TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais e Matemática

Por:   •  24/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSAIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

b[pic 2]

PLANO DE NEGÓCIO

ALUNO

MICAEL DA SILVA DA SILVA - 8345780259

Uruguaiana

2015

[pic 3]

PLANO DE NEGÓCIOS

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

PROCESSOS GERENCIAIS

MATEMÁTICA

AUTORES:

PROFº. CARLOS EDUARDO DE AZEVEDO

PROFª. RAQUEL DE OLIVEIRA HENRIQUE

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para concluir o componente de Processos Gerenciais e Matemática no curso Tecnológico em Logística da Universidade Anhanguera – UNIDERP Uruguaiana.

Uruguaiana

2015

SUMÁRIO[pic 4]

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................................04

2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL................................................................................05

2.1 ESTRUTURA MATRICIAL...............................................................................05

2.2 VANTAGENS........................................................................................................05

2.3 DESVANTAGENS................................................................................................05

2.4 ESTRUTURA MATRICIAL DO HIPERMERCADO HOTERDAN..............06

2.5 ALGUMAS MODIFICAÇÕES...........................................................................06

3 PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES.............................................................................................................................07

        3.1 SISTEMA PARTICIPATIVO.............................................................................07

        3.2 GESTÃO PARTICIPATIVA...............................................................................07

        3.3 EMPOWERMENT...............................................................................................08

        3.4 LIDERANÇA CENTRADA NAS PESSOAS (EMPLOUEECENTERED)....08

        3.5 CONCLUSÃO PARCIAL....................................................................................08

4 PLANO DE CAPACITAÇÃO E MOTIVAÇÃO PARA O OPERACIONAL..............09

        4.1 QUADRO DE PRODUTIVIDADE.....................................................................09

        4.2 COMO AVALIAR ESSA PRODUTIVIDADE.........................................09 A 10

5 CONCLUSÃO......................................................................................................................11

REFERÊNCIAS......................................................................................................................12

1 - INTRODUÇÃO

        Através de processo seletivo, pela empresa varejista HOTERDAN – HIPERMERCADO, eu firmei contrato de colaborador como Diretor Administrativo e Projetos, com a finalidade de desenvolver modelagem da estrutura, capacitação e ou/ desenvolvimento de competências gerenciais (níveis – operacional, médio e estratégico), a fim de planejar, reestruturar estratégica e organizacionalmente a empresa que vem sofrendo á quatro trimestres com a queda em suas vendas.

        A empresa não basta existir para obter o sucesso. Necessita-se de muito estudo de mercado, planos de negócios, estratégias operacionais e vendas, entre muitos outros pontos a ser analisados. E um dos aspectos mais importante é que estes planos sejam cumpridos a risca, de forma idêntica ao plano que se estabelece. Seguindo as regras, normas e diretrizes, minimizamos ao máximo que estes objetivos se frustrem.

        Em uma empresa que trabalha em sincronia com seus planos e metas pré-estabelecidos de forma regrada, vem a alcançar os seus objetivos traçados sem grandes dificuldades. Pois eles foram previamente previstos e a empresa conspira para que eles se concretizem.

         Quando vamos construir uma casa, não decidimos da noite para o dia. Ela precisa ter uma planta da sua arquitetura, necessita de um plano financeiro para viabilizar recursos, precisa de pessoas qualificadas pra construí-las e que saibam como fazer o trabalho, precisa-se de um plano cronológico para estabelecer suas metas a fim de concretizar a sua obra. Uma empresa funciona do mesmo jeito.  Toda a corporação precisa ter metas traçadas

        Precisamos de um plano administrativo que reorganize esta empresa de maneira totalitária. Após estabelecermos estes planos, precisamos arranjar meios que ele se concretize para tornar-se viável. De que maneira? Essa empresa precisa de uma reforma de pessoal, mão de obra qualificada. Há a necessidade de reestrutura os departamentos. Estes departamentos precisam trabalhar em sintonia, pois no momento que um falhar os outros não darão continuidade ao trabalho no mesmo ritmo.

        E para que estas modificações comecem precisamos colocar em prática algumas estratégias que demonstraremos mais adiante.

2 – ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

        A empresa HOTERDAN – HIPEMERCADO está sofrendo uma queda em seus lucros á quatro trimestres, necessitando assim de uma estrutura que possibilite resultados significativos de curto e médio prazo.

        Sendo assim traço meus projetos em uma estrutura matricial que trará resultados em menor tempo e de uma forme menos centralizada. A intenção é que a empresa aprenda a trabalhar em sincronia, harmônica e interindependente.

2.1 – ESTRUTURA MATRICIAL

É denominada matriz ou grade. Muito utilizada em situações na quais complexidade é o maior desafio. Uma estrutura mista em formato de dupla entrada: a organização funcional é verticalizada e a por produto ou projeto é horizontalizada, com ambas se superpondo.

        Na estrutura matricial o gerente de projetos ou de produtos coordena os esforços do pessoal cedido pelas diversas áreas da empresa com pouca autoridade formal. Seu papel dentro da organização em matriz é de integração e coordenação das tarefas e deve assegurar os serviços e recursos fornecidos pelo pessoal de suporte, sobre os quais tem pouca ou nenhuma autoridade formal. O pessoal de suporte lotado nos departamentos funcionais presta consultoria, informações ou fornece recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com