TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo Chamem o Chef

Por:   •  4/5/2016  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE VACARIA

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS

ACADÊMICOS: Chariel, Daniel, Gabriel, Juliana e Williann

RESENHA SOBRE O ARTIGO:

Chamem o Chef! O principal Recurso Estratégico dos Restaurantes Gastronômicos: Estudo de Multicasos na America Latina

O artigo se desenvolve com o objetivo de analisar como o recurso humano chef de cozinha pode gerar vantagem competitiva sustentável para restaurantes da América Latina.

Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os chefs de cozinha de três restaurantes sendo dois brasileiros e um peruano. Também foram feitas análises de documentos.

O artigo fala sobre RBV (Resource Based View) ou Visão Baseada em Recurso. O qual visa um aumento de empresas capazes de ter desempenho superior se possuírem recursos raros, valiosos de difícil imitação e se forem capazes de explorar esses recursos. Como ponto negativo podemos citar a diminuição de literaturas generalistas e o fato do RBV não considerar o contexto e a indústria, assim como, não determinar  tempo e a causa do valor de um recurso.

Outra definição abordada é o Recurso Potencialmente Valioso o qual busca explorar as oportunidades e protege-se das ameaças. Deve ser raro, impossível de imitar e não deve existir equivalente para o mesmo.

Falando em recurso no artigo encontramos uma definição simples para essa palavra. Recurso são todos os participantes do processo produtivo eles podem ser tangíveis ou intangíveis. Os recursos tangíveis são divididos em físicos (plantas, equipamentos, móveis, etc.) e financeiros. Já os recursos intangíveis são separados em humanos (colaboradores, experiência), organizacionais (cultura, reputação) e relacionais. É considerado recurso raro aquele que é escasso entre os concorrentes atuais e potenciais ou que são específicos da empresa.

Neste estudo são abordados dois tipos de chefs, os pesquisadores e os administradores. O chef pesquisador é aquele que cria novos produtos, novas receitas, faz analise e testes com alimentos. O chef administrador é aquele que possui os conhecimentos administrativos, faz o planejamento estratégico e tem habilidades comerciais.

Dentro de um restaurante ou de qualquer organização temos uma cultura organizacional, que pode ser definido como um conjunto de valores que determinados membros compartilham dentro de uma organização e que possibilita a esta ser diferente.

O chef de cozinha ideal deve agregar de forma positiva a cultura organizacional da empresa, ampliar e administrar sua rede de relacionamentos, ter uma boa reputação, ser inovador, administrar de forma positiva os recursos financeiros da organização assim como também os físicos. Resumidamente o chef de cozinha ideal seria uma mistura dos dois perfis citados anteriormente. A união do chef administrador com o pesquisador resultaria no chef ideal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com