TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrátégico

Por:   •  18/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

A definição de planejamento é bastante ampla, mas em geral podemos dizer que é um processo desenvolvido para alcançar de forma mais eficiente, efetiva e eficaz uma determinada situação desejada futuramente, ou seja, um conjunto de ações pensadas e desenvolvidas para alcançar um ou mais objetivo. Nem sempre o planejamento vai de acordo com as vontades dos executivos das empresas, ele é um processo contínuo de tomada de decisões a partir do conhecimento da empresa e do estabelecimento de metas e objetivos. O processo de planejamento é mais relevante do que seus resultados, pois ele é composto por ações interligadas e interdependentes que visão atingir os objetivos preestabelecidos.

O planejamento é dividido em princípios gerais e específicos, sendo os gerais a contribuição aos objetivos, ou seja, hierarquização dos objetivos, precedência do planejamento que é a definição do que e como vai ser feito, maior influencia e abrangência que representa mudanças em setores de tecnologia, pessoas e sistemas para fim de alcançar os objetivos e o principio da maior eficiência, eficácia e efetividade que visa maximizar os pontos fortes e minimizar os prontos fracos. Princípios específicos, planejamento participativo requer o engajamento de todas as áreas da empresa, planejamento coordenado todo o processo deve estar interligado, planejamento integrado define o fluxo do processo e planejamento permanente, a empresa deve estar sempre planejando para acompanhar o mercado.

São três as filosofias do planejamento, satisfação que pressupõe esforços mínimos para alcançar resultados suficientes, filosofia da otimização que visa fazer mais do que o suficiente, fazer o melhor possível através de técnicas matemáticas e estatísticas, e por ultimo a filosofia da adaptação que busca o equilíbrio interno e externo dentro da empresa depois de mudanças realizadas pelo processo de planejamento.

Partes do planejamento são, o planejamento dos fins onde se define o estado futuro desejado pela empresa. Planejamento dos meios que basicamente é a definição de ações que serão feitas para alcançar os objetivos, planejamento organizacional que é a esquematização dos processos, planejamento de recursos que é dimensão e direcionamentos de recursos humanos, tecnológicos e matérias disponíveis e por ultimo planejamento da implantação e do controle que é o ato de planejar a implantação do processo de planejamento e também da avaliação dos resultados.

Tipos de planejamento, estratégico que diz respeito a estabelecimento de objetivos e seleção de ações a serem tomadas de forma a otimizar o processo, é de suma importância o conhecimento profundo da empresa para realiza-lo pois afeta-a de forma geral, planejamento tático diz respeito a ações tomadas para a realização de um determinado objetivo e o planejamento organizacional que é a formalização em documentos do planejamento tático. Suas principais diferenças estão em graus de prazo, amplitude, riscos, atividade e flexibilidade.

Empresa como sistema, um sistema é basicamente um conjunto de partes interdependentes, como vimos até então o planejamento estratégico tem praticamente a mesma função, tornando uma empresa este conjunto de partes interligadas na busca pela realização de um ou mais objetivos.

  2. Debater os níveis e os tipos de planejamento e sua aplicação nas empresas.

Planejamento estratégico é feito em longo prazo e engloba toda a empresa sendo seu nível mais alto e profundo, onde suas estratégias e objetivos afetam a empresa como um todo, assim como seus resultados. Sua aplicação nas empresas geralmente visa à mudança de hábitos e reestruturação da organização. Já o planejamento tático são metas de curto prazo e ações feitas para atingir os objetivos maiores, geralmente envolvendo mais a prática, dentro da empresa é uma parte muito importante do planejamento estratégico. Já o planejamento organizacional envolve identificar, documentar e designar as funções, ele pode ser feito no inicio do projeto, mas deve ser avaliado constantemente e pode ser alterado de acordo com a necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com