TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.994 Palavras (24 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS

FACULDADE ANCHIETA DE TECNOLOGIA

SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

TUTOR EAD: Cintia Maria de Osti

Marta Cristina Nascimento Oliveira – RA 8307763685

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP

SETEMBRO/ 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................. Pág. 03

ETAPA 1

DEFINIÇÃODE PLANEJAMENTO......................................................................... Pág. 04

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO......................................................................... Pág. 04

PLANEJAMENTO TÁTICO...................................................................................... Pág. 05

PLANEJAMENTO OPERACIONAL........................................................................ Pág. 06

COMPARATIVA DAS DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO.............................. Pág. 08

Etapa 2

PROJETO AMBIENTAL – COLETA SELETIVA DE MATERIAL                             RECICLÁVEL  ............................................................................................................. Pág. 09

DESENHO ORGANIZACIONAL............................................................................... Pág. 12

DESENHO DEPARTAMENTAL............................................................................... Pág. 15

MODELAGEM DE TRABALHO ..............................................................................Pág. 17

ETAPA 3

DIREÇÃO NA FUNÇÃO DE GARANTIA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVO..................................................................................................... Pág. 17

PORQUE FERRAMENTAS GERENCIAIS PODEM FALHAR........................... Pág. 19

ETAPA 4

O TRABALHO DO GERENTE EXECUTIVO........................................................ Pág. 21

ADMINISTRAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL.................................................. Pág. 21

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS NA GESTÃO DE PROCESSOS DAS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM ...................................................................... Pág. 22

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... Pág. 23

INTRODUÇÃO

Ao estudarmos os processos gerenciais, podemos compreender todo o universo das empresas, seus níveis hierárquicos, suas tecnologias associadas aos instrumentos, suas técnicas e estratégias para alcançar a produtividade com qualidade e fazendo com que as organizações sejam mais competitivas no mercado.

Podemos compreender também que no passar dos anos, as empresas tiveram a necessidade de promover mudanças e se adaptar ao mundo globalizado.

Houve a necessidade de criação de ferramentas gerenciais capazes de avaliar e gerenciar ações de planejamento, de pessoas e processos em organizações públicas ou privadas referentes a negócios e serviços em todos os tamanhos e ramos de atuação.

Estudar como está o mercado e seu ambiente socioeconômico, analisar e entender quais as mudanças necessárias para criar produtos e serviços inovadores, como praticar valores e antecipar as tendências para se mantiver sustentáveis, são os objetivos das empresas.

Através da criação dessas ferramentas, foi possível distribuir tarefas e responsabilidades, definir cargos e salários, definir objetivos, criação de valores, visão e a missão da empresa.

Podemos verificar também que essas ferramentas também podem falhar, por não conseguirem detectar as variáveis que ocorrem no seu ambiente, entender que o bem-estar, a geração de renda e riqueza, depende cada vez mais do trabalho de administradores capacitados.

Etapa 1

CONCEITO PLANEJAMENTO.

O planejamento constitui a primeira função dentro do processo administrativo, antes da execução de qualquer função administrativa, a administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para alcança-los.

Planejar é projetar um conjunto de ações para atingir um resultado claramente definido, quando se tem plena certeza da situação em que as ações acontecerão e controle quase absoluto dos fatores que asseguram o sucesso no atingimento dos resultados.

Neste sentido o planejamento é dividido em três tipos:

Planejamento estratégico, planejamento tático e o operacional.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento realizado no nível institucional, nível mais alto da empresa, que abrange a empresa na sua totalidade, é caracterizado pelo projeto em longo prazo, quase sempre em torno de 2 a 5 anos ou até mais, dependendo do que é investido pela empresa, se preocupa com as relações entre a empresa e o ambiente de tarefa, exige participação e integração dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos e por meio dos planos operacionais, exige do plano operacional.

Está sujeito à incerteza e o evento imprevisível do ambiente baseia suas decisões em julgamento e não em dados ou informações referenciais.

O planejamento estratégico engloba seis etapas principais: determinação dos objetivos empresariais que é onde a empresa espera chegar, seu enfoque está baseado nos resultados e objetivos a ser alcançados, tornando-se a eficácia a mais importante.

A análise ambiental quevisa compreender o que acontece ao redor do seu ambiente de negócio, para a empresa operar com eficiência e eficácia.

A análise interna da situação e de seus recursos que significa olhar pra dentro da empresa, saber qual a real situação em relação a equipamentos, tecnologia, recursos humanos e deve também analisar suas fragilidades internas.

A geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas, caso a empresa precise mudar sua estratégia inicial; a implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais, acompanhando e avaliando se os resultados foram alcançados.

PLANEJAMENTO TÁTICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (67.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com