TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que fazer planejamento estratégico?

Por:   •  20/10/2015  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Com a realização deste trabalho tornou-se possível identificar que a prática do P.E. não é muito comum nas cooperativas, visto que apenas 35% da amostra já o realizaram.

Aspectos em que as organizações que realizam ou não o P.E. não divergem

• Papel da cooperativa no agronegócio – não há divergência significativa entre os dois grupos de cooperativas, sendo que de forma geral as cooperativas são responsáveis por recepcionar, processar e comercializar a produção dos cooperados.

• Idade - A idade média das cooperativas é semelhante, independente ou não de terem realizado o P.E.

• Importância do P.E. – Todas as cooperativas, independente ou não de terem realizado o planejamento estratégico, consideram esta técnica importante para a organização.

• Estratégias adotadas – De modo geral, as cooperativas têm adotado como principais estratégias a formação de centrais ou a participação efetiva na mesma, a diversificação de produtos ou negócios com a participação de empresas comerciais e a terceirização de alguns de seus serviços.

Aspectos em que as organizações que realizam ou não o P.E. divergem

• Nível de importância aos temas de gestão – As cooperativas que realizaram o P.E. atribuem maior importância para aos aspectos de gestão, destacando a importância dada à avaliação dos resultados, captação de recursos financeiros e comunicação com agentes financeiros e parceiros.

• Número de cooperados e funcionários – Conclui-se que as cooperativas que realizaram o P.E. possuem um número bem mais elevado de cooperados e funcionários do que as que não realizaram o P.E.

• Resultados financeiros – O grupo de cooperativas que realizaram o P.E. são maiores em estrutura, possuem um faturamento maior e por conseqüência obtém maiores sobras.

• Definição dos componentes estratégicos – Conclui-se que a declaração formal destes componentes ocorre bem mais nas cooperativas que realizaram o P.E. do que nas cooperativas que não o realizaram, dando destaque para a definição de missão e valores, que ocorre em 90% das cooperativas que realizaram o P.E. e em 30% e 23% respectivamente nas demais cooperativas.

É importante ressaltar que devido ao devido ao tamanho da amostra analisada, os resultados não podem ser usados para descrever todo o universo.

Parte das organizações que realizaram o P.E. alcançaram todos os resultados esperados em um planejamento estratégico, tendo como principais resultados a definição da missão dos objetivos e das metas.

Em relação a impacto percebido pelas cooperativas em cada tema de gestão após a realização do P.E. conclui-se que em nenhum tema foi sentida alguma piora. Os aspectos que tiveram maiores melhoras foram: gestão do fluxo de caixa, no planejamento das ações, identificação do público alvo, comunicação com parceiros e motivação.

Desta forma conclui-se que o planejamento estratégico é uma ferramenta de grande utilidade para o desenvolvimento das vantagens competitivas das cooperativas de leite brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com