TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estrategico

Por:   •  25/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Tecnologia da Informação

Nossa variável mais importante nos dias de hoje chama-se informação. A informação é uma ferramenta básica para que as empresas modernas tenham sucesso em suas atividades. Para tanto, os computadores são instrumentos perfeitos para armazenarmos estas informações e sempre termos acesso a elas, uma vez que possuem capacidade de armazenamento e processamento de dados.

Cada vez mais as empresas devem estar preparadas, pois vivemos em um tempo de globalização, onde as tecnologias de informação estão sendo disseminados com uma velocidade cada vez maior.

Podemos exemplificar tecnologia da informação como uma área onde seus usuários, tratam a informação, a organização e a classificação de forma a assentir a tomada de decisão em prol de algum objetivo.

O aproveitamento das ferramentas de Tecnologia da Informação na gestão do negócio foi fator primordial para a operacionalização dos processos e sua gestão, permitindo uma melhor assistência da demanda de produtos, conforme exigências dos clientes.

No varejo, a utilização da Tecnologia da Informação tem aumentado cada vez mais e se tornado algo indispensável, uma vez que a auxilia na busca pela maior eficiência no desempenho operacional, redução de custos, e grande competitividade no setor.

Desta forma, cabe enfatizar que não basta ao supermercadista adquirir TI ou apenas automatizar processos; é necessário que esta seja implementada amplamente em todos os setores da empresa e de maneira adequada, ou seja, para realmente possa contribuir para as decisões gerenciais e estratégicas da empresa. Desenvolvendo atividades de consultoria de TI para supermercados, especialmente para empresas de pequeno e médio porte, se pôde notar uma grande carência tanto na adoção da TI, como em sua utilização de maneira adequada. De maneira geral, é verificado que a TI não é adotada ou está sendo subutilizada. Desta forma, na maioria dos casos tem-se a necessidade de inserir a TI na cadeia de valor da empresa, de forma que seus benefícios e sua relevância possam ser explicitados e esta deixe de ser entendida apenas como ferramental operacional e passe a fazer parte da estratégia da organização supermercadista. Percebeu-se ainda uma questão cultural com relação à TI. Isto de certo modo, pelo fato de a arquitetura da TI como um todo não apresentar resultados muitas vezes imediatos ou de curto prazo, criou-se a idéia de certa intangibilidade dos benefícios proporcionados pela TI, pois muitas vezes não basta a aquisição de equipamentos ou sistemas; a implementação e a utilização deles depende de muitos outros fatores, relacionados ao pessoal envolvido, à cultura organizacional e às especificidades regionais e do setor. Este artigo tem como objetivo principal contribuir para uma reflexão e discussão da utilização da TI no varejo supermercadista, seu papel estratégico dentro do ambiente de competitividade e fornecer subsídios para auxiliar na formulação de estratégias voltadas à aplicação da TI no setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com