TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos gerenciais

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho relata um resumo da história de Cartona e as dificuldades encontradas por três jovens irmãos inexperientes, que tiveram que assumir a empresa da família após um acidente com o pai Sr Ricardo Monegaglia, que dirigiu a empresa por mais de 30 anos, o Sr Ricardo durante sua vida sempre ensinou os filhos, e sempre cultivou uma união entre ele, isso os ajudou no momento de dirigir a empresa e na forma de gestão escolhida por eles.

Descreve a evolução da empresa com o passar dos anos e as várias mudanças de foco decorrente as demandas do mercado e ao avanço tecnológico, também mostra a relação que eles matinha e matem até os dias atuais com os funcionários e fornecedores da empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

Cartona foi fundada no ano de 1927, com a produção de cartão para fotografia de formaturas e casamentos, com o passar dos anos e com o aumento das fotografias criaram os álbuns fotográficos.

Na década de 70 a Cartona lançou álbuns de folhas autocolantes, era uma inovação para os consumidores e na década de 80 se tornou líder de mercado no seguimento de álbuns fotográficos criando o álbum de encaixe chamado de pocket.

Na década de 90 teve uma mudança significativa na política quanto ao comercio exterior uma vez que há quatro décadas era totalmente contra a o regime de importações, mais tiveram que tomar essa decisão devido a elevação na quantidade de correntes que passaram a ter do dia para a noite pulando de dois para 300 concorrentes no mundo.

Nessa época Cartona contava com dirigentes que estavam preocupados com a visão estratégica, para que a empresa pudesse acompanhar todas essas mudança, em decorrência disso a empresa se modernizou passando a ser uma empresa orientada ao cliente e não mais a produção.

No primeiro semestre de 1996 a empresa cartona implantou um novo foco começou a importar produtos da China e do Canadá e no ano de 1997 um inesperado acidente acontece com Sr Ricardo Monegaglia que dirigia a empresa a mais de 30 anos.

A partir desse episódio triste os 3 irmãos mais velho, Rodrigo, Rodolpho e Ricardo assumiram a direção da empresa, apesar do medo e das incertezas, eles, decidiram dar continuidade na empresa que esta na família a mais de 70 anos.

Os três irmãos optaram pelo modelo de gestão compartilhada, o que deu muito certo, pela união entre eles, união que foi muito cultivada pelo pai Ricardo Monegaglia. Quando a empresa era dirigida pelo Sr. Ricardo era uma forma de gestão do tipo centralizadora, pois todas as informações passavam por ele, e a ultima palavra de decisão era somente dele.

Os irmão começaram a organizar a empresa, tiveram que tomar varias decisões difíceis, com o acidente do pai, muitos funcionários deixaram a empresa, por não acreditar no potencial dos irmãos, essa foi uma das dificuldade encontrada por eles, pois os achavam muito inexperientes. Ouviram muitas palavras desmotivadoras mais ainda assim prosseguiram. A primeira ação tomada por eles foi uma reunião com todos da empresa, para que todos se tranquiliza-se tanto os funcionários quanto os fornecedores.

Apesar da boa formação acadêmica deles e experiências que tiveram em outras empresas eles eram inexperiente como diretores, devido essa inexperiência decidiram recorrer à ajuda de consultores para a tranquilidade psicológica de cada um.

Quanto à parte econômica da empresa, entre o ano de 1997 e 1998 eles implantaram varias ações de investimento que foram essenciais para o sucesso dessa gestão, usaram o marketing, fazendo com que a empresa aparecesse muito na mídia, isso foi uma das formas que eles encontraram para continuar no mercado, já que essa década foi histórica na economia nacional, passando por uma grande transição durante um período de abertura do mercado nacional.

A partir do ano de 2002, detentora de 55% do mercado, a Cartona mudou de foco novamente e passou a adotar uma estratégia que visa se manter acesa no mercado atual e aumentar sua rentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com