TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais e Matemática

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CAMPINAS – UNIDADE 3

CURSO TECNOLÓGO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

LUCIANA REGINA LUCIO MESSIAS – RA 1221387425

RENATA FIGUEIREDO DA SILVA – RA 1299119127

VERA LUCIA DE OLIVEIRA – RA 1221419217

MARIANA MACEDO RODRIGUES – RA 1225477645

MARIA RAQUEL ORTOLAN MORO – RA 0123502215

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplina: Processos Gerenciais e Matemática

TUTOR EAD: RAPHAEL JHANSEN

CAMPINAS/SP

2015

Sumário

1 - Introdução...............................................................................................................3

2 - Planejamento Estratégico, Tático e Operacional....................................................4

2.1 - Planejamento Estratégico....................................................................................4

2.2 - Planejamento Tático.............................................................................................4

2.3 - Planejamento Operacional...................................................................................4  

3 - Estrutura Organizacional.........................................................................................4

4 - Organograma..........................................................................................................5

5 - Plano de Desenvolvimento e Capacitação de Gerentes e Diretores......................6

5.1 - Desenvolvendo Líderes........................................................................................6

5.2 - Características dos melhores líderes...................................................................7

6 - Plano de Desenvolvimento e Capacitação dos Colaboradores..............................8

7 - Conclusão.............................................................................................................11

8 - Referências Bibliográficas.....................................................................................12

1 – Introdução

Para que uma empresa seja bem sucedida, é preciso que ela tenha um plano de desenvolvimento onde sejam envolvidas todas as áreas, e não somente visar à parte financeira ou de produção. É preciso ver como um todo e se preparar para as contínuas mudanças que ocorrem no mercado, que envolvem organização e capacitação de pessoas.

Neste plano de desenvolvimento, é necessário definir uma boa estrutura organizacional e elaborar planos de capacitação e desenvolvimento para seus líderes.

Com um organograma definido, e uma equipe de liderança bem preparada, o fluxo de tarefas terá uma melhora, pois evitará que diretores ou gerentes acumulem funções e se dediquem ao incentivo, capacitação e motivação de seus colaboradores.

2 - Planejamentos Estratégico, Tático e Operacional.

Desenvolver o planejamento em uma empresa envolve diversas etapas. Apesar de o planejamento estratégico ser o mais famoso na administração, os outros dois têm a mesma importância em um planejamento integrado dentro da companhia.

2.1 - Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa. Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos. Quando elaboramos este planejamento procuramos ter uma visão integrada dos processos e da empresa, por que a empresa como um todo entra nesta etapa.

2.2 - Planejamento Tático

O planejamento tático é diferente para cada área da empresa. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.

2.3 - Planejamento Operacional

O plano operacional coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa.

Um planejamento operacional deve planejar os prazos, metas e recursos para a implantação de um projeto ou tarefa dentro da empresa.

3 – Estrutura Organizacional

Em qualquer organização, é necessária uma estrutura organizacional, e as pessoas precisam conhecer e compreender a estrutura organizacional na qual vão trabalhar.

A estrutura de uma organização reflete diretamente na maneira como a autoridade e como as atividades são distribuídas, e como é feita a comunicação, sem perder o foco dos objetivos da organização a serem atingidos.

Para esta empresa, sugerimos a estrutura organizacional funcional, onde a especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para conquistar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área, portanto, falam a mesma “língua”. 

4 - Organograma

Dentro de uma empresa, as atividades propostas devem ser planejadas e organizadas com clareza para que sejam executadas com eficiência. Para tanto, é necessário que se organize uma estrutura hierárquica que represente a planta da organização; que ilustre cada departamento da empresa com suas tarefas e seus respectivos responsáveis, superiores e subordinados. Essa estrutura hierárquica pode ser representada graficamente por uma figura denominada organograma.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com