TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico

Por:   •  1/10/2015  •  Artigo  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Os 5 (cinco) passos da implementação de um Planejamento Estratégico

A implantação de um Planejamento Estratégico de uma empresa é de fundamental importância para seu bom andamento e desenvolvimento. Nele é possível entender e perceber o rumo para os alcances dos objetivos traçados e também as mudanças que se façam necessárias para as contingências existentes ao longo processo de execução.

Um Planejamento Estratégico bem definido deve elaborar uma boaMatriz de Coordenação (1), onde serão definidos as pessoas chaves para conduzir o processo de execução da empresa. Esses irão elaborar um Plano de Ação (2)e delegar a outras pessoas de confiança a distribuição das atividades para assegurar a execução desse plano, dando atenção à questão do tempo, as prioridades e recursos necessários.

A Elaboração dos Projetos Estratégicos e Orçamentários(3)  também é de grande importância, pois toda execução de projeto é orientada e consolidada através do capital e recursos material disponível que a empresa possui. Esse fator faz muitas vezes organizações mudarem e adaptarem seu escopo inicial, pois precisam perceber a competividade de seus concorrentes para não ficarem fora da disputa comercial.

Após esses primeiros passos chega a hora da Divulgação do Planejamento para buscar o Compromisso com os demais colaboradores (4) da organização. Esse ponto para nós é considerado o principal para o sucesso do cumprimento das metas da empresa. Pois mesmo que se tenha uma boa coordenação gerencial que determine e delegue um plano de metas coerente e aplicável, mesmo que se tenha uma situação financeira e uma boa estrutura de recursos, sem uma boa equipe de recursos humanos motivada e pró-ativa uma organização não segue um bom desempenho, pois eles são que fazem uma empresa funcionar.

É necessário não só apenas divulgar detalhadamente o planejamento de uma empresa, sua visão, sua missão e sua política, mas também fazer compreender entre todos os colaboradores, pois a identidade organizacional e seu cumprimento sãoimportante para o sucesso de todos.

É importante também revelar a importância do trabalho individual, independentemente do nível hierárquico. A alta direção da organização deve demonstrar aos seus colaboradores que eles são importantes e fundamentais para a conclusão das tarefas, consequentemente das metas. Que a execução do total de uma atividade só é possível com a execução de um conjunto individualizado.

Conquistado a confiança, o compromisso e o comprometimento dos colabradores de uma forma geral, resta apenas Avaliar, Monitorar e Corrigir (5), quando se fizer necessário, os caminhos para alcançar as metas pré-estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com