TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE TAQUARA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EDINEI ANTONIO SCHEIN – RA 447393

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E

 MATEMÁTICA

TUTORA EaD BRUNA CRISTIANE DE SÁ

TAQUARA / RS

2013

SUMÁRIO                                                                                                

Introdução ..................................................................................................................03

Desenvolvimento .......................................................................................................04

2.1 – Sistema de Administração .....................................................................04

2.2 – Administração ........................................................................................04

Fundamentos da Organização ..................................................................................06

3.1 – Missão ...................................................................................................06

3.2 – Visão ......................................................................................................06

3.3 – Valores ...................................................................................................06

3.4 – Objetivos ................................................................................................06

Análise dos resultados ..............................................................................................07

Recomendações Finais .............................................................................................09

Referências ...............................................................................................................10

Apêndice I ..................................................................................................................11

Apêndice II .................................................................................................................12


1 - INTRODUÇÃO

O clima de uma empresa é o indicador do grau de satisfação de seus membros, no que se referem aos diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: política de gestão de pessoas; processo de comunicação; modelo de gestão organizacional (produção, finanças, relacionamento com o mercado e clientes) valorização profissional; missão e identificação com a empresa.

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta objetiva e segura, que busca problemas reais na organização. Por meio dela os colaboradores, de todos os níveis da estrutura organizacional, dão seus pareceres sob a forma de opiniões, avaliações críticas e sugestões, participando ativamente do processo de diagnóstico e melhoria da organização em que trabalha.

Sendo assim, a análise, o diagnóstico e as sugestões proporcionados por este instrumento, são valiosos indicadores para a mudança daqueles aspectos organizacionais identificados como frágeis, manutenção e aprimoramento daqueles identificados como positivos e melhoria da qualidade de vida no trabalho, aumentando-se com isso a produtividade e o nível de satisfação dos colaboradores, com seu trabalho e com a organização propriamente dita, mediante a adoção de novas e mais eficientes políticas de gestão.

“Pesquisa do clima e cultura organizacional é conhecer o passado e compreender o presente para planejar o futuro.”


2 – DESENVOLVIMENTO

A empresa foi fundada em março 1980, por três amigos que tinham um projeto de criar uma gráfica de impressos.  Atualmente a empresa é gerenciada pela família de um dos sócios e conta com 197 colaboradores distribuídos em dois turnos de trabalho. É especializada no desenvolvimento de caixas e embalagens diferenciadas com material de muita qualidade e elevada tecnologia de produção, a empresa consolidou-se entre as principais cartonagens da região, atendendo clientes de muita expressão no mercado.

Recentemente a empresa conquistou o selo FSC. Este selo é a certificação da matéria prima de origem florestal de maior reconhecimento mundial pelos consumidores. Seus conceitos são baseados na sustentabilidade ambiental e social das atividades envolvidas.

2.1 - Sistemas de Administração

A ação administrativa assume feições diferentes, dependendo das condições internas e externas da empresa. Em outros termos, a ação administrativa nunca é igual em todas as empresas, pois varia de acordo com inúmeras variáveis. Não existem normas específicas de administração válidas para todas as situações e ocasiões possíveis. Segundo Chiavenato citado por Likert (2011, p. 282) existem quatro sistemas administrativos: Autoritário-coercitivo; Autoritário-benevolente; Consultivo e Participativo.

2.2 - Administração

A empresa familiar é toda aquela que esteja ligada a uma família durante pelo menos duas gerações. Isto, se essa ligação resulta em uma influência recíproca, tanto na política geral do empreendimento, como nos interesses e objetivos da família.

Ele divide incialmente as tarefas com seu cônjuge, posteriormente, envolvem os filhos nas atividades e operações da firma, muitas vezes de forma precoce, visando melhorar a situação e a condição social de sua família. Cria-se, desta forma, uma sociedade familiar que dera, ao longo dos anos, uma série de questões mais complexas que a simples administração da atividade comercial e industrial.

A empresa utiliza no desenho organizacional o modelo linear onde as decisões são tomadas pelos administradores da empresa, pois têm uma visão global da empresa.

A administração da empresa está divida da seguinte forma:

O filho mais velho e a mãe controlam a área administrativa, ou seja, (contas a pagar e receber, vendas, fiscal, faturamento e do departamento de pessoal).

O filho mais novo controla da área de compras e o pai a área produtiva.

3 - FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO

3.1 - Missão:

“Gerar resultados, dentro da ética e legalidade, para atender as expectativas dos clientes, fornecedores e comunidade. Propiciar trabalho, desenvolvendo nossos colaboradores, pessoal e profissionalmente.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (597.3 Kb)   docx (671.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com