TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NA ACADEMIA DE GINÁSTICA PERFORMANCE

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 6

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NA ACADEMIA DE GINÁSTICA PERFORMANCE.

Lucas Mendes Girolometo

  1. INTRODUÇÃO

A gestão financeira nada mais é do que um conjunto de ações e procedimentos administrativos que englobam tanto o planejamento como a análise e o controle das atividades financeiras da empresa com o objetivo de melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido. Mas muitas empresas ainda deixam de utilizar essa ferramenta, e outras vão usando aos poucos conforme o crescimento da empresa.  

Segundo Brigham (1999), a administração financeira é um campo das finanças e envolve a efetiva administração de uma empresa. E pode ser definida como uma técnica ou ciência para administrar recursos, ou seja, ela está voltada para a gestão do dinheiro, dos relacionamentos com as instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governo. (obs: retirado do livro fundamentos da moderna administração financeira, o qual eu possuo em arquivo pdf)

Gitman (2002) considera que a gestão financeira tem a tarefa de gerir o relacionamento de instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos. (obs: retirado do livro princípios da administração financeira, o qual eu possuo em arquivo pdf)

Atualmente para que as organizações possam permanecer atuando perante seus concorrentes e ganharem maior espaço na economia atual a Administração Financeira é uma ferramenta fundamental para que seja possível ter o controle da vida das empresas. E considerando que a maioria das empresas da atualidade se preocupa cada vez mais com a sua atuação no mercado e principalmente com os lucros alcançados, a gestão financeira para essas empresas é essencial.

Segundo Brighan (2001), não existe possibilidade de dominarmos a prática dos processos administrativos financeiros sem conhecermos profundamente a base teórica das finanças, e esse fator que tem sido o causador da falta de sucesso das organizações. (obs: retirado do livro administração financeira teoria e pratica, o qual eu possuo em arquivo pdf)

Quando observamos a administração financeira percebemos que ela tem como objetivo principal  controlar recursos e analisar a situação financeira das organizações, utilizando diversas ferramentas para controle dos resultados alcançados e do retorno dos investimentos realizados. Por isso, todos os conceitos e departamentos dentro de uma empresa estão relacionados à Administração Financeira, já que qualquer tomada de decisão deve ser baseada nos resultados que esta deseja alcançar.

Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colabora com o planejamento, a superação de problemas e a otimização de resultados. E uma boa gestão financeira atua através de um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa.

Desta forma esse artigo se justifica pelo fato de que com o grande crescimento do número de empresas e de proprietários despreparados na área financeira, então através deste artigo queremos demonstrar a importância da administração financeira dentro da empresa e os benefícios que ela pode trazer quando bem utilizada.

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da gestão financeira para e nas empresas. E como objetivos específicos listar os principais conceitos de administração financeira, mostrar quais as principais funções de uma gestão e identificar as ferramentas que podem auxiliar no trabalho do gestor face aos novos desafios que se impõem devido à forte globalização financeira e a competitividade nas empresas.

  1. ASPECTOS METODOLÓGICOS

Para a elaboração deste artigo será utilizado de pesquisas bibliográficas, e estudo de caso através de um estágio supervisionado em uma academia de ginástica.

  1. Local de Pesquisa.

        A pesquisa será realizada por meio de revisão bibliográfica e um estudo de caso a partir das informações coletadas durante o estágio supervisionado obrigatório a se realizar na Academia de Ginástica Performance (telefone 44- 3642-7677), essa empresa está a vários anos na cidade atuando noramo da atividade física supervisionada.

        O presente estudo teve inicio com uma pesquisa bibliográfica que teve como finalidade um maior aprofundamento dos conhecimentos e teorias de gestão estratégica de pessoas e planejamento estratégico, segundo Boccato (2006, p.266) a pesquisa bibliográfica busca a resolução de um problema (hipótese) por meio de referenciais teóricos publicados, analisando e discutindo as várias contribuições científicas. Esse tipo de pesquisa trará subsídios para o conhecimento sobre o que foi pesquisado, como e sob que enfoque e/ou perspectivas foi tratado o assunto apresentado na literatura científica. Para tanto, é de suma importância que o pesquisador realize um planejamento sistemático do processo de pesquisa, compreendendo desde a definição temática, passando pela construção lógica do trabalho até a decisão da sua forma de comunicação e divulgação.

  1. Métodos Utilizados.

Será utilizada a pesquisa bibliográfica e estudo de caso por meio de estágio supervisionado. Será uma pesquisa descritiva e qualitativa.

         Tendo inicio com uma pesquisa bibliográfica que teve como finalidade um maior aprofundamento dos conhecimentos e teorias de gestão estratégica de pessoas e planejamento estratégico, segundo Boccato (2006, p.266) a pesquisa bibliográfica busca a resolução de um problema (hipótese) por meio de referenciais teóricos publicados, analisando e discutindo as várias contribuições científicas. Esse tipo de pesquisa trará subsídios para o conhecimento sobre o que foi pesquisado, como e sob que enfoque e/ou perspectivas foi tratado o assunto apresentado na literatura científica. Para tanto, é de suma importância que o pesquisador realize um planejamento sistemático do processo de pesquisa, compreendendo desde a definição temática, passando pela construção lógica do trabalho até a decisão da sua forma de comunicação e divulgação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (153.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com