TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO " SERVITIZAÇÃO: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DA OFERTA DE SERVIÇOS NA INDÚSTRIA”.

Por:   •  9/2/2021  •  Resenha  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS - CCSA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA – GESTÃO INTEGRAÇÃO DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS

TURNO – NOTURNO

MATRÍCULA – 200201560(02.222.05 antiga)

ARÃO VALDEMAR MENDES DE MELO

RESENHA DO ARTIGO " SERVITIZAÇÃO: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DA OFERTA DE SERVIÇOS NA INDÚSTRIA”.

São Luís

2021

ARÃO VALDEMAR MENDES DE MELO

RESENHA DO ARTIGO " SERVITIZAÇÃO: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DA OFERTA DE SERVIÇOS NA INDÚSTRIA”.

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Gestão Integrada de Operações e Serviços do curso de Administração de empresas da UEMA, ministrada pelo professor Railson Garcez.

São Luís

2021

Resenha do Artigo " SERVITIZAÇÃO: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DA OFERTA DE SERVIÇOS NA INDÚSTRIA.

Em síntese, a presente resenha busca correlacionar a gravídica redução do lucro por produto vendido e a rápida imitação dos concorrentes, onde as empresas têm tido dificuldades de sobreviverem como organizações puramente manufatureiras.

Sabe-se que os moldes econômicos e o atual cenário mercadológico vêm valorizando nas últimas décadas a industrialização dos serviços ou a aglutinação de serviços na indústria. No entanto, essa tendência ganha ainda mais força a partir do comportamento exigente que o consumidor vem trazendo em destaque e até mesmo pela ampla variedade de ofertas no mercado, levando sobretudo as empresas a uma busca constante e desafiadora de se distinguir na entrega de valor ao cliente e assim obterem vantagens competitivas.

Por conseguinte, o impulso na tentativa de obter ganhos através dos serviços atrelados aos seus produtos assumem um papel cada vez mais importante na indústria (VARGAS, 2002). Mesmo que o setor industrial já tenha a tempo ofertado serviços, estes eram vistos como residuais, um elevado problema para a venda dos produtos, de onde sobretudo acreditavam vir a maior parte da criação de valor de seus negócios.

 Logo, as ofertas de produtos se concentravam nas grandes expectativas de rentabilidade e posicionamento dessas empresas manufatureiras. Entretanto atualmente as mudanças vieram a ocorrer, com a redução do lucro por produto vendido e a rápida imitação dos concorrentes, as indústrias têm tido dificuldades de sobreviverem como organizações puramente manufaturadas e cada vez mais investem na oferta de serviços, de preferência integrados aos seus produtos, para aumentar suas receitas, agregar valor aos seus negócios e satisfazer o cliente.

Essa padronização chamada de comoditização é constante entre os produtos ofertados, em outras palavras, é a transformação de bens e serviços (ou coisas que podem não ser normalmente percebidos como bens e serviços) em um commodity.Assim a fabricação baseada no produto e no processo têm se revelado relativamente fácil de ser imitada pelos concorrentes, enquanto os sistemas produtos-serviços são menos fáceis de replicar, o que garante maior durabilidade e distinção para as ofertas de uma empresa (Martinez et al., 2010). 

Sobre a  classificação das ofertas de serviços, a adaptação do modelo de Grönroos (2003) apresenta três tipos: o serviço central, percebido como o núcleo, como o serviço que deu origem ao negócio; por outro lado, os serviços complementares tornam possíveis o uso do serviço central e sem eles geralmente não se consegue fazer uso do serviço central; por fim, os serviços suplementares, que são usados por exemplo, para agregar valor ou para fins de diferenciação, possibilitando uma satisfação por parte dos clientes.

Pois bem, Schmenner (2009) traz temas e conceitos e alerta que não é a fusão do produto com o serviço que indica ordinariamente um novo conceito, em contrapartida, existem nesses casos, precedentes anteriores há 150 anos, o que denota atenção e mudança nas estratégias empresariais.

Dessa maneira, ocorre o fenômeno conceituado como Servitização, que é o movimento das empresas para agregarem valor aos seus produtos, ou seja, oferecem serviços relacionados a eles, com outras palavras, a empresa passa a fornecer soluções produto-serviço em vez de vender exclusivamente aquele produto. Assim, o estudo busca organizar e esquematizar quais os aspectos a serem considerados na avaliação do nível de aglutinação de serviços na indústria, cujo detalhamento é construído através de dimensões, atributos e variáveis analíticas.

Consequentemente, exige cada vez mais das indústrias uma produção alinhada com as necessidades complexas dos usuários de seus produtos.

Verificou-se também no estudo realizado pelos Autores que a estrutura organizacional orientada para produtos precisa de adaptações para empresas industriais que buscam desenvolver uma nova proposta de valor baseada em serviços e relacionamentos, isto requer novas formas de organização e estruturas de cadeia para o fornecimento de serviços. O estudo justamente explora as formas e configurações globais da cadeia de fornecimento de serviços para as empresas manufatureiras voltadas a servitização e apresentam quatro abordagens de serviços globais que representam os padrões existentes: Kucza e Gebauer (2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com