TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.576 Palavras (15 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO IACS

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROCESSOS GERENCIAIS

MARIA ESTELA MAFALDA VILAND – 446997

FRANCINE ROBERTA SCHUCH - 447699

MARLISE MACHADO - 446200

MIRIAN DE CHAVES DA SILVA - 448246

Taquara

2013


RESUMO

Neste trabalho se objetivou em analisar os planos estratégicos que muitas empresas utilizam-se para obter bons resultados, elas agem com base em um planejamento elaborado de acordo com as suas necessidades. Assim o próprio vai determinar metas para que o resultado final seja obtido com êxito.

Após traçar um planejamento é também preciso ter uma direção como função garantidora do processo administrativo. A direção esta relacionada com a ação e como se colocar em marcha e tem muito a ver com pessoas, o principal papel da direção é acionar e dinamizar a empresa e fazê-la funcionar. Dentro da direção podemos ter níveis distintos, direção de nível global, a nível departamental e nível operacional, onde se for seguido com planejamento o sucesso será eminente.

A administração pela sua vez tem como função, assumir toda responsabilidade pela ética do processo, desde os fins pelos quais almeja obter, até a coerência destes fins com os meios utilizados no planejamento. Assim ela se torna estratégica e atua na dimensão do comando, que dá rumo ao empreendimento, que tem a visão em atingir suas metas.

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem em vista sistematizar o processo administrativo de planejar, organizar, coordenar e controlar por meio da elaboração de um planejamento, assim contendo um plano estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária.

Após traçar um planejamento para desenvolver o projeto, hora de por em prática, indo á entidade escolhida pelo grupo para realizar o projeto de extensão universitária.

Levando em consideração alguns pontos negativos expostos pelo grupo para evitar algumas falhas, que na maioria das vezes acontecem, pois essas ferramentas não levam em consideração o psicológico das pessoas envolvidas no projeto como, pensamentos e sentimentos.

Para a realização de todas as etapas do projeto, foi feito previamente um planejamento participativo, aproveitando as ideias de todos os envolvidos da equipe, e adequando a necessidade do projeto. Assim desenvolvendo o projeto com controle e ética.

PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL (ETAPA 1)

De acordo com Chiavenato (2010) comenta que para um perfeito funcionamento, as empresas não agem na base da improvisação, nem podem depender da sorte, tudo deve ser planejado da melhor forma possível, para que nada saia errado. É o planejamento que vai determinar a meta, a execução de um trabalho e o resultado final. Para isso é preciso levar em consideração vários fatores, tais como o cenário atual da empresa, tempo, recursos, envolvimento de pessoas, etc. Há três tipos de Planejamento.

Planejamento Estratégico: é mais amplo e envolve toda a organização, se projetada em longo prazo, às decisões devem ser tomadas baseadas em julgamentos e não em dados, aborda capacidades e potencialidades, seu prazo de conclusão será de dois a cinco anos pela frente. E requer um intenso acompanhamento e avaliações dos resultados alcançados de maneira contínua e ininterrupta.

O planejamento estratégico é composto por sete etapas:

  • Determinação dos Objetivos
  • Análise Ambiental
  • Análise Organizacional Interna
  • Formulação de Alternativas
  • Elaboração do Planejamento
  • Implementação e Execução
  • Avaliação dos resultados

Planejamento Tático: é elaborado em cada departamento da organização, devendo ser subordinado ao planejamento estratégico, é projetado para um futuro próximo, normalmente corresponde ao exercício anual da empresa, ou seja, 12 meses. São planas bem detalhadas, específicas para cada departamento, suas decisões são tomadas sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da organização, as diferenças mais importantes do Planejamento Tático são: Nível de Decisões, Dimensão Temporal e Amplitude de Efeitos.

As decisões no Planejamento Tático podem ser computacionais ou baseadas em julgamentos, a decisão neste processo engloba vários fatores, o tomador de decisão, os objetivos entre outros.

O plano tático divide-se em:

  • Plano de Produção
  • Plano Financeiro
  • Plano de Marketing
  • Plano de Recursos Humanos

Planejamento Operacional: refere-se a cada tarefa em particular, é imediato, em curto prazo, envolvem rotinas diárias, semanais ou mensais, seu problema básico é a eficiência, se preocupa basicamente com o que fazer e como fazer, é composto por uma infinidade de planos operacionais. Classifica-se em:

  • Procedimentos
  • Orçamentos
  • Programas
  • Regulamentos

Segundo Drucker (1985, p. 86):

Planejamento é a tomada de decisão antecipada, algo que podemos. Fazer antes de agir. Pode ser considerado o "plano de voo" que gere o negócio das empresas, definindo as escolhas e caminhos com o objetivo de atingir uma situação futura. E estratégia pode ser considerada como a força principal da empresa para gerar valor.

        

Maximiliano ainda comenta que o planejamento:

É a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo de tomar decisões. As decisões que procuram de alguma forma, influenciar futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro. (2004, p. 38).

De acordo com Shinyashiki (2011), a visão transforma as pessoas, o importante é não pensar como a grande maioria, é destacar-se e não se acomodar após o sucesso, para as pessoas comuns 2015 é um acontecimento do futuro, para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é consequência do presente. O caminho para o sucesso é exercitar o empreendedorismo no dia a dia, pensar em produtos que poderiam melhorar a vida das pessoas e empresas, assim foram criadas as pizzarias para viagem, vídeo locadoras, etc. Quando as pessoas não enxergam adiante, têm de pagar por sua falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (362.4 Kb)   docx (176.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com