TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e produção

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Podemos definir que é a atividade de prever quais os recursos necessários para empregar na execução do processo de produção. Tem como tais objetivos, traçar de maneira racional como utilizar tais recursos, corrigir erros e distorções, para que se possam obter resultados satisfatórios.

Planejar e controlar são garantir de quais os recursos devem ser utilizados, em qual momento devem ser empregadas, qual a quantidade necessária e qual o seu nível de qualidade adequado.

Existem alguns tipos de planejamento e controle da produção que são frequentemente utilizados nas empresas e que merecem destaque: planejamento e controle da capacidade produtiva, de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in time (JIT), de projetos e finalmente, planejamento e controle da qualidade.

Por meio desse processo de planejamento, a empresa consegue redução nos custos, obter altos índices de produtividade e lucratividade, poucas falhas no processo com maior perfeição e rapidez.

DEFINIÇÕES DOS TIPOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Planejamento e controle da capacidade produtiva: determina qual será o período de tempo para se produzir, sem que haja interferência nas condições normais da produção.

Planejamento e controle de estoque: consiste em controlar o estoque mínimo e o mesmo manter a sua movimentação contínua, impossibilitando desperdícios, prejuízos financeiros, e principalmente, que não hajam pausas durante a produção. Com isso, a um grande aumento na demanda e no fornecimento de materiais.

Cadeia de suprimentos: consiste em trazer benefícios como: velocidade, confiabilidade, flexibilidade, custos reduzidos e qualidade. Envolve também no fornecimento de matérias-primas, compras, gestão de distribuição física, logística até a gestão de materiais.

MRP: consiste em controlar e calcular a quantidade de matéria-prima que será utilizada no decorrer da produção. Determina o tempo e ajuda as empresas a fazer cálculos de volume.

MRPII: consiste em monitorar e planejar os recursos de uma empresa de manufatura: manufatura, marketing, finanças e engenharia.

Just in time (JIT): é uma maneira de disciplina, que consiste em melhorar a produtividade e eliminar desperdícios, a fim de se obter uma produção eficaz de menor custo, com o fornecimento mínimo e necessário de componentes, na qualidade correta, no momento e nos locais certos, sem a necessidade de utilização em excessos de equipamentos e materiais.

Planejamento e controle de projetos: tem como finalidade colocar em prática o que foi planejado, e que possa atingir os objetivos previstos com eficiência e segurança. É compreender o ambiente tanto externo quanto interno e definir quais objetivos e estratégias que serão executados. Vale ressaltar, que tudo deve ser executado conforme o planejado.

Planejamento e controle da qualidade: nada mais é que a qualidade do produto. É um requisito essencial para a satisfação do cliente uma forma de desafio para o mercado competitivo, conforme os padrões de qualidade.

CONCLUSÃO:

Atualmente, as empresas utilizam várias ferramentas para se planejar e controlar um processo de produção, definindo estratégias de acordo com informações. Não importa o tamanho da empresa, e sim, como se posicionar em relação a tais problemas durante uma produção. É saber seguir regras, verificar o tempo necessário e adequado para se produzir, qual a quantidade dos recursos no geral, etc., para que não ocorram eventuais riscos.

Vale lembrar que, riscos podem acontecer durante o processo produtivo. Pra isso, devem-se monitorar cuidadosamente todos os setores envolvidos. Adotar canais de informações e pessoas responsáveis para as execuções, para que tais problemas sejam resolvidos de forma rápida, ou que possam surgir futuramente.

Que no final de tudo, o cliente, não seja prejudicado e que sua insatisfação não comprometa a imagem da empresa, pois o mercado está crescendo e a competitividade também. Quanto menos custos, erros e desperdícios, menores será perda do cliente.

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

Com o impacto da competitividade entre as empresas, tanto de nível nacional quanto mundial, o sistema de programação da produção com capacidade finita, pode sofrer possíveis implicações durante a sua implantação nas estratégias das empresas.

Na busca desta competitividade, o PPCP acaba se tornando uma área de maior importância e que tem como prioridade tomar decisões, reduzir custos, melhorar os serviços prestados ao cliente e que são de sua percepção (velocidade nas entregas, pontualidade nos prazos acordados e aumento na flexibilidade da sua demanda e dos seus recursos produtivos).

Conclui-se então, que o sistema de PPCP é uma área de decisão, que consiste planejar e controlar o processo produtivo, a partir dos recursos disponíveis, garantindo atender a demanda dos clientes.

Além disso, para ajudar o sistema a ter maior funcionalidade e precisão nas informações, existem softwares, que além dos já existentes, há também alternativas para ajudarem nas tomadas de decisões, como por exemplo, o MRP4.

Nos sistemas de PPCP, há quatro determinantes fundamentais de desempenho, para a tomada dessas decisões: os níveis de volumes, os níveis de utilização e de capacidade produtiva, os níveis de atendimento à demanda dos clientes e a reprogramação da produção.

Outro fator de desempenho do sistema PPCP é o impacto do desempenho da manufatura acompanhado pelos seus objetivos: custo, qualidade do produto, velocidade na entrega, pontualidade nos prazos e flexibilidade de volumes nas entregas.

Em relação às decisões do sistema PPCP, pode-se ocorrer em três níveis: planejamento de longo, médio e curto prazo, a partir de um planejamento hierárquico da produção, com a finalidade de buscar os problemas de maiores proporções e subdividi-las em menores, podendo assim resolve-las sequencialmente.

O sistema também exige implantação de investimentos como: softwares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com