TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida

Por:   •  8/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

  Afim de, proporcionarmos melhorias na Empresa, baseando-se no relatório pelas questões realizadas, detectou-se a necessidade de implantação de diversos itens a serem trabalhados.

 A princípio, identificou-se a ausência de incentivos por parte da Empresa X. Para que o ambiente seja agradável, são fundamentais as realizações de ações motivacionais, como, campanhas, palestras, treinamentos e promoções de cargos e salários. Portanto, essas atuações irão refletir para empenho do funcionário em sua capacidade profissional, o que também fluência em lucros e satisfação da Empresa. O não reconhecimento do colaborador em seu trabalho bem feito pode ser totalmente desmotivacional e prejudicial a ambos.  Pensando ainda em questões salariais, reajustes podem ser feitos para cargos específicos, e beneficiar cada colaborador com um aumento ideal. Sabemos também, que os benefícios, além de serem motivadores dentro da Empresa, também são utilitários e agregam na qualidade de vida pessoal e profissional.

  Outro fator importante que necessita de ajuste é o relacionamento da chefia com o colaborador. Está pendente a comunicação e a interação entre ambas as partes, o que afeta diretamente o trabalho e ao retorno benéfico esperado por eles, visto assim, a necessidade de implantação de feedback. Este é importante, pois, trás uma riqueza de conhecimentos e habilidades, o que estrutura uma afinidade entre eles. A ausência dessa relação causa insegurança nos trabalhadores de permanência na Empresa, o que acaba influenciando em seus afazeres e em seus sentidos emocionais durante o expediente.  Muitas dessas incertezas são referentes às leis trabalhistas, que, muitos colaboradores não possuem conhecimentos, e assim, o empregador acaba se “aproveitando” dessa falta de informação. Sabemos que cada Empresa tem as suas respectivas Políticas e Normas, sendo assim, estas precisam ser passadas aos colaboradores com clareza e transparência.

  É preciso frisar que a saúde e prevenção são necessárias para que haja qualidade de vida no trabalho. Sendo assim, é essencial a implantação da SIPAT, nome dado a uma semana de atividades voltadas para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o que influencia diretamente nos resultados da Empresa. Quando essa prevenção não está instalada em determinadas Empresas, corre o risco de falta de lucros, interdição fiscal, marketing prejudicial, perda de colaboradores, entre outros resultados negativos.

  Essa qualidade de vida no trabalho está especificamente relacionada ao nível de harmonia que provém da carreira de uma pessoa. Cada indivíduo tem necessidades diferentes quando se trata de suas carreiras e o nível da sua qualidade de vida no trabalho é determinado pelo atendimento dessas obrigações. Enquanto algumas pessoas podem se contentar com um simples emprego, desde que ele ajude a pagar as contas, outras achariam tal trabalho muito maçante ou com muito trabalho braçal, tornando-o altamente insatisfatório. Assim, as condições para ter uma alta "qualidade de vida no trabalho" variam de pessoa para pessoa. Independentemente de seus padrões, aqueles com uma alta qualidade de vida no trabalho, geralmente, fazem o suficiente para viver confortavelmente, consideram o seu trabalho interessante ou atraente e atingem um nível de satisfação pessoal ou o preenchimento dos trabalhos que eles fazem. Os funcionários que normalmente estão satisfeitos com o seu trabalho, dizem ter uma alta qualidade de vida no trabalho, já aqueles que são infelizes ou insatisfeitos com o seu trabalho dizem ter uma baixa qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com