móveis e eletrodomésticos que atua no mercado há 16 anos e tem como presidente fundador Sr.Francisco Ednaldo.

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

O Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativa. O planejamento estratégico visa antecipar o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.

Planejamento é um processo que apresenta os caminhos a seguir, de modo mais eficiente eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos. O planejamento é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente. Trata-se de um processo contínuo durante o qual são definidos e revisados a missão da organização, a visão de futuro, os objetivos e os projetos de intervenção que visam a mudança desejada.

O planejamneto permite que todos esforços realizados pela organização, em qualquer área tenham unidade e sejam coerentes com o objetivo único de obter um desempenho superior. É necessário que os servidores e gestores conheçam os objetivos a serem alcançados para que possam internalizá-los e comunicá-los adequadamente. Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão, valores, objetivos, metas.

A missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser, seus clientes e o serviço que presta, a missão define o que é a organização atualmente, seu propósito e como pretende atuar no seu dia a dia, a missão cria um clima de comprometimento entre colaboradores e com o trabalho que é realizado. A visão define o que a organização pretende daqui há alguns anos, ela representa as ambições da organização e o quadro futuro que ser pretende atingir em um determinado período futuro. Valores são ideias das quais se constroi a organização, representa a cultura da organização e como ela atua no seu cotidiano. Objetivos são áreas de atividades nas quais o alcance dos resultados é necessário. Metas são utilizadas para acompanhar, melhorar os resultados e o desempenho da organização ao longo do tempo.

Contudo a pesquisa pretende analisar se a organização está alcançando seus objetivos principais e verificar se o planejamento está atingindo sua evolução esperada considerando a relevância dos fatores externos e internos.


2 PROBLEMA

Como está a organização hoje? Como ela está se desempenhando em relação aos clientes e à concorrência?

3 HIPÓTESES

Foco sobre aquilo que é estrategicamente importante para a organização no futuro, com objetivos de  longo prazo. Os indicadores devem mostrar se seus produtos e serviços são consistentes com a satisfação do cliente, pontualidade na entrega, participação no mercado, oferecer vantagens em relação as do concorrente.

Os indicadores devem mostrar se a organização pode aprender e se desenvolver para garantir o crescimento, monitorando, por exemplo, índices de renovação dos produtos, desenvolvimento de processos internos, inovação.


4 OBJETIVOS GERAIS

Analisar como a organização pode obter mais vantagens em relação aos seus concorrentes.

Compreender como a organização usa a estratégia como diferencial competitivo.

Verificar o comportamento sistêmico e holístico envolvendo toda organização.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar foco sobre aquilo que é estrategicamente importante para a organização no futuro, com objetivos de longo prazo.

Detalhar o comportamento proativo em relação aos elementos do ambiente externo, de modo interdependente com os elementos do ambiente interno.

6 METOLOGIA

O método de pesquisa a ser utilizado é baseado em estudo de caso, identificando, observando, analisando a organização e todos seus recursos e áreas de atividade.

1º passo: a primeira atividade a ser desenvolvida do processo de planejamento estratatégico consiste em refletir sobre a intenção estratégica da organização em torno de algumas quastões centrais: missão organizacional, visão organizacional, valores organizacionais.

2º passo: definição preliminar do negócio, mercados ou segmentos, o que a organização faz para atender a necessidade e desejos dos clientes; Entender o setor de atuação produtos e serviços.

3º passo: enteder o macroambiente e microambiente organizacional, entender o setor de negócios da organização.

4ºpasso: avaliação da estratégia: revendo o desempenho e resultados e assegurando o rumo do plano estratégico.


7 REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Fundamentos da estratégia

De acordo com Chiavenato(2009), a estratégia é basicamente um curso de ação escolhido pela organização a partir da premissa de que uma futura e diferente posição poderá oferecer ganhos e vantagens em relação a situação presente. A estratégia é ao mesmo tempo uma arte e uma ciência, é reflexão e ação, ou simplesmente pensar para agir e não simplesmente pensar antes de agir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com