TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos gerenciais

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.836 Palavras (16 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

 

 

 

 

 

 

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

2° SÉRIE

 

 

 

 

 

 

 

Professor Tutor a Presencial

Michael Molon

 

 

 

Aldoir José Oscar – RA 1776865449 – Tecnologia em Processos Gerenciais

Atamis José Gaievski – RA 0151535583 – Tecnologia em Processos Gerenciais Jean Carlos dos Santos – RA 1919139427 – Tecnologia em Gestão Pública

Maicon Alves dos Santos – RA 1238431593 - Tecnologia em Processos Gerenciais Maitê Montovani – RA 2809666122 – Tecnologia em Gestão Comercial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caxias do Sul, 17 de setembro de 2015

 

 

 

 

AUTORES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Trabalho referente à disciplina  de Tecnologia em Processos  Gerenciais, Tecnologia em Gestão  Pública, e Tecnologia em Gestão  Comercial da “Universidade  Anhanguera”, orientado pelo  professor Michael Molon.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caxias do Sul, 17 de setembro de 2015


 1

 

SUMÁRIO

 

1  Introdução        

2  Determinação dos objetivos        

3  Estrutura Organizacional        

4  Análise Ambiental Externa        

5  Análise Interna        

6  Formação de Alternativas        

7  Elaboração do Planejamento        

8  Planos de Capacitação        

8.1 Desenvolvimento e Capacitação do Presidente, Diretores e Gerentes        

8.2 Desenvolvimento e Capacitação de Supervisores        

8.3 Programa de Motivação para Nível Operacional        

9  Controle de Custos        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão ............................................................................................................................ 16 

 

    Referências Bibliográficas..................................................................................................18

  1. Introdução

 

Este trabalho é um estudo de caso sobre a análise situacional do Hipermercado Hoterdan, localizado no interior da cidade de São Paulo/SP. Por meio de consultoria foram detectadas algumas deficiências dessa organização varejista, que por sua vez está causando perdas consideráveis e que pode levar o empreendimento à perda de mercado. Além de uma nova estruturação do seu organograma, é preciso capacitar seus gerentes e colaboradores a fim de mudar a forma equivocada como desenvolvem o seu trabalho. Portanto todos os níveis da empresa devem passar por treinamentos para melhorar sua eficiência de acordo com seus cargos.

O objetivo deste trabalho foi elaborar a capacitação e desenvolvimento dos diretores e gerentes da empresa Hipermercado Hoterdan a partir dos conhecimentos adquiridos durante as aulas das disciplinas de Processos Gerenciais e de Matemática.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Determinação dos objetivos

 

Através da literatura e de processos desenvolvidos em sala de aula, buscou-se direcionar os ativos tangíveis e intangíveis do Hipermercado, em busca de melhores resultados na produtividade dos colaboradores, diminuição dos custos e consequentemente aumento da receita, levando em consideração a política da empresa, formas de promoção, competências profissionais, entre outros fatores de extrema importância.

Para chegar ao resultado desejado, procurou-se aprimorar os conhecimentos de todos os níveis hierárquicos da empresa, melhorando assim a tomada de decisão do nível estratégico, como a capacidade de resolução de problemas e conhecimento técnico de finanças para o nível tático, além de criar formas de motivação para o nível operacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Estrutura Organizacional

 

[pic 2]

Figura 1: Organograma Hoterdan Hipermercado.

 

  1. Análise Ambiental Externa

 

O Hipermercado Hoterdan está inserido em um ambiente favorável para seu desenvolvimento, pois possui grande fatia do mercado regional e tradição no ramo alimentício a mais de vinte anos. Para conquistar seus objetivos expandindo sua marca para demais regiões é necessário superar desafios, buscando a melhoria contínua na oferta de produtos, nos processos gerenciais e no desenvolvimento de pessoas capacitadas a assumir novas filiais, caso vier se expandir no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (287.8 Kb)   docx (91.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com