TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo gerenciais

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 11

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.[pic 1]

Ariane ferreira de Oliveira – RA: 9434576196

Eliane da Silva – RA: 9437560760

Maria Simone Silva Araujo - RA: 2895604487

Wilza Da Silva - RA: 1299523932

Tutora a distancia : Profº Mauricio Sodré

DESAFIO PROFISSIONAL

São Caetano Do Sul

25/05/2015

SUMÁRIO

Introdução        03

Passo I        04

Descrição para entrevista        05

Passo II        06

Passo III        10

Observação        10

Passo IV        12

Referências        13

Introdução

A Lopes & Lopes, organização do segmento de construção civil, foi aprovada no processo de licitação há um ano, se tornando responsável pelo canteiro da obra do viaduto Martelli Videira no interior do Rio Grande do Sul. O viaduto vai melhorar o problema do transito na região e vão beneficiar mais de 50 mil habitantes, inclusive com a geração de emprego na cidade. A construtora tem prazo de 18 meses para entrega do projeto junto aos órgãos competentes. A organização tem um quadro efetivo de 200 profissionais de diversas áreas técnicas e operacionais, sem contar os 300 terceirizados sob sua corresponsabilidade. A obra do túnel Martelli Videira, foi paralisada há dois dias, depois de um colaborador ter sofrido acidente, após trabalhar 10 h. seguidas, para suprir o horário de alguns colegas de trabalho que pediram demissão. O colaborador acidentado recebeu todo o cuidado necessário, sempre acompanhado por um profissional da área de Recursos Humanos da organização e foi afastado por um período de 30 dias até sua total recuperação, quando retornará as suas atividades. Os colaboradores alegam que o acidente ocorrido com o colega foi o estopim para deflagrarem a greve. A Lopes & Lopes construtora, trabalha de acordo com a lei nº6514, que altera a CLT; portaria nº3. 214 que cria as normas regulamentadoras e com as normas que afetam o trabalho na construção civil (NR06 – NR07 – NR09e NR18). Os trabalhadores paralisaram a obra reivindicando reajuste salarial imediato de 8%, melhores condições de trabalho e dos equipamentos para proteção e segurança no trabalho (40% das luvas e máscaras respiradoras gastas ou vencidas), além da contratação de 5% a mais do quadro efetivo de mão de obra, para suprir constantes pedidos de demissão, principalmente no cargo de mestre de obras, que coordena as atividades dos demais profissionais.
As equipes de trabalho são divididas em turnos no canteiro de obras, e o trabalhador da construção civil tem carga horária de trabalho de 44 horas semanais. Um turno inicia-se as 05:00 horas da manhã e encerra as 13:00 horas; o outro inicia as 10:00 horas da manhã e encerra as 18:00 horas. A data base do dissídio da categoria é junho, porém os trabalhadores exigem reajuste imediato. Diante desta situação, você, que conhece bem o local de trabalho, pois atua em posto no próprio canteiro de obras na área de recursos humanos, tem ótimo relacionamento com todos os funcionários em diversos níveis, foi nomeado pela organização como porta voz e intermediador das negociações entre a organização, ministério do trabalho e o sindicato da categoria.

PASSO 01

Segundo o levantamento, feito junto ao departamento pessoal da nossa empresa,Lopes e Lopes, foi possível detectar,que os cargos que tem havido o maior gap (vãos, lacunas) estão sendo na função de Mestre de Obras, e também entre os colaboradores que atuam nos canteiros de obras.

As reivindicações que estão sendo feita, pelos colaboradores de nossa empresa, são viáveis e possíveis,para que torne a realização do projeto  segura  para a empresa, para os nossos colaboradores, e para os futuros usuários dessa obra.

Visando o objetivo de nossa que é : Desenvolver os nossos trabalhos com segurança, seriedade e qualidade , segue abaixo o plano de recrutamento e seleção dos futuros colaboradores para a nossa empresa.

Podemos recrutar colaboradores, através escolas profissionalizantes que tenham em sua grade de cursos, aprendizagem voltada á área civil , alunos que estão se formando em serventes, pedreiros e mestre de obras, pois assim

Estaremos contratando colaboradores com conhecimento e formação, que nos dará mais segurança no desenvolvimento dos nossos trabalhos.

Tendo a informação do custo de cada um desses profissionais, que são :

-- Servente de Pedreiro: $4,73 por hora = $1.040,00 por mês +$326,00 vale alimentação.

--Ajudante de Pedreiro: $5,12 por hora = $1.126,00 por mês +$326,00 vale alimentação.

--Pedreiro: $6,67 por hora = $1.467,00 por mês + $326,00 vale alimentação.

--Contra Mestre:$9,29 por hora =$2.043,00 por mês +$326,00 vale alimentação.

--Mestre de Obras : $12,88 por hora= $2.833,00por mês + $326,00 vale alimentação.´

É necessário, que se faça a seleção desses profissionais , com urgência e atenção, para que possamos selecionar os melhores que estão para entrar no mercado de trabalho.

O primeiro passo a ser dado é, entrar em contato com as escolas profissionalizantes e formarmos uma aliança com elas ,para que elas nos indique seus melhores alunos que poderão vir a ser nossos colaboradores.

Acredito, que através deste tipo de recrutamento, a empresa só terá a ganhar,

Ganharemos em eficiência, qualidade e profissionalismo.

Segue abaixo, a entrevista para a seleção dos profissionais:

O que você sabe sobre a nossa empresa?

Agora, fale-me sobre você?

O que você acha que pode vir a contribuir para nossa empresa?

O que o emotivo verdadeiramente?

Quais seus pontos fortes?

Quais seus pontos fracos?

Como lida com situações difíceis?

Fale-me sobre algo que tenha feito no ultimo emprego, e que tenha trazido benefícios para a empresa?

Você trabalha bem em equipe?

O que procura em um emprego?

Sugiro que estas perguntas sejam feitas a todos os participantes e no caso dos que serão entrevistados para o cargo de mestre de obras acrescente mais essas duas perguntas por se tratar também de um cargo de liderança:

Considera ter as habilidades para ser um líder?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (270.4 Kb)   docx (267.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com