TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Administração Aeroportuária

Por:   •  13/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Planejamento e Administração Aeroportuária

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Cleo Marcus Garcia

Nome do estudante:

Data: 15/09/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: 

Quando planejamos a construção de um Terminal de Passageiros, nos deparamos com uma questão crucial, que é a definição de sua configuração e tamanho. Além do histórico de tráfego aéreo, cada aeroporto tem a sua própria combinação de características individuais que devem ser consideradas na sua configuração e dimensionamento das instalações. Da mesma forma, cada companhia aérea que serve um aeroporto tem procedimentos internos, políticas e critérios de pessoal que influenciam planejamento da instalação. Algumas das considerações de base que podem ter impacto significativo no planejamento e projeto de um terminal de passageiros em aeroporto devem ser discutidos antes de sua execução, com base nesta afirmação descreva em um texto de no mínimo 7 linhas alguns itens que devem ser levados em consideração para definição da Configuração e Tamanho de um Terminal de Passageiros, justificando sua definição. (3 pontos)

R: A configuração do sistema de um terminal de passageiros,m é parte fundamental para operação aérea naquele local. Para definir a configuração e o tamanho de um terminal de passageiros, devemos levar em consideração o tráfego aéreo na região, a área de manobras para as aeronaves que estimam que operem naquele determina aeroporto, assim como estacionamento e pátio de estacionamento para aeronaves, estabelecer um Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio, aspectos ambientais e barreias de blast, facilidades aos pedestres em frente ao terminal, facilidades aos veículos em frente ao terminal, vias de acesso e saída: vias para o Terminal e outras facilidades, área de Estacionamento (Standby): Táxi e veículos de turismo, área de Interligação com outros modais: estação de metrô/trem, assim como planejamento de segurança e acessibilidade ao local.

Questão 2: 

Com um foco em reduzir o consumo de energia, a Vinci Airpots, uma empresa internacional do setor aeroportuário que opera 34 aeroportos pelo mundo entre eles 12 na França, 10 em Portugal (incluindo o hub de Lisboa), três no Camboja, um no Chile (o Aeroporto Internacional de Santiago), realiza auditorias energéticas que identificam o potencial de economia. Indicadores de monitoramento de consumo também são utilizados a fim de avaliar a eficácia das medidas implementadas. Medidas concretas já foram tomadas, inclusive instalando iluminação LED nos terminais, a instalação de detectores de movimento, otimizando a iluminação com sensores de luminosidade e garantindo operadores detalharam controle sobre os sistemas de aquecimento e ar condicionado. Muitos aeroportos para alcançarem o selo de “Green Airport” estão adotando soluções ambientais que trazem benefícios econômicos e a imagem da empresa. Neste sentido faça uma pesquisa e apresente algum projeto ou solução ambiental implementada por um aeroporto a nível mundial que tenha apresentado resultados benéficos ao meio ambiente, devendo indicar a fonte da pesquisa e em um texto entre 10 e 20 linhas. (4 pontos)

R: Em uma sociedade consumista e produtora de milhares de toneladas de lixo diariamente, que contamina e degrada o meio ambiente e torna cada mais nossos recursos mais escassos, medidas ecologicamente sustentáveis são cada vez mais necessariamente para um futuro sustentável. O Rio de Janeiro é um exemplo de uma grande medida adotada que vem se difundindo mundialmente nos aeroportos, o telhado do terminal Santos Dumont, por exemplo, é um imenso coletor de água com quase 10 mil metros quadrados e com capacidade de 1 milhão de litros de água da chuva, basta uma hora e meia de chuva forte para encher o reservatório, que permite suprir a demanda dos banheiros do aeroporto durante 37 dias –torneiras e duchas higiênicas, no entanto, seguem abastecidas com água potável. São 53 mil litros por dia. Essa economia equivale ao abastecimento diário de, por exemplo, 440 famílias com consumo médio de 120 litros de água cada um. É notória a importância desse tipo de projeto, onde todos ganham, sendo muito viável tanto ecologicamente, como economicamente, pois são economizados R$26.000,00 reais por mês com água tratada e uns alguns anos, o investimento já é recuperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (343.1 Kb)   docx (74.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com