TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Por:   •  6/9/2016  •  Monografia  •  2.962 Palavras (12 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

PRODUÇÃO TEXTUAL DAS DISCIPLINAS: Empreendedorismo, Planejamento estratégico e sistema de informações e direito empresarial.

[pic 2]RIO DE JANEIRO

2016

PRODUÇÃO TEXTUAL DAS DISCIPLINAS: Empreendedorismo, Planejamento estratégico e sistema de informações e direito empresarial.

Trabalho de produção textual – em grupo – 4° Flex e 5° Semestre

 

Rio de Janeiro

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................pág.3
  2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................pág.5
  1. CONCLUSÃO.........................................................................................pág.13
  2. REFERÊNCIAS......................................................................................pág.16

  1. INTRODUÇÃO

Ao decorrer dos anos, a humanidade vem se preocupando cada vez mais com a inevitabilidade da preservação do meio ambiente. Tal urgência de preservação decorre da deterioração da natureza e do seu uso sem medidas e imprudente. A busca por combustíveis alternativos é um dos caminhos procurados para almejar um alcance menor no impacto ambiental. Hoje o principal combustível usado no mundo é o fóssil, que é representado pelo seguinte grupo de derivados: petróleo, carvão mineral e o gás natural.

FIGURA 1:

[pic 3]

Fonte: Google/ 2016

O gás natural vem sendo uma alternativa menos nociva para o meio ambiente. As reservas mundiais de Gás Natural aumentaram muito nos últimos anos, em uma proporção superior ao aumento do consumo. No Brasil, as reservas comprovadas, evoluíram de 164 bilhões de metros cúbicos em 1997, para 640 bilhões em 2003, Neste mesmo período, o consumo aumentou 300%. Atualmente o consumo diário é de 39,8 milhões de metros cúbicos dia, nas mais variadas formas de uso ou consumo: indústrias, residências, hospitais, na cogeração e geração de eletricidade, e na substituição de combustíveis veiculares líquidos; a esta forma de consumo, ganha a denominação de Gás Natural Veicular - GNV.

A queima do Gás Natural é muito mais completa que a queima da gasolina, do álcool e do diesel. Por isso, os veículos movidos a Gás Natural (Gás Metano Veicular) emitem menos poluentes, tais como óxidos nitrosos (NOX), dióxido de carbono (CO2) e principalmente o monóxido de carbono (CO).

O Gás Natural é sem dúvida, a melhor opção de combustível para utilização em centros urbanos, onde os controles de poluição estão ficando cada vez mais rigorosos, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população.

Em meio a esse contexto abordaremos a empresa de médio porte Biogás, registrada na razão social Whintech comercio de peças Ltda, localizada no bairro de Vista Alegre, na cidade do Rio de Janeiro. Ela é Pioneira no ramo de Gás Natural Veicular, foi fundada em 1998. As técnicas e equipamentos utilizados para a conversão dos carros em GNV foram trazidos da ITÁLIA, e assim, com muita dedicação e persistência, vem difundindo a tecnologia no Brasil. Além da distribuição de equipamentos de GNV para todo mercado, a Biogás também tem uma rede de lojas credenciadas para realizar as instalações.

O funcionário o qual entrevistaremos está na empresa há cinco anos desempenhando o cargo de gerente de vendas. Zulmar Oliveira da Silva é formado em administração de empresas pela faculdade SUAM, sediada na cidade do Rio de Janeiro, desempenha o cargo de gerente planejamento estratégico/ comercial da organização.  

  1. DESENVOLVIMENTO

Questionário:

  1. Qual a missão, visão e valores da empresa?

A missão da Biogás é manter as melhores práticas, afim de ser uma importante e SÓLIDA REFERÊNCIA, para o mercado em formação.

Os VALORES são também desde o princípio, a chave para o sucesso da empresa: ÉTICA, PROFISSIONALISMO e RESPEITO, que são para empresa tão importantes quanto os resultados obtidos nesses vários anos de atuação no mercado.  

  1. Qual o quadro de funcionários da empresa?

A empresa é composta por gerente geral, gerente planejamento estratégico/ comercial, gerente de estoque/ marketing, gerente financeiro/ contabilidade/ RH, um auxiliar de informática, um auxiliar financeiro, dois estoquistas, dois vendedores internos/ atendentes balcão e três vendedores de rua.

  1. Quais são suas funções?

O gerente geral         é o dono que sistematiza todo o processo. O auxiliar de informática fica sob a obediência do gerente geral para sustentar toda parte informatizada da Biogás.

O gerente de planejamento estratégico/ comercial é o responsável mapear todo o estado do Rio de janeiro, com seus distribuidores e clientes, traçando rotas de vendas para cada vendedor a fim de atender a todos os parceiros. Coordena a equipe de vendedores, internos e externos, busca novos parceiros para distribuir as peças vendidas pela empresa, contato com os fabricantes das peças, a fim de obter novos produtos e melhores condições de preço. Sob sua subalternidade estão os dois vendedores internos, que atendem na loja física da empresa, e os três vendedores de rua que dão a distribuição dos produtos para os parceiros da Biogás.  

O gerente de estoque é detentor de todo inventário do almoxarife, tudo que entra e sai é supervisionado por ele. São subordinados ao gerente de estoque dois estoquistas que operam o programa do controle de material, assim como fazem o trabalho braçal de organizar, descarregar e despachar todas as peças aos vendedores.  

O gerente financeiro/ contabilidade/ RH cuida de todas as finanças da firma, pagamentos e diretos dos funcionários, como gratificações, horas extras e a contratação de novos funcionários. O auxiliar financeiro assessora esse gerente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (329.7 Kb)   docx (228 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com