TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Por:   •  11/11/2019  •  Artigo  •  4.982 Palavras (20 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 20

Planejamento Estratégico: Um Estudo nas dificuldades da gestão de produção de móveis planejados.

RESUMO

A ideia de planejar não é nova nas organizações. A necessidade de organizar atividades, orientar o trabalho de pessoas ou formalizar um orçamento fez com que as organizações incorporassem o conceito de planejamento à sua vida. O planejamento estratégico é utilizar o mínimo de recursos possíveis para alcançar os objetivos desejados com eficiência, Revela a melhor maneira de identificar as dificuldades da gestão na produção, onde os conceitos de planejamento estratégico ajuda a empresa elaborar, implantar e praticar funções que venha agregar o ambiente organizacional e suas dificuldades. Fortalecendo a organização tornando mais competitiva.

PALAVRAS-CHAVE: Planejamento Estratégico. Competitividade. Resultados Operacionais.

_________________________

INTRODUÇÃO

                    O planejamento é muito mais que a projeção de ações no calendário. Na verdade, essa é apenas uma pequena etapa do processo. O administrador deve lidar com os vários tipos de planejamentos o estratégico, tático e operacional, neste momento é de reflexão sistemática sobre os negócios da empresa - sua trajetória e situação atual, suas forças e fraquezas, o contexto mercadológico em que estão atuando, as oportunidades e ameaças, caminhos alternativos para expansão, fatores limitantes dos processos de produção e, finalmente, os próprios anseios e objetivos de seus acionistas.

                É essa reflexão que trará à tona aspectos que não são identificados no sufoco vivenciado pelas pessoas em seu dia - a - dia. São riscos não identificados e ou não avaliados, oportunidades não mapeadas ou não valorizadas, despesas desnecessárias não eliminadas, investimentos não realizados nos momentos oportunos, mudanças nos hábitos da produção não monitorados. Aspectos cuja análise e tratamento pró - ativo são fundamentais para o crescimento sustentável da empresa.

Para a elaboração de um Planejamento Estratégico, existem diversas metodologias através da revisão bibliográfica. Neste trabalho será apresentado a que por entendimento, seja a mais indicada para o caso estudado, verificando - se ao longo do tempo o impacto de seus resultados.

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Estratégia diz respeito a ser capaz de posicionar - se corretamente frente às situações, principalmente quando se está diante de incertezas e turbulência do ambiente. Planejar estrategicamente, então, significa pensar a organização como um todo em sua relação com o ambiente, numa perspectiva de futuro. A seguir as a evolução do Planejamento Estratégico e sua implantação como ferramenta de alta necessidade nas organizações.

Foi somente a partir de 1903, com a Administração Científica de Taylor, que surgiu o primeiro estudo científico dos métodos de gestão apresentado na forma de uma teoria, mesmo considerando a existência de empresas e de sua gestão sob forma embrionária desde os primórdios dos tempos (Ferreira, Reis & Pereira, 1997).

        Para Taylor a organização e a administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo a ciência: a Ciência da Administração. Como pioneiro, o mérito de Taylor reside em sua contribuição para encarar sistematicamente o estudo da organização. O fato de ter sido o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho, incluindo tempos e movimentos, a estabelecer padrões de execução, treinar os operários, especializar o pessoal, inclusive o de direção, instalar uma sala de planejamento, em resumo, assumir uma atitude metódica ao analisar e organizar a unidade fundamental de trabalho, adotando esse critério até o topo da organização, tudo isso eleva Taylor a uma altura não comum no campo organizacional. Com o passar dos anos Taylon teve seus seguidores, Henry Ford (1863 - 1947) é visto como um dos responsáveis pelo grande salto qualitativo no desenvolvimento organizacional atual. Ciente da importância do consumo em massa, lançou alguns princípios para agilizar a produção, reduzir os custos e o tempo de produção.

        Frank Gilbreth (1853 - 1931) seguiu um percurso similar, embora independente da de Taylor. Abdicou de estudar no MIT para ser auxiliar de pedreiro. Defensor da maioria dos princípios da Administração Científica, como a divisão do trabalho, seu objetivo básico era descobrir a melhor forma de trabalhar.

        Lilian Gilbreth (1878 - 1961) lançou uma tese, A Psicologia da Administração, que foi um dos primeiros estudos sobre o homem na indústria. Lilian considerava o ambiente e as chances dadas aos funcionários essenciais para o aprimoramento da produtividade.

        Henry Lawrence Gantt (1861 - 1919) trabalhou com Taylor na Midvalle Steel Co. Desenvolveu métodos gráficos para representar planos e possibilitar melhor controle gerencial. Destacou a importância do fator tempo, custo e planejamento para realização do trabalho.

        Harrington Emerson (1853 - 1931) foi um dos principais colaboradores de Taylor, tendo procurado simplificar a metodologia de aplicação da Administração Científica, com o propósito de torna - lá acessível a um número maior de organizações. Algumas de suas propostas o colocam entre os precursores da Administração por Objetivos, como, por exemplo, a ênfase que dá ao desenvolvimento de um plano - especificamente voltado para alcançar maior eficiência.

        Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho dos operários. Suas ideias preconizavam a prática da divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica.  

 

1.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ATUALIDADE

                

No passado, o processo de administração estratégica era influenciado em grande parte pelo departamento de planejamento das Organizações. Pessoas desses departamentos eram envolvidas pelo projeto e implementação dos sistemas de administração estratégica dentro de suas Organizações. Entretanto, mais recentemente, os departamentos de planejamento perderam algumas de suas influências. Isso não significa que o administrador execute o processo de administração estratégica independentemente. Pelo contrário, o empreendedor bem sucedido nessa área geralmente esboça um processo de administração estratégica que envolve membros de diversas áreas e diferentes níveis da Organização, o chamado “trabalho em equipe”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com