TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais e Matemática

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo Piracicaba/SP

Curso Superior de Tecnologia em Logística

DESAFIO PROFISSIONAL

CONSULTORIA EM GESTÃO ADMINISTRATIVA HIPERMERCADO

Disciplinas: Processos Gerenciais e Matemática

Tutor à Distância: Gilberto Morais

Tutor Presencial: Dermivaldo Alexandrino dos Santos

Alex da Silva                 RA:

Aline Vivaldo        RA:

Fernando Dias        RA:

Leonardo Galvão        RA:

Piracicaba, 23 de Setembro de 2015.

Sumário

Introdução        

Passo 1 -Proposta de estrutura Organizacional        

Passo 2 - Plano de Capacitação e Desenvolvimento para Diretores ....................3

Passo 3 - Programa Capacitação e Motivação para o Pessoal Operacional.........4

Considerações Finais.................................................................................................5

Referências Bibliográficas        



Introdução

Este trabalho consiste na elaboração de uma consultoria em gestão administrativa, onde estaremos proporcionando a capacitação e desenvolvimento dos diretores, gerentes e operadores do Hipermercado Hoterdan, instalado na cidade de Piracicaba/SP.

Trata-se de uma empresa regional onde cresceu muito, iniciando suas atividades como supermercado e após vinte anos de trabalho detém 70% do mercado da cidade, seu foco em vendas atualmente é alimentos, eletrodomésticos e eletrônicos.

Essa consultoria estará analisando as operações da empresa e entrevistando todos os colaboradores desde o operacional ao presidente.

A partir dessas analises serão demonstrados a nova modelagem da estrutura organizacional, o plano de capacitação e desenvolvimento que terão um programa motivacional diferenciado, obtendo flexibilidade e adaptação, formando estratégias solucionadoras que atendam os interesses interpessoais e institucionais, compreendendo a missão, visão e o planejamento estratégico da empresa em que trabalha, fazendo com que os funcionários queiram e possam crescer junto com a empresa.

Passo 1 - Proposta de estrutura Organizacional

Após análise da estrutura organizacional, chegou-se a conclusão que será necessário o remanejamento de alguns funcionários, como apresenta o organograma sugerido a diretoria, sendo necessário uma subdivisão dos setores gerenciados.

A sugestão para uma estrutura organizacional condizente com a empresa, é que todos saibam a quem se reportar, e compreender a hierarquia que existe em toda empresa para que não ocorra duplicidade nas atividades por pessoas diferentes e nem ausência de ações.

Quando as funções são bem definidas, ficam claras as responsabilidades de cada indivíduo, ocorrendo assim uma sistematização das atividades e fazendo com que o fluxo de trabalho exista realmente.

Observando os aspectos administrativos e recursos humanos, a consultoria programou treinamentos para compreender melhor as atividades e funções de cada funcionário dentro de seu departamento.

 Organograma Sugerido

[pic 2]

Passo 2 - Plano de Capacitação e Desenvolvimento para Diretores

O plano de ação sugerido pelos consultores prevê atividades que são necessárias para esclarecer as funções e responsabilidades aos cargos que traçam as linhas de orientação e atividades dos colaboradores do Hipermercado.

Foram realizados cursos teóricos e práticos como oficinas que visam o desenvolvimento dos diretores e gerentes da empresa.

Também será tratada a forma correta de como adquirir a cultura e a conscientização sobre o papel social de cada profissional nas atividades da empresa. Com objetivo de preparar a gestão e liderança, onde será desenvolvida a maturidade de seus colaboradores, bem como ter compromisso com as melhorias da empresa, coragem de transgredir as normas estabelecidas a fim de melhorá-las, incentivar seus colaboradores a ultrapassarem os seus limites, motivar a si mesmo e as pessoas a seu redor, propagando a versatilidade nas ações.

Um bom líder situacional deve executar uma excelente habilidade humana, tornar alcançável aos seus colaboradores, objetivos em comum, ter uma boa comunicação e usar o seu poder para garantir os seus propósitos, tornando-os competentes profissionais.


METODOLOGIA

Serão realizados cursos/ oficinas que visem o desenvolvimento crítico dos diretores e gerentes da empresa. Haverá conscientização acerca do papel social de cada profissional em atividade no hipermercado.

Programa de capacitação para diretores e gerentes.

  • Liderança Dinâmica - 8hrs
  • Desenvolvimento de líderes – 16hrs
  • Liderança situacional, com foco na motivação e gestão de conflitos – 6hrs
  • Construção de equipes de alto desempenho – 8hrs
  • Procedimentos Administrativos - 8hrs
  • Planejamento e Estratégia Gerencial – 16hrs
  • Ética e Moral no Trabalho  - 6hrs

Passo 3 - Programa Capacitação e Motivação para o Pessoal Operacional

O trabalho individual á certo tempo vem dando espaço para a realização de tarefas em grupo. Isto ocorre porque as empresas demandam cada vez mais de conhecimentos diferenciados para a obtenção dos resultados almejados, o que leva a formação de equipes de pessoas que se completam.

Investir na sua equipe com cursos de capacitação, treinar o pessoal, não importa quanto tempo estejam na empresa. Todos têm sempre algo a aprender e é muito mais vantajoso investir em cursos, do que ter problemas depois com funcionários desatualizados e sem preparo nenhum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com