TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Promessa de Imagens da Organização

Por:   •  19/6/2021  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Livro: Imagens das Organização

Autor: Gareth Morgan

Capítulo 1: A Promessa de Imagens da Organização

Aluna: Danyelle Souza – 22052227 – T:4

Resenha:

 Inicia-se o capítulo fazendo uma breve introdução do que iremos encontrar ao longo da jornada de formação de um bom administrador, dando uma visão geral das perspectivas e estratégias para entender como funciona uma Organização. O autor evidencia a forma como as organizações são múltiplas e heterogêneas, que elas são difíceis de administrar – principalmente na atualidade -  por modificarem–se rapidamente  nesse ambiente de constante transformação social e econômico, e por isso, devemos estar sempre preparados para reconhecer as melhores oportunidades para o desenvolvimento da corporação.

Em seguida o autor começa a explicação sobre o que é uma metáfora, nos mostrando conceito, distorções, pequenas comparações e interpretações  sobre a forma como ela é compreendida no nosso dia a dia. Essa apresentação é de extrema importância porque ela vai nos auxiliar na compreensão sobre o poder que ela possui  no entendimento dos desafios que teremos que ver, entender e modificar ao longo das diversas situações que iremos descobrir ao ter que organizar e administrar uma Organização.

Gareth Morgan ainda reforça que existem várias formas de uso das metáforas e, portanto, em relação com uma organização irá nos dá diferentes pontos de vistas na forma como observamos as limitações e como iremos superá-las. Essa base vai ser fundamental para analisar possíveis criações e  inovações no sistema organizacional. Ainda se falando de metáfora e organização, Morgan frisa que, a corporação será entendida e descrita de acordo com a perspectiva em que é abordada, mas, nem sempre será entedida, pois, algumas teorias podem se revelar fracas e irrelevantes.

Essa ideia pode criar frustração e desilusão, porém, o administrador tem que está apto a observar as oscilações nas teorias e assim evoluir e  agir quando uma situação de extrema  complexidade se mostrar na realidade. E,   como descrito no livro, não podendo seguir uma única teoria correta, porque poderia bloquear e limitar a sua capacidade de aprendizado, impossiblitando-o de adotar diversas perspectivas diferentes que constituem o processo de evolução e não percebendo o seu ambiente interno e externo.

Por último, Morgan faz um pequeno resumo de como as metáforas  sobre o ambiente organizacional são trabalhadas e exploradas ao longo dos outros capítulos. Finaliza dando conselhos sobre como o livro é uma jornada, pois, não é pequeno e para entender é crucial  leitura de todos os capítulos, e, acima de tudo uma rigorosa reflexão e atenção, uma vez que, desafiará o modo de pensar, assim desenvolvendo a competência necessária de todos os administradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com