TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico

Por:   •  16/5/2015  •  Dissertação  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

 Planejamento estratégico da empresa Gráfica Impress

Para realizarmos o planejamento e organização da empresa, iremos listar os eventuais problemas que estão sendo observados negativamente como ponto de dificuldade para o desenvolvimento da empresa, e logo em seguida será listada uma possível solução para o problema analisado. Por fim será explanada uma breve conclusão sobre o planejamento executado para a empresa “Gráfica Impress”, e uma possível proposta de missão, visão e valores, para que seja adotado pela empresa.

Podemos observar alguns problemas na empresa, como por exemplo, a empresa não possui um organograma. E sabemos que é de suma importância um organograma para garantir a agilidade da percepção das áreas de negócios, ou seja, entender quem é o responsável e quais departamentos podem crescer e para onde os colaboradores podem almejar uma evolução. Para tanto, produzir um organograma com as áreas definidas de cada colaborador e deixá-la de fácil visualização pelos responsáveis das respectivas áreas.

Podemos citar o fato de o negócio ser familiar. Ser de confiança não quer dizer ser mais competente. O filho, o sobrinho ou outro parente não são, necessariamente, as melhores pessoas para tocar um negócio. Normalmente os proprietários tendem a deixar cargos de confiança (Diretores e gestores) em mãos de familiares. Nem sempre o familiar pode ser equacionado como uma certeza de confiança, além de que a visão que os funcionários podem ter de partidarismo é fortemente semeada na empresa, na qual seria o time da família (“Donos e gerentes”), contra os funcionários (“Os contratados”).

Outro problema encontrado e muito preocupante é os atrasos na entrega dos serviços. Nada é favorável a um atraso de serviços, ninguém almeja solicitar um serviço de uma empresa, na certeza de que haverá um atraso, na verdade é justamente o inverso.

Outro ponto negativo é que os objetivos da empresa não são formalizados. Todos os objetivos a longo e curto prazo devem ser formalizados em documentos e analisados os pré-requisitos para se chegar a eles, e como estarão formalizados, buscados e executados pela a área responsável por sua realização.

Podemos também perceber que não há um gestor de recursos humanos, sendo esse trabalho feito por um escritório de contabilidade terceirizado. Após a proporção de efetivo e dimensão da empresa, faz-se necessário a contratação de um setor especializado na parte de recursos humanos da empresa, seja em sua contratação, ou em seu gerenciamento, pois a mecânica e logística de controle dos funcionários realizada por uma empresa terceirizada além de ser um gasto desnecessário, dificulta a organização da empresa. Portanto é extremamente necessária a criação desse novo setor.

A empresa também faz recrutamento informal através da indicação de parentes e finalização do processo de admissão através de uma simples entrevista.

Fazendo uma ligação com o que já foi falado sobre negócio família já listado, não é o caso priorizar uma contratação de funcionários por parentesco, pois há muitos riscos que podem proporcionar a contratação dos mesmos, sendo que com um funcionário sem laços familiares esses mesmos riscos não são observados com tanta dificuldade. Bem como a contratação por uma simples entrevista não é a melhor forma de se garantir um funcionário de qualidade. Uma entrevista mais detalhada, um pequeno teste de intelecto, um simples relatório social com informações sobre a família, local de moradia, cursos e serviços prestados do candidato a vaga de funcionário, é muito bem aceito para a admissão de um novo funcionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com