TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE DE NEGÓCIOS – BH

TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS

RAQUEL FARIA NUNES

1299732098

MICHELLE JORDANE RAMOS

1111111111111

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

NOME DO TUTOR À DISTÂNCIA

BELO HORIZONTE, XX/XX/2013

ETAPA 1

De acordo com Chiavenato (2011, p138), Planejamento é “técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações”. Está relacionada ao futuro, a capacidade de prever possíveis cenários e traçar metas para alcançar novos mercados e sobreviver ao incerto.

O Ministério do Planejamento elabora a cada gestão o Plano Plurianual que visa o planejamento de todas as ações e o destino da verba pública. Um exemplo claro de como o planejamento vai muito mais além do que seu conceito. Trata-se de uma valiosa ferramenta de gestão. Segundo o Manual elaborado para orientar os Ministérios e Secretarias,

“O planejamento pode ser entendido como a escolha consciente de ações que aumentem as chances de obter no futuro algo desejado no presente. É uma atividade que orienta possibilidades, arranjos institucionais e políticos. Planejar é um processo, enquanto o plano é registro momentâneo deste processo e o planejador é seu facilitador. Quando um governo planeja, os propósitos devem ser claros e compatíveis com os princípios e diretrizes estabelecidos pela Constituição, emanada da soberania popular. Neste sentido, o planejamento público é diferente do privado, pois os resultados do segundo são medidos pelo lucro empresarial.” (BRASIL, 2011)

Corroborando com esta afirmativa, Salgado e Vendramini (2003) conceituam da seguinte forma:

“Planejar significa interpretar a missão organizacional aos estabelecer os objetivos da organização e dos meios necessários para a realização desses objetivos com o máximo de eficácia e eficiência. Planejar significa olhar para frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã. O Planejamento constitui hoje um componente essencial em qualquer tipo de organização ou atividade. O planejamento pode estar voltado para a estabilidade no sentido de assegurar a continuidade do comportamento atual em um ambiente previsível. Também pode estar voltado para a melhoria do comportamento a fim de assegurar a reação adequada a freqüentes mudanças em um ambiente mais dinâmico e incerto. Pode ainda estar voltado para as contingências no sentido de antecipar-se a eventos que possam ocorrer no futuro e identificar as ações apropriadas para quando eles eventualmente ocorrerem.”

No entanto, não basta apenas entender o conceito de Planejamento. É necessário ser um profissional que incorpore estes conceitos e se antecipe aos acontecimentos com atitudes pró-ativas e empreendedoras.

Ao ler os artigos de Roberto Shinyashiki e Paulo Roberto dos Santos (2013) pode-se inferir que, diante de um mundo de incertezas e em constante movimento, o profissional do futuro precisa se antecipar. Para se antecipar é preciso planejar. Traçar um plano e definir metas.

O primeiro passo é tomar gosto pelo aprendizado, pois sua formação é contínua e multifacetada. Segundo é estar conectado: com as tecnologias, com as pessoas e com as novas tendências, de preferência a nível mundial; o intercâmbio de culturas e novas ideias é o respiro para as empresas que caminham para uma possível estagnação, mas vêem no jovem administrador a oportunidade de modernizar e inovar. Terceiro é ser flexível, adepto a novas mudanças, empreender, sempre mantendo a mente inquieta e criativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com